Para manter vivo o sonho de avançar à fase mata-mata da Champions League, o PSG não pode nem sonhar em perder pontos na partida desta terça-feira (24) diante do RB Leipzig. A peleja entre franceses e alemães começa a partir das 17:00 (de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes.
PSG
Catastrófico! Assim Thomas Tuchel definiu o segundo tempo dos parisienses frente o Monaco na última sexta-feira. Apesar de ter aberto uma ótima vantagem de 2 a 0 nos primeiros quarenta e cinco minutos da partida contra os monegascos, o PSG conseguiu a façanha de sofrer três tentos na etapa final do jogo, e regressou do principado com um duríssimo revés por 3 a 2 na bagagem, lembrando que os tricampeões franceses acumulavam oito vitórias seguidas pela Ligue 1. Ainda assim, eles continuam firme na liderança do campeonato, porém a vantagem em relação ao vice-colocado, Lille, caiu para dois pontos.
Em contrapartida, a situação do PSG na Champions League não é boa, uma vez que o esquadrão de Thomas Tuchel ocupa a terceira posição no grupo H com 3 pontos em três jogos. Logo, a equipe francesa não tem mais o direito de tropeçar no torneio.
O departamento médico parisiense vetou a presença dos lesionados Thilo Kehrer, Juan Bernat, Julian Draxler e Mauro Icardi, enquanto Presnel Kimpembe e Idrissa Gueye cumprirão suspensão.
A vitória sobre o Istambul Basaksehir (2 a 0) foi a única conquistada pelo PSG na atual edição da Champions League.
RB Leipzig
Do outro lado, o RB Leipzig desembarca na capital francesa com a moral abalada, afinal, os Touros Vermelhos apenas empataram em 1 a 1 com o Eintracht Frankfurt na rodada passada da Bundesliga. Com isso, os comandados de Julian Nagelsmann caíram da segunda para a quarta colocação na tabela da competição, perdendo posições para Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, que venceram os seus compromissos no final de semana.
No entanto, a boa campanha na Champions League pode servir de motivação ao RB Leipzig no Parque dos Príncipes, já que o time alemão divide a liderança do grupo H do torneio ao lado do Manchester United, ambos com 6 pontos ganhos. Ou seja, graças aos triunfos sobre Istambul Basaksehir (2 a 0) e o próprio PSG (2 a 1), respectivamente.
Os jogadores Lukas Klostermann, Nordi Mukiele, Marcel Halstenberg e Konrad Laimer estão todos fora de combate, em decorrência de contusões.
Angeliño é o artilheiro do RB Leipzig não apenas na Champions League, como também na temporada 2020/21. O lateral-esquerdo já marcou 5 gols em doze partidas realizadas.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que este será o terceiro encontro entre PSG e RB Leipzig, sendo que os dois anteriores aconteceram este ano e foram válidos pela Champions League. A propósito, tanto os franceses quanto os alemães, colecionam uma vitória cada.
Obviamente, o duelo mais emblemático envolvendo os dois clubes ocorreu em agosto, no estádio José Alvalade, pelas semifinais da edição anterior da Champions League. Na ocasião, o PSG bateu o RB Leipzig por 3 a 0, com gols de Marquinhos, Ángel Di María e Juan Bernat, resultado que garantiu a classificação dos parisienses à inédita decisão europeia.
Vale ressaltar, que está é apenas a terceira participação dos Touros Vermelhos na fase de grupos da Champions League, e a quarta em torneios continentais. Isto é, uma ótima marca para um clube fundado em 2009.
Curiosamente, os alemães Thomas Tuchel e Julian Nagelsmann se enfrentaram somente três vezes ao longo da história. No geral, cada um contabiliza uma vitória, ao passo que o outro embate terminou empatado.
A carreira de Julian Nagelsmann terminou devido a uma lesão no joelho em 2008, quando ele era jogador da equipe B do Augsburg, na época comandada por Thomas Tuchel.
Escalações
PSG (4-3-3): Navas; Florenzi, Diallo, Marquinhos e Bakker; Pereira, Paredes e Rafinha; Di María, Mbappé e Neymar. Técnico: Thomas Tuchel.
RB Leipzig (3-4-2-1): Gulacsi; Orban, Upamecano e Konate; Henrichs, Haidara, Nkunku e Angeliño; Sabitzer e Forsberg; Poulsen. Técnico: Julian Nagelsmann.
Previsão
A reedição das semifinais da edição passada da Champions League nos promete fortes emoções na tarde desta terça-feira, sobretudo porque este duelo pode definir os rumos de PSG e RB Leipzig no torneio.
Como não poderia deixar de ser, o Paris Saint-Germain é o favorito à vitória no Parque dos Príncipes. A começar por conta da enorme qualidade técnica do time francês, que embora desfalcado continua fortíssimo. Ademais, a ótima performance dos parisienses atuando como mandantes também é outro fator que deve ser considerado, tendo em vista que eles perderam somente quatro dos últimos 56 jogos em seus domínios na competição.
Enquanto isso, o RB Leipzig tentará repetir o feito de vinte dias atrás, quando eles derrotaram o PSG por 2 a 1 na Red Bull Arena. Mas para isso, os Touros Vermelhos terão de fazer uma partida perfeita, especialmente na defesa, pois só assim uma equipe é capaz segurar o ímpeto do poderoso trio formado por Ángel Di María, Neymar e Kylian Mbappé.
Palpite: PSG 2 x 0 RB Leipzig.