A eliminação do River Plate diante do Palmeiras nas semifinais da Copa Libertadores de 2020, pode significar o fim de uma das gerações mais vencedoras do time argentino, a começar pela provável saída do técnico Marcelo Gallardo.
O embate entre River Plate x Palmeiras ficará marcado eternamente na história da Copa Libertadores, afinal, emoção foi o que não faltou nas duas partidas das semifinais do torneio. Devido ao revés por 3 a 0 em Avellaneda, os Milionários tinham pela frente a dificílima tarefa de derrotar os brasileiros por três gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis no jogo de volta, e detalhe, sem sofrer nenhum tento. Por esta razão, de nada adiantou o triunfo por 2 a 0 dos pupilos de Marcelo Gallardo, que no final das contas, regressaram à capital argentina desclassificados.
Apesar da eliminação, o River Plate saiu de cabeça erguida, haja vista a grande partida realizada pelos argentinos no Allianz Parque. Aliás, se não fossem as TRÊS intervenções do VAR provavelmente o resultado seria outro, embora todas as decisões tomadas pelo árbitro de vídeo tenham sido corretas. Para se ter uma ideia, os Milionários obtiveram 66% de posse de bola, mediante 34% dos palmeirenses, enquanto os visitantes finalizaram o montante de 23 vezes ao longo do jogo, sendo 11 na meta de Weverton, contra seis arremates do Palmeiras, porém NENHUM no gol de Franco Armani.
No entanto, os números apenas demonstram o excelente trabalho desenvolvido por Marcelo Gallardo desde a sua chegada à Núñez, em 2014. Sob a batuta do treinador de 44 anos de idade, o River Plate resgatou totalmente a sua identidade ao dar ênfase na integração de jovens formados nas categorias de base para construir um time vencedor. A propósito, confira abaixo o montante de títulos conquistados pelos Milionários neste período:
- Copa Libertadores (2015 e 2018)
- Recopa Sul-Americana (2015, 2016 e 2019)
- Copa Sul-Americana (2014)
- Copa da Argentina (2015/16, 2016/17 e 2018/19)
- Copa Suruga Bank (2015)
- Supercopa da Argentina (2017)
O Campeonato Argentino e o Mundial de Clubes são os únicos títulos que Marcelo Gallardo ainda não conquistou à frente do River Plate.
Acontece, que o sucesso de Marcelo Gallardo à frente do River Plate acabou criando uma enorme dependência da equipe em relação ao treinador. E é justamente isso que preocupa os torcedores colorados, tendo em vista que a permanência de Gallardo é incerta em Núñez após a queda nas semifinais da Copa Libertadores. Contudo, El Muñeco realizará uma análise sobre o desempenho dos Milionários no final da temporada para definir a sua situação, lembrando que o seu contrato junto ao clube se encerrará em dezembro deste ano.
E como já era esperado, Marcelo Gallardo vem recebendo uma série de sondagens de diversos clubes sul-americanos e europeus, porém é fato que em nenhum outro ele terá a autonomia que tem no River Plate, e isso certamente deverá pesar em sua decisão de continuar – ou não – em Núñez. Ainda que os Milionários não tenham erguido nenhum caneco em 2020, é importante salientar que a pandemia abalou a saúde financeira do clube. Não à toa, Lucas Martínez Quarta, Ignacio Scocco e Juan Fernando Quintero foram todos negociados no decorrer da temporada para aliviar a crise econômica.
Por fim, os jovens Gonzalo Montiel, Jorge Carrascal, Nicolás De La Cruz e Rafael Santos Borré, têm em mãos propostas do Velho Continente, o que significa que eles dificilmente ficarão no clube argentino. Além deles, os veteranos Javier Pinola, Leonardo Ponzio e Enzo Pérez ainda não definiram se irão renovar os seus respectivos contratos, ao contrário do meia Nacho Fernández, que já manifestou o desejo de atuar no exterior. Deste modo, a partida contra o Palmeiras pode ter sido o fim do ciclo de uma das gerações mais vitoriosas da história do River Plate A ver!
1 Comentário
River freguês do Flamengo e Galhardo freguês do Jorge Jesus