Lazio x Roma

A capital italiana vai parar na tarde desta sexta-feira (15), afinal, o clássico entre Lazio x Roma abrirá a 18ª rodada da Serie A 2020/21. O Derby della Capitale começa a partir das 16:45 (horário de Brasília), no estádio Olímpico.

Lazio

Apesar da campanha irregular da Lazio no Calcio, os biancocelestis iniciaram 2021 com a corda toda, tanto é, que eles permanecem invictos no ano devido ao empate frente o Genoa (1 a 1), além dos triunfos diante de Fiorentina (2 a 1) e Parma (2 a 0) nas duas rodadas anteriores do campeonato. Contudo, os comandados de Simone Inzaghi continuam na oitava posição da Serie A com 28 pontos, ou seja, a cinco de distância em relação ao G-4.
No entanto, os que têm a fé mais fervorosa acreditam que a visita feita pelo presidente Claudio Lotito e pelo atacante Ciro Imobille ao Papa Francisco na semana passada para abençoar o 121º aniversário da Lazio, renovará a energia dos biancocelestis, e consequentemente, os ajudará em sua caminhada no restante da temporada.
Os jogadores Thomas Strakosha e Mohamed Fares estão fora de combate, em decorrência de suas respectivas contusões.

Roma

Do outro lado, a Roma chega confiante para encarar o primeiro Derby Della Capitale da temporada em função do empate diante da Inter de Milão no último domingo. Apesar do resultado não ter sido positivo, ele teve sabor de vitória aos giallorossis, que perdiam por 2 a 1 até os 41 minutos da segunda etapa, mas graças ao tento salvador do zagueiro Gianluca Mancini, os pupilos de Paulo Fonseca conseguiram sair do estádio Olímpico somando um ponto a mais na tabela.
Com isso, a Roma manteve-se na terceira posição da Serie A com 34 pontos, contabilizando 10 vitórias, 4 empates e três derrotas, em 17 partidas disputadas, obtendo 66,7% de aproveitamento através desta ótima campanha.
O departamento médico giallorossi vetou a presença dos contundidos Antonio Mirante, Federico Fazio e Nicolò Zaniolo. Em contrapartida, o experiente meia-atacante Pedro, está totalmente recuperado de uma lesão muscular, e enfim poderá estrear nos gramados em 2021.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que Lazio e Roma já se enfrentaram o montante de 167 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é dos giallorossis, que somam 61 vitórias mediante 44 triunfos dos biancocelestis, ao passo que o empate prevaleceu em outras 62 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os rivais romanos ocorreu em janeiro do ano passado no estádio Olímpico. Na ocasião, ambos empataram em 1 a 1. A propósito, este também foi o placar do outro duelo realizado entre eles na temporada anterior. Desta maneira, a Lazio permanece invicta diante da Roma há exatos três compromissos – desde setembro de 2018 -, acumulando dois empates e uma vitória neste período.
Curiosamente, o treinador da Roma, Paulo Fonseca, jamais sentiu o gostinho de vencer um Derby della Capitale, à medida que ele também nunca perdeu, já que em dois clássicos disputados sob a batuta do técnico português, os giallorossis obtiveram dois empates.

Escalações

Lazio (3-5-2): Pepe Reina; Felipe, Radu e Acerbi; Lazzari, Milinkovic-Savic, Lucas Leiva, Luis Alberto e Marusic; Caicedo e Immobile. Técnico: Simone Inzaghi.

Roma (3-4-2-1): Pau Lopez; Ibañez, Smalling e Mancini; Karsdorp, Veretout, Cristante e Spinazzola; Pellegrini e Mkhitaryan; Dzeko. Técnico: Paulo Fonseca.

Previsão

Para os torcedores de Lazio e Roma, o Derby della Capitale não é uma simples partida de futebol, tendo em vista que a rivalidade existente entre os dois times transcende até mesmo as esferas de âmbito esportivo. Por este motivo, o clássico romano é tido como um dos mais emblemáticos do mundo da bola.
Enquanto cinco pontos separam a Lazio do G-4, outros seis distanciam a Roma da liderança do Calcio, o que significa que os três pontos são de suma importância para ambos. E se por um lado o retrospecto recente é mais favorável aos biancocelestis, pelo outro os giallorossis realizam uma campanha melhor no campeonato.
Diante deste cenário, é difícil imaginar outro resultado que não o empate no primeiro Derby della Capitale da temporada 2020/21.
Palpite: Lazio 1 x 1 Roma

Deixar um comentário

Menu