RB Leipzig ou Atlético Madrid, qual deles avançará às semifinais da Champions League? A resposta para esta pergunta será dada na tarde desta quinta-feira (13), visto que alemães e espanhóis se enfrentarão a partir das 16:00 (de Brasília) no estádio José Alvalade, em Lisboa.
RB Leipzig
O RB Leipzig desembarcou extremamente motivado na capital portuguesa, afinal, os Touros Vermelhos jamais haviam chegado nas quartas de final da Champions League, o que significa que eles já estão entre os oito melhores clubes do Velho Continente na atualidade. Entretanto, a ausência de Timo Werner, que transferiu-se ao Chelsea e por isso não poderá mais disputar o torneio continental, certamente não agradou o treinador Julian Nagelsmann, sobretudo porque estamos nos referindo ao artilheiro da equipe na temporada com 28 gols em 34 jogos.
Apesar do RB Leipzig não ter erguido nenhum caneco na temporada, o time do leste da Alemanha não decepcionou, tanto é, que os Touros Vermelhos ficaram na terceira posição da Bundesliga, somente três pontos atrás do vice-colocado Borussia Dortmund.
O departamento médico do RB Leipzig vetou a presença do zagueiro Ibrahima Konaté, em decorrência de uma contusão.
O atacante Yussuf Poulsen não tem a presença confirmada no jogo desta quinta-feira, devido a uma lesão no tornozelo. O dinamarquês é a principal alternativa de Julian Nagelsmann para ocupar a vaga deixada por Timo Werner.
Atlético Madrid
O sonho do Atlético Madrid em erguer a orelhuda continua vivo nesta temporada, e tudo graças ao épico triunfo dos colchoneros sobre o Liverpool nas oitavas de final. Depois de vencer o jogo de ida pelo placar mínimo, os comandados de Diego Simeone encararam uma verdadeira batalha em Anfield para avançar de fase na Champions League. Não à toa, os rojiblancos garantiram a sua classificação apenas na prorrogação da partida. No entanto, os fantasmas dos seguidos fracassos do Atleti no torneio europeu ainda assombram tanto o clube quanto Cholo Simeone, que precisarão superar este enorme obstáculo para, enfim, soltarem o grito de campeão. Aliás, caso queira saber mais detalhes sobre a sina do técnico argentino na competição, acesse o link abaixo: https://www.soccerblog.com.br/2020/08/04/o-trauma-de-diego-simeone/
Diagnosticados com coronavírus no último final da semana, os jogadores Sime Vrsaljko e Ángel Correa estão fora de combate. Contudo, Diego Simeone ainda teve sorte por mais jogadores do elenco não estarem contaminados.
Artilheiro do Atlético Madrid na temporada com 16 gols , sendo três pela Champions League , o atacante Álvaro Morata começará o duelo desta quinta-feira no banco de reservas.
Você sabia?
O registro histórico do confronto aponta que RB Leipzig e Atlético Madrid jamais se enfrentaram anteriormente, portanto, este será o primeiro embate entre os terceiros colocados de suas respectivas ligas.
Esta é apenas a segunda participação do RB Leipzig na Champions League, lembrando que na temporada passada, o time alemão foi eliminado na fase de grupos da competição. Já o Atlético Madrid, venceu as últimas oito eliminatórias contra times alemães em torneios organizados pela UEFA – não é desclassificado desde o revés sobre o Dínamo Dresden na edição 1979/80 da Copa da UEFA.
Curiosamente, desde que o treinador Diego Simeone assumiu o comando técnico do Atlético de Madrid, o time nunca foi eliminado da fase mata-mata da Champions League por um adversário que não contasse com Cristiano Ronaldo. Ao longo deste período, os colchoneros caíram quatro vezes diante do Real Madrid (2014, 2015, 2016 e 2017) e uma frente à Juventus (2019), ou seja, equipes que atuavam com o craque português.
O Atlético Madrid disputará as quartas de final da Champions League pela décima vez na história. Os espanhóis avançaram de fase em três das últimas quatro participações neste estágio do torneio.
Escalações
RB Leipzig (3-4-2-1): Gulacsi; Klostermann, Upamecano e Halstenberg; Mukiele, Laimer, Sabitzer e Angeliño; Nkunku e Olmo; Schick. Técnico: Julian Nagelsmann.
Atlético Madrid (4-4-2): Oblak; Trippier, Savic, Giménez e Renan Lodi; Llorente, Partey, Saúl e Koke; João Félix e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.
Previsão
Não restam dúvidas de que aspectos como o peso da camisa e a tradição, influenciam – e muito – no resultado de partidas decisivas. Por este motivo, o Atlético Madrid é o favorito à vitória no estádio José Alvalade, afinal, os colchoneros disputarão as quartas de final da Champions League pela quinta vez nas últimas sete temporadas, logo, fica evidente que eles estão acostumados a encarar grandes jogos, ao contrário do novato RB Leipzig, clube fundado há 11 anos e que está apenas estreando na fase mata-mata do torneio.
Já dentro das quatro linhas, esperamos um duelo tático interessantíssimo, até porque as duas equipes têm como pontos fortes as suas defesas. Todavia, a excelente fase do Atleti – invicto há exatos 11 compromissos – aliada à falta de ritmo dos Touros Vermelhos – não jogam desde o dia 27 de junho -, nos fazem crer que os espanhóis serão um dos semifinalistas da atual edição da Champions League.
Palpite: Atlético Madrid 1 x 0 RB Leipzig.