Atalanta x Ajax

O estádio Atleti Azzurri d’Italia será o palco do duelo desta terça-feira (27) entre Atalanta x Ajax, válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League 2020/21. O confronto envolvendo italianos e holandeses começa a partir das 17:00 (de Brasília).

Atalanta

A Atalanta iniciou bem a sua segunda participação seguida na Champions League, afinal, a Dea fez uma longa viagem até a Noruega para encarar o Midtjylland, e regressou com um excelente triunfo por 4 a 0 na bagagem, resultado este, que garantiu a liderança do grupo D ao conjunto bergamasco, devido ao saldo de gols.
Em contrapartida, se a Atalanta vive um bom momento no torneio continental, o mesmo não podemos dizer em relação ao Calcio, pois com as derrotas sofridas diante de Napoli (4 a 1) e Sampdoria (3 a 1) nas duas rodadas anteriores da Serie A, os pupilos de Gian Piero Gasperini permaneceram com 9 pontos no campeonato, e consequentemente, despencaram para a sétima posição da tabela.
O departamento médico da Dea vetou a presença dos atletas Pierluigi Gollini e Mattia Caldara, em virtude de suas respectivas lesões.

Ajax

Do outro lado, o Ajax desembarca em Bergamo com a confiança totalmente em alta, e tudo em função da sonora goleada por 13 a 0 aplicada sobre o modesto VVV-Venlo, lembrando que a equipe de Amsterdam atuou fora de seus domínios. A propósito, este passou a ser o maior placar da história da Eredivisie, que anteriormente tinha o próprio Godenzonen como recordista – 12 a 1 sobre o  sobre o Vitesse em 1972. Com esta vitória, os pupilos de Erik ten Hag mantiveram-se na liderança do campeonato com 15 pontos em 6 jogos, além de um incrível saldo de 21 gols.
No entanto, a estreia do Ajax na Champions League não atendeu as expectativas, visto que o time caiu diante do Liverpool pelo placar mínimo na Johan Cruijff Arena, sendo esta, a segunda derrota dos holandeses na temporada 2020/21 – já haviam perdido do Groningen por 1 a 0.
O jovem atacante Mohammed Kudus está fora de combate, em decorrência de uma contusão no menisco do joelho direito sofrida na partida contra o Liverpool.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que este será o primeiro encontro entre Atalanta e Ajax ao longo da história.
A Atalanta é dona de um ótimo retrospecto jogando como mandante em torneios europeus. Para se ter uma ideia, o revés sofrido pela Dea frente o Shakhtar Donetsk por 2 a 1 pela 2ª rodada da fase de grupos da edição anterior da Champions League, foi a única sofrida pela equipe nos últimos 16 jogos atuando em casa por competições internacionais. Por outro lado, o Ajax está invicto há exatas nove partidas como visitante pela Champions League, somando seis vitórias e três empates neste período.
Vale ressaltar ainda, que a Atalanta chegou nas quartas-de-final da Champions League 2019/20, a primeira disputada pelos italianos. Na ocasião, eles perderam do PSG por 2 a 1. Já o Ajax, está presente na fase de grupos do torneio pela terceira vez consecutiva, porém os holandeses só avançaram aos mata-matas em uma única oportunidade nas últimas sete participações na competição – quando foram semifinalistas na temporada 2018/19.

Escalações

Atalanta (3-4-1-2): Sportiello; Rafael Toloi, Palomino e Djimsiti; Hateboer, de Roon, Freuler e Gosens; Malinovskyi e Papu Gómez; Zapata. Técnico: Gian Piero Gasperini.

Ajax (4-3-3): Onana; Mazraoui, Schuurs, Martínez e Tagliafico; Klaassen, Blind e Gravenberch; Promes, Tadic e Traore. Técnico: Erik ten Hag.

Previsão

Podemos esperar um duelo pra lá de agitado na tarde desta terça-feira em Bergamo, sobretudo por conta do futebol extremamente ofensivo praticado por Atalanta e Ajax. Aliás, se esta fosse uma luta de boxe, teríamos uma chuva de trocações de ambos os lados no ringue.
Se considerarmos o peso da camisa e a tradição dos dois clubes, obviamente apontaríamos o Ajax como franco favorito à vitória, haja vista os quatro canecos europeus conquistados pelos holandeses. Entretanto, ainda que esses critérios sejam relevantes para confrontos da Champions League, seria um tremendo equívoco descartar a possibilidade de um triunfo da Atalanta, que sob a batuta de Gian Piero Gasperini, já provou ter condições de encarar qualquer gigante do Velho Continente de igual pra igual.
Diante de todo este cenário, tudo indica que o empate prevalecerá no Atleti Azzurri d’Italia.
Palpite: Atalanta 3 x 3 Ajax

Deixar um comentário

Menu