Liverpool x Man.Utd.

O North West Derby, tradicional clássico do futebol inglês entre Liverpool x Manchester United, agitará a 19ª rodada da Premier League na tarde deste domingo (17). O duelo que reunirá o líder e o vice-líder do campeonato, terá início a partir das 13:30 (de Brasília), no estádio Anfield Road.

Liverpool

Depois da memorável campanha do Liverpool na edição passada da Premier League, que culminou com a conquista do título inglês após 30 longos anos, os Reds caíram de rendimento na atual temporada, tanto é, que eles já colecionam duas derrotas antes mesmo do término do primeiro turno da competição. Ou seja, um desempenho abaixo do esperado se compararmos ao campeonato anterior, aquele no qual os pupilos de Jurgen Klopp sofreram apenas três revezes em 38 rodadas.
Pois é, mas apesar da campanha irregular e dos três jogos seguidos sem vitórias na Premier League, o Liverpool segue na vice-posição do torneio com 33 pontos, três a menos em relação ao líder Manchester United, o que significa que um triunfo no North West Derby deixará os Reds no topo da tabela.
Os jogadores Virgil van Dijk, Joe Gomez, Konstantinos Tsimikas e Diogo Jota estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

Manchester United

Enquanto isso, o Manchester United vive um momento que a tempos não se via, afinal, os Red Devils não ocupavam a liderança da Premier League após 17 jogos desde a temporada 2012/13, isto é, quando que eles faturaram o título inglês pela última vez, com o lendário Alex Ferguson à frente da equipe. Ademais, é importante salientar que os comandados de Ole Gunnar Solskjaer permanecem invictos no campeonato desde novembro passado, colecionando 11 partidas de invencibilidade neste período – 9 vitórias e 2 empates. Portanto, não restam dúvidas de que a fase anda pra lá de boa pelos lados do Old Trafford.
Contudo, o Manchester United ainda não é apontado como o principal candidato à conquista da Premier League, considerando que os Red Devils não venceram nenhum compromisso contra os times que compõe o bloco Big Six no torneio.
O departamento médico do Manchester United vetou a presença dos zagueiros Phil Jones e Marcos Rojo, em virtude de contusões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o North West Derby já foi disputado 203 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Manchester United, que soma 80 vitórias mediante 66 triunfos do Liverpool, ao passo que o empate prevaleceu em outras 57 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais do norte da Inglaterra, ocorreu em janeiro do ano passado no próprio estádio Anfield Road. Na ocasião, o Liverpool bateu o Manchester United por 2 a 0, com gols de Virgil van Dijk e Mohamed Salah. Com isso, os Reds estenderam para quatro o número de partidas sem derrotas diante dos Red Devils, acumulando duas vitórias e dois empates desde então.
Curiosamente, o último revés sofrido pelo Manchester United como visitante na Premier League, aconteceu justamente no clássico frente o Liverpool, em Anfield.
Vale ressaltar ainda, que o treinador Ole Gunnar Solksjaer jamais venceu o técnico Jurgen Klopp no decorrer de sua carreira. Em três embates entre eles até aqui, o comandante norueguês obteve dois empates e uma derrota.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson. Alexander-Arnold, Phillips, Fabinho e Robertson; Henderson, Thiago Alcântara e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Manchester United (4-2-3-1): De Gea; Wan-Bissaka, Bailly, Maguire e Luke Shaw; McTominay e Fred; Rashford, Bruno Fernandes e Pogba; Martial. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer.

Previsão

Considerado o clássico mais emblemático do futebol inglês, o North West Derby nos promete grandes doses de emoção na tarde deste domingo, sobretudo porque além da enorme rivalidade existente entre Liverpool e Manchester United, o ganhador do duelo encerrará a 19ª rodada na liderança da Premier League.
Há exatos cinco anos, o Manchester United, na época comandado por Louis van Gaal, conquistava a sua última vitória sobre o Liverpool em Anfield. De lá para cá, os Reds não perderam mais de seu maior rival atuando em seus domínios, registrando 3 vitórias e dois empates em 5 clássicos disputados. Logo, fica evidente o quão difícil é para os Red Devils, invictos há 15 partidas como visitantes na Premier League, vencerem o North West Derby jogando na terra dos Beatles. E desta vez não será diferente, tendo em vista que os atuais campeões ingleses não são derrotados há incríveis 67 jogos como mandantes na competição.
Palpite: Liverpool 2 x 1 Manchester United.


Deixar um comentário

Menu