O North London Derby, tradicional clássico entre Tottenham x Arsenal, agitará a 11ª rodada da Premier League 2020/21 na tarde desde domingo (06), lembrando que o confronto começa a partir das 13:30 (horário de Brasília) no Tottenham Stadium.
Tottenham
Após longos anos buscando a hegemonia no futebol inglês, enfim os Spurs figuram entre os principais favoritos ao título da Premier League, e tudo em função do excelente trabalho realizado pelo técnico José Mourinho, que historicamente apresenta ótimos desempenhos em segundas temporadas à frente de suas respectivas equipes. Aliás, caso queira saber mais sobre a fase deslumbrante do Tottenham, de Mourinho, acesse: https://www.soccerblog.com.br/2020/11/25/quebrando-paradigmas/
Líder da Premier League ao lado do Liverpool, ambos com 21 pontos em 10 jogos, o Tottenham supera os atuais campeões ingleses nos critérios de desempate. Vale ressaltar, que os Spurs são donos da melhor defesa do campeonato com apenas 9 tentos sofridos, sendo a única equipe com menos de dois dígitos neste quesito.
Os jogadores Toby Alderweireld e Erik Lamela estão fora de combate, em decorrência de lesões.
O Tottenham não liderava a Premier League desde o dia 24 de agosto de 2014, isto é, a mais de seis anos.
Arsenal
Enquanto isso, o Arsenal chega extremamente pressionado para encarar o primeiro North London Derby da temporada, afinal, os Gunners não vencem há exatos três compromissos pela Premier League, colecionando duas derrotas e um empate neste período, sendo que eles caíram diante do Wolverhampton por 2 a 1, em pleno Emirates Stadium, na rodada passada da competição. A propósito, recentemente publicamos um artigo sobre o atual momento dos comandados de Mikel Arteta. Se tiver interesse, acesse: https://www.soccerblog.com.br/2020/12/01/um-ano-apos-demitir-unai-emery-arsenal-segue-decepcionando/
Consequentemente, o Arsenal despencou para a 14ª posição na tabela da Premier League com 13 pontos ganhos, contabilizando 4 vitórias, 1 empate e cinco derrotas no campeonato, obtendo 43,3% de aproveitamento através desta péssima campanha.
O departamento médico dos Gunners vetou a presenta dos brasileiros David Luiz e Gabriel Martinelli, em virtude de suas respectivas lesões, à medida que o atacante Nicolas Pépé cumprirá suspensão.
Este é o pior início de temporada do Arsenal desde 1981/82. Os Gunners venceram somente um dos últimos seis jogos realizados pela Premier League.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 187 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Arsenal, que soma 77 vitórias mediante 59 triunfos do Tottenham, ao passo que o empate prevaleceu em outras 51 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais do norte de Londres ocorreu em julho deste ano no próprio Tottenham Stadium, em jogo válido pela 35ª rodada da edição anterior da Premier League. Na ocasião, o Tottenham bateu o Arsenal por 2 a 1.
Ademais, é importante salientar que os Gunners não derrotam os Spurs jogando como mandantes pela liga inglesa desde março de 2014, quando eles ganharam o clássico pelo placar mínimo graças ao gol salvador do já aposentado, Tomas Rosicky. De lá para cá, foram quatro vitórias do Tottenham e dois empates.
Curiosamente, as equipes dirigidas por treinador José Mourinho venceram TODAS as dez partidas disputadas contra o Arsenal atuando em seus domínios.
Harry Kane já marcou 10 gols contra o Arsenal no decorrer da carreira. Se ele balançar as redes novamente, ele será o maior artilheiro da história do North London Derby.
Escalações
Tottenham (4-2-3-1): Lloris; Aurier, Alderweireld, Eric Dier e Reguilón; Sissoko e Hojbjerg; Son, Ndombele e Bergwijn; Harry Kane. Técnico: José Mourinho.
Arsenal (4-2-3-1): Leno; Bellerín, Holding, Gabriel Magalhães e Tierney; Dani Ceballos e Xhaka; Willian, Lacazette e Saka; Aubameyang. Técnico: Mikel Arteta.
Previsão
O primeiro North London Derby da temporada 2020/21 promete ser agitado tanto dentro quanto fora das quatro linhas. A começar em razão da rivalidade histórica que envolve os dois vizinhos londrinos. Além disso, o Tottenham pretende manter-se na liderança da Premier League, enquanto o Arsenal precisa urgentemente dos três para não flertar com a zona do rebaixamento. Por fim, o clássico marcará o retorno do público aos estádios na Terra da Rainha após praticamente nove meses – apenas 2000 torcedores poderão acompanhar a partida no Tottenham Stadium.
Como não poderia deixar de ser, os Spurs são os principais favoritos à vitória na tarde deste domingo, haja vista a ótima fase do time líder, e detentor da melhor defesa da Premier League. E para piorar ainda mais a situação, os Gunners estão bastante pressionados, especialmente o técnico Mikel Arteta, que no caso de uma derrota, corre sérios riscos de ser demitido, sobretudo porque estamos nos referindo a um revés no clássico diante de seu maior rival.
Palpite: Tottenham 2 x 0 Arsenal.