Após fracassar no Borussia Dortmund, Peter Bosz repete a dose no Bayer Leverkusen

As recentes desclassificações na Copa da Alemanha e na Europa League, aliadas a sucessão de maus resultados obtidas pelo Bayer Leverkusen, foram preponderantes para a saída de Peter Bosz do comando técnico do time alemão.

Chegou ao fim a trajetória de Peter Bosz no Bayer Leverkusen. Pois é, depois de um início de temporada arrasador, o treinador alemão despediu-se da equipe a oito rodadas do término da Bundesliga, após uma duríssima derrota diante do Hertha Berlim por 3 a 0, repetindo o filme de sua passagem pelo Borussia Dortmund, que também parecia ser promissora e terminou de maneira melancólica. Em 108 jogos disputados sob a batuta de Bozs, o Werkself colecionou o montante de 59 vitórias, 16 empates e 33 derrotas, obtendo assim, razoáveis 59,5% de aproveitamento.

A propósito, não encerrar projetos vem se tornando a marca registrada de Peter Bozs, haja vista os últimos trabalhos do agora ex-treinador do Bayer Leverkusen. Entretanto, é importante salientar que os Leões chegaram a liderar a atual edição da Bundesliga entre a 12ª e 13ª rodada da competição, algo que não acontecia desde 2004. Para se ter uma ideia, os comandados de Bosz permaneceram invictos nas primeiras DOZE partidas do campeonato, somando 8 vitórias e quatro empates naquela oportunidade, isto é, uma campanha digna de quem iria brigar pelo título alemão.

Todavia, bastou a entrada de 2021 e o regresso da temporada do futebol alemão depois da pausa de inverno, para que o caos se instaurasse pelos lados da BayArena, visto que desde então, o Bayer Leverkusen conquistou somente três vitórias em treze jogos disputados pela Bundesliga, contabilizando 12 de 39 pontos disputados neste período. Consequentemente, a equipe despencou para a sexta colocação na tabela da competição.

E não para por aí, tendo em vista que recentemente o Bayer Leverkusen sofreu duas dolorosas eliminações. A começar pela Copa da Alemanha, aonde o Werkself caiu de forma vexatória frente o modesto Rot-Weiss Essen, da QUARTA divisão nacional. Poucos dias depois, foi a vez do Young Boys, da Suíça, despachar os alemães na fase 16 avos-de-final da Europa League, após vitórias atuando dentro e fora de seus domínios (4 a 3, e 2 a 0).

Diante desta abrupta queda de rendimento, Peter Bosz não resistiu à pressão e sucumbiu no comando técnico do Bayer Leverkusen. Aliás, a série de maus resultados acumulados nos últimos jogos deixou em risco até mesmo a classificação da equipe à próxima edição da Champions League, já que atualmente o Werkself encontra-se a uma larga distância de sete pontos em relação ao Eintracht Frankfurt, quarto colocado da Bundesliga. Deste modo, restou ao time brigar diretamente com o Borussia Dortmund por uma vaga na Europa League.

Sem perder tempo, a diretoria do Bayer Leverkusen aproveitou a paralisação da temporada em razão das datas FIFA para anunciar que Hannes Wolf, será o sucessor de Peter Bosz no clube da Renância Norte-Vestfália pelo menos até o próximo mês de junho. Vale ressaltar, que o novato técnico de 39 anos era o treinador do Stuttgart no acesso do time à Bundesliga em 2018/19, e no momento estava dirigindo a equipe sub-18 da Alemanha. Além disso, Wolf também trabalhou no Racing Genk e no Hamburgo, o que significa que ele tem experiência apesar da pouca idade.

Por fim, Hannes Wolf poderia até comemorar o fato de estrear à frente do Bayer Leverkusen contra o lanterninha Schalke 04. Contudo, os Leões não vencem há quatro compromissos na BayArena, lembrando que neste entremeio eles enfrentaram Mainz 05 e Arminia Bielefeld, ou seja, adversários que lutam para não cair. Ademais, as ausências dos lesionados Lukas Hradecky, Timothy Fosu-Mensah, Santiago Arias, Lars Bender, Julian Baumgartlinger, Moussa Diaby e Paulinho, além da do suspenso Jonathan Tah, deixam evidente que Wolf terá um árduo caminho a percorrer.

Deixar um comentário

Menu