Galatasaray x Fenerbahce

Istambul vai parar na tarde deste domingo (27), afinal, os eternos rivais Galatasaray e Fenerbahce estarão frente a frente pela primeira vez na temporada 2020/21. O Derbí Intercontinental começa a partir das 13:00 (horário de Brasília) no estádio Turk Telecom.

Galatasaray

O Galatasaray iniciou bem a sua caminhada na temporada 2020/21, haja vista as quatro vitórias conquistadas pelos Leões nos quatro jogos disputados por eles no período, sendo dois válidos pela SuperLig e outros dois pela fase prévia da Europa League, o que os mantém com 100% de aproveitamento até aqui. Aliás, é importante salientar que na rodada passada do campeonato, os comandados de Fatih Terim derrotaram nada mais nada menos do que o Basaksehir, isto é, o atual campeão turco, e detalhe, atuando fora de seus domínios.
Consequentemente, o Galatasaray já assumiu o primeiro posto na tabela da SuperLig ao lado do Alanyaspor, ambos com 6 pontos ganhos. Entretanto, os Leões lideram a competição nos critérios de desempate, por conta dos cinco gols marcados nestas duas primeiras rodadas.
O departamento médico do Galatasaray vetou a presença dos atletas Fernando Muslera, Emre Akbaba e Marcelo Saracchi, em virtude de suas respectivas lesões.

Fenerbahce

Sétimo colocado na edição anterior da SuperLig, o Fenerbahce passou por um enorme processo de reformulação assim que a temporada 2019/20 terminou. Não à toa, 18 atletas que integravam o elenco dos Canários Amarelos naquela oportunidade, deixaram o clube, à medida que 13 novos jogadores chegaram ao Sukru Saraçoglu. Dentre os principais reforços contratados pelo Fener, podemos destacar os zagueiros Marcel Tisserand e Mauricio Lemos, o rodado meia José Sosa, e o atacante Enner Valencia. Além deles, o novato treinador Erol Bulut também assumiu o comando técnico da equipe.
Contudo, os pupilos de Erol Bulut ainda não convenceram dentro de campo. Apesar da invencibilidade na SuperLig, eles precisaram suar a camisa para derrotar o modesto o Rizespor por 2 a 1 na rodada inicial do campeonato, enquanto no compromisso seguinte, o Fenerbahce tropeçou diante do recém-promovido Hatayspor, ao empate por 0 a 0 em pleno Sukru Saraçoglu.

Dados Estatísticos

O registro histórico do Dérbi Intercontinental, aponta que o clássico foi disputado o montante de 135 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Fenerbahce, que soma 51 vitórias mediante 39 triunfos do Galatasaray, ao passo que o empate prevaleceu em outras 45 oportunidades.
O encontro mais recente entre os dois rivais turcos, ocorreu em fevereiro deste ano no estádio Sukru Saraçoglu, pela 23ª da edição anterior da SuperLig. Na ocasião, o Galatasaray bateu o Fenerbahce por 3 a 1. A propósito, os Leões estão invictos frente os Canários Amarelos há exatos seis clássicos (5 empates e uma vitória). Para se ter uma ideia, a última vitória do Fener no Dérbi Intercontinental deu-se apenas em abril de 2017, quando eles venceram pelo placar mínimo.
Vale ressaltar ainda, que este será o décimo confronto pessoal envolvendo os treinadores Fatih Terim e Erol Bulut, lembrando que o técnico do Galatasaray coleciona cinco vitórias contra três do comandante do Fenerbahce (1 empate).

Escalações

Galatasaray (4-1-4-1): Ozturk; Elabdellaoui, Luyindama, Marcão e Linnes; Antalyali; Feghouli, Arda Turan, Belhanda e Kilink; Falcão García. Técnico: Fatih Terim.

Fenerbahce (4-2-3-1): Bayindir; Gonul, Mauricio Lemos, Zanka e Erkin; Tufan e Luiz Gustavo; Thiam, Yandas e Kadioglu; Enner Valencia. Técnico: Erol Bulut.

Previsão

O Dérbi Intercontinental é, certamente, um dos clássicos de maior rivalidade do futebol mundial, sobretudo porque a rixa existente entre Galatasaray e Fenerbahce transcende a esfera esportiva. Por este motivo, ainda que não tenhamos a presença de público, é esperado um duelo pra lá de intenso no estádio Turk Telecom.
Embora a temporada esteja somente começando na Turquia, já é possível afirmar que o Galatasaray atravessa uma ótima fase, tanto é, que a vitória frente os atuais campeões nacionais na semana passada, deixou os Leões na liderança da Superlig.
Do outro lado, o Fenerbahce passa por um complicado processo de reformulação com o técnico Erol Bulut tentando implantar a sua filosofia de jogo na equipe. E é justamente a falta de entrosamento que vem atrapalhando os Canários Amarelos dentro de campo, em especial no setor de criação do time. Diante de todo este cenário, o Fener sairia no lucro caso a partida terminasse com o empate no placar.
Palpite: Galatasaray 3 x 0 Fenerbahce.

Deixar um comentário

Menu