Barcelona x PSG

A tão aguardada fase mata-mata da Champions League terá o seu início a partir desta terça-feira (16), e logo de cara com o confronto entre Barcelona x PSG no estádio Camp Nou, lembrando que a partida começa às 17:00 (horário de Brasília).

Barcelona

O Barcelona chega motivadíssimo para encarar os atuais vice-campeões europeus, haja vista a sonora goleada por 5 a 1 aplicada pelo Barça sobre o Alavés na rodada passada da LaLiga. Com mais este triunfo, os catalães conquistaram a sua SÉTIMA vitória seguida na competição. Ademais, é importante salientar que os blaugranas perderam somente dois dos últimos 18 jogos disputados, e permanecem invictos há exatos 12 compromissos.
Contudo, apesar do excelente momento, os pupilos de Ronald Koeman encerraram a fase de grupos da Champions League na segunda-colocação do grupo G – atrás da Juventus -, ou seja, a mesma posição que eles ocupam na tabela da LaLiga – estão a cinco pontos de distância em relação ao líder Atlético de Madrid, que soma dois jogos a menos.
O departamento médico barcelonista vetou a presença dos atletas Gerard Piqué, Sergi Roberto, Philippe Coutinho, Ronald Araújo, Ansu Fati e Martin Braithwaite, em virtude de contusões.

PSG

A vitória do PSG diante do Nice por 2 a 1 na abertura da 25ª rodada da Ligue 1, não foi suficiente para que os parisienses retomassem a liderança do campeonato, uma vez que o Lille, primeiro colocado na tabela, contabilizou mais um ponto na competição devido ao empate sem gols frente o Brest.
Entretanto, não é surpresa pra ninguém que o objetivo primordial do Paris Saint-Germain nesta temporada é faturar o caneco da Champions League, e é exatamente por este motivo que o treinador Mauricio Pochettino vem sendo bastante criticado pela torcida, já que ao ter escalado o atacante Neymar para enfrentar o Caen pela 1ª Fase da Copa da França, o técnico argentino assumiu o risco de perder a sua principal peça por conta de uma possível lesão, algo que no final das contas acabou se confirmando, para a fúria dos torcedores parisienses.
Além de Neymar, os jogadores Colin Dagba, Juan Bernat, Ángel Di María e Rafinha, também estão fora de combate em decorrência de suas respectivas contusões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram onze vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Barcelona, que soma cinco vitórias mediante três triunfos do PSG, ao passo que o empate prevaleceu em outras três oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes ocorreu em 2017, pelas oitavas-de-final da edição 2016/17 da Champions League. Na ocasião, o PSG bateu o Barcelona por 4 a 0 no jogo de ida, disputado no estádio Parque dos Príncipes. Em contrapartida, no jogo de volta, realizado no Camp Nou, os catalães golearam os parisienses por 6 a 1, vencendo o duelo por 6 a 5 no placar agregado. Assim, o Barça tornou-se o primeiro clube na história do torneio a reverter uma desvantagem de quatro gols.
Curiosamente, o Barcelona não é eliminado nas oitavas-de-final da Champions League desde a queda diante do Liverpool em 2006/07, à medida que o PSG avançou a este estágio da competição pela nona temporada seguida, igualando assim, o recorde do Lyon entre 2003-04 e 2011-12 – o único time francês que detinha este recorde.

Escalações

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Dest, Umtiti, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, de Jong e Pedri; Dembélé, Lionel Messi e Griezmann. Técnico: Ronald Koeman.

PSG (4-2-3-1): Navas; Florenzi, Marquinhos, Kimpembe e Kurzawa; Gueye e Paredes; Kean, Draxler e Mbappé; Icardi. Técnico: Mauricio Pochettino.

Previsão

Chegou a hora de separar os homens dos meninos, afinal, é na fase mata-mata que o bicho começa a pegar pra valer na Champions League. E por ironia do destino, Barcelona e PSG estarão novamente frente a frente no Camp Nou após quase quatro anos do duelo mais emblemático disputado entre eles.
No entanto, muitas coisas mudaram desde aquele histórico confronto, tanto é, que os parisienses são os favoritos à avançar de fase na atual edição da competição. Além disso, Neymar, na época atleta do Barcelona, hoje defende as cores do PSG, enquanto Lionel Messi está prestes a seguir os mesmos passos do craque brasileiro. Isso explica porque o Barça está tão sedento para eliminar os vice-campeões europeus, tendo em vista que um revés significaria que Paris é realmente o melhor destino para o camisa 10 na próxima temporada.
Apesar disso tudo, as ausências de Ángel Di María e, principalmente de Neymar, com certeza diminuirão o poderio ofensivo dos franceses, o que é melhor para os espanhóis, que embora não estejam praticando um grande futebol, ainda tem a seu favor nada menos do que Lionel Messi.
Palpite: Barcelona 2 x 1 PSG.

Deixar um comentário

Menu