Porto x Juventus

A partida desta quarta-feira (17) entre Porto x Juventus, reunirá os atuais campeões portugueses e italianos no estádio do Dragão. O duelo válido pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Champions League, terá início a partir das 17:00 (horário de Brasília).

Porto

O Porto vem fazendo bem a lição de casa em sua 24ª participação na Champions League, afinal, os Dragões encerraram a fase de grupos na segunda posição do grupo C, somente atrás do poderoso Manchester City, lembrando que a única derrota sofrida por eles no torneio, deu-se exatamente no embate contra os ingleses no Etihad Stadium (3 a 1). De resto, os pupilos de Sérgio Conceição colecionaram quatro vitórias e um empate, nos cinco demais compromissos.
No entanto, o mesmo não podemos dizer em relação aos torneios de âmbito nacional, já que os atuais campeões portugueses venceram apenas uma das cinco partidas disputadas no mês de fevereiro, registrando quatro empates seguidos no momento. Consequentemente, o Porto viu a sua distância em relação ao Sporting, líder da Primeira Liga, subir para DEZ pontos na tabela do campeonato.
O departamento médico portista vetou a presença dos atletas Zaidu Sanusi e Otávio, em decorrência de lesões.

Juventus

A temporada 2020/21 tem sido bastante atípica aos bianconeros, haja vista a campanha pra lá de irregular da Juventus no Calcio. Para se ter uma ideia, os eneacampeões italianos ocupam apenas a QUARTA posição na tabela da Serie A com 42 pontos, isto é, oito atrás da líder Internazionale. Todavia, é importante salientar que os comandados de Andrea Pirlo têm um jogo a menos em relação aos demais concorrentes no campeonato, o que significa que o sonho de conquistar o décimo scudetto seguido continua vivo.
Apesar da irregularidade na Serie A, a Juventus mostra-se eficiente nas copas, visto que a equipe de Turim já garantiu a sua vaga na decisão da Copa da Itália ao superar a Inter de Milão nas semifinais, enquanto pela Champions League, Cristiano Ronaldo e companhia avançaram à fase mata-mata como líderes do grupo G, após uma triunfal vitória por 3 a 0 frente o Barcelona.
Por fim, os jogadores Arthur e Paulo Dybala estão fora de combate, em virtude de suas respectivas contusões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que Porto e Juventus se enfrentaram cinco vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é dos italianos, que contabilizam quatro vitórias mediante nenhum triunfo dos portugueses, ao passo que o empate prevaleceu em uma única oportunidade.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes ocorreu há quatro anos, pelas oitavas-de-final da Champions League 2016/17. Na ocasião, a Juventus eliminou o Porto do torneio ao vencer tanto o jogo de ida (2 a 0) em solo português quanto o jogo de volta (1 a 0) em Turim.
Curiosamente, o Porto não sofreu nenhum gol atuando como mandante na atual edição da Champions League, acumulando o total de 467 minutos sem ser vazado em seus domínios na competição.
Formado nas categorias de base do Sporting, o craque Cristiano Ronaldo soma apenas uma vitória – e um gol – nas seis partidas em que se deparou diante do Porto até hoje na carreira.

Escalações

Porto (4-4-2): Marchesín; Manafa, Mbemba, Pepe e Malang Sarr; Corona, Sérgio Oliveira, Uribe e Luis Díaz; Marega e Taremi. Técnico: Sérgio Conceição.

Juventus (4-4-2): Szczesny; Danilo, Bonucci, de Ligt e Alex Sandro; Chiesa, Bentancur, Rabiot e McKennie; Cristiano Ronaldo e Morata. Técnico: Andrea Pirlo.

Previsão

Contratado pela Juventus em 2018 com o objetivo de conduzir a Juventus ao título da Champions League, Cristiano Ronaldo ainda não conseguiu cumprir esta meta. Entretanto, seria uma tremenda injustiça responsabilizá-lo pelo insucesso da Juve no torneio continental, sobretudo porque quem contratou Maurizio Sarri e Andrea Pirlo para comandar o time de Turim nas duas últimas temporadas, não foi o camisa 7. Logo, fica evidente que os bianconeros continuam sofrendo as consequências das péssimas escolhas da diretoria.
Mas apesar do momento não ser dos melhores, a Juventus é a principal favorita à vitória no duelo contra o Porto. Embora invictos jogando em casa na competição, os anfitriões são inferiores tecnicamente em comparação aos visitantes. Além disso, o fato do jogo ser realizado sem a presença de público é outro aspecto negativo aos portistas, tendo em vista que a pulsante atmosfera criada por eles no estádio do Dragão simplesmente não existirá.
Palpite: Porto 0 x 1 Juventus.

Deixar um comentário

Menu