Para manter acesa a chama de conquistar uma vaga na próxima edição da Champions League, o Tottenham não pode nem sonhar em perder do Manchester United na tarde deste domingo (11). O duelo que reunirá José Mourinho e o seu ex-clube, terá início a partir das 12:30 (de Brasília) no Tottenham Stadium, e é válido pela 31ªrodada da Premier League.
Tottenham
A derrota de virada no North London Derby (2 a 1), seguida da vexatória eliminação do Tottenham frente o Dínamo Zagreb nas oitavas-de-final da Europa League, aumentou ainda mais a pressão sobre o treinador José Mourinho no clube do norte de Londres. Não à toa, a permanência do técnico português no comando da equipe na próxima temporada dependerá da conquista de uma vaga na edição 2021/22 da Champions League, quer dizer, uma tarefa nada fácil, sobretudo considerando o pífio futebol praticado pelos Spurs.
Mas apesar desta indigesta situação, não restam dúvidas de que os pupilos de José Mourinho continuam vivos na luta pelo G-4, visto que eles ocupam a sexta posição na tabela da Premier League com 49 pontos, isto é, três a menos em relação ao quarto colocado, West Ham.
O departamento médico do Tottenham vetou a presença dos laterais Matt Doherty e Ben Davies, em decorrência de contusões.
Segundo o site “FiveThirtyEight”, o Tottenham tem apenas 17% de chances de se classificar à Champions League 2021/22.
Manchester United
A vitória por 2 a 0 diante do Granada em pleno estádio Cármenes no meio de semana, praticamente selou a classificação do Manchester United às semifinais da Europa League. Com isso, os Red Devils conquistaram a sua quarta vitória nos últimos cinco jogos, um dado que retrata o excelente momento vivido pelo clube mais vezes campeão inglês.
Ademais, é importante salientar que com o revés do Manchester City frente o Leeds (2 a 1), os comandados de Ole Gunnar Solskjaer, vice-colocados na tabela da Premier League, terão uma excelente oportunidade para diminuir a distância em relação aos Citizens no campeonato, que atualmente é de longos 14 pontos (74 a 60), lembrando que restam somente sete rodadas para o término da competição.
Os jogadores Phil Jones e Anthony Martial estão fora de combate em virtude de suas respectivas lesões, enquanto o zagueiro Eric Bailly não atuará porque testou positivo para a Covid-19.
O Manchester United permanece invicto há dez jogos na Premier League, contabilizando cinco vitórias e cinco empates neste ínterim.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 194 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Manchester United, que coleciona 91 vitórias mediante 53 triunfos do Tottenham, ao passo que o empate prevaleceu em outras 50 oportunidades.
O duelo mais recente envolvendo os dois clubes ocorreu em outubro do ano passado no estádio Old Trafford, em partida válida pela 4ª rodada da atual edição da Premier League. Na ocasião, o Tottenham atropelou o Manchester United ao goleá-lo por 6 a 1, igualando assim, a marca da temporada 1932/333, quando os Spurs derrotaram os Red Devils pelo mesmo placar – o maior deste embate até hoje.
Vale ressaltar ainda, que o Tottenham pode tornar-se o primeiro clube a fazer a dobradinha no Manchester United, de Ole Gunnar Solskjaer, pela Premier League, o que também seria a primeira dos Spurs diante dos Red Devils na história da competição. Para isso, basta os londrinos ganharem a partida deste domingo.
O atacante Harry Kane está a um tento de chegar aos vinte gols na Premier League pela quinta temporada seguida. Apenas Alan Shearer (sete vezes), Sergio Aguero (seis) e Thierry Henry (cinco) alcançaram esta façanha.
Escalações
Tottenham (4-2-3-1): Lloris; Aurier, Davinson Sánchez, Rodon e Reguilon; Hojbjerg e Ndombélé; Son, Lo Celsoe Lucas; Harry Kane. Técnico: José Mourinho.
Manchester United (4-2-3-1): Henderson; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Luke Shaw; McTominay e Fred; Greenwood, Bruno Fernandes e Pogba; Rashford. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer.
Previsão
Apesar da goleada aplicada pelo Tottenham sobre o Manchester United por 6 a 1 no primeiro turno, os Spurs não são favoritos à vitória no embate do returno, afinal, as duas equipes viviam fases totalmente distintas naquela oportunidade, com os londrinos atravessando um ótimo momento, e o United, um péssimo, ou seja, ao contrário dos dias atuais.
Para se ter uma ideia, o Manchester United está invicto há exatos 22 compromissos atuando como visitante pela Premier League, estando a um jogo de igualar o feito do Arsenal entre agosto de 2001 e setembro de 2002, o que demostra que os Spurs encontrarão enormes dificuldades mesmo atuando em seus domínios.
Em contrapartida, esta partida tem maior importância ao Tottenham, tendo em vista que os Red Devils estão com a vaga no G-4 praticamente assegurada, e por isso mantém todas as suas atenções voltadas à Europa League. Portanto, considerando todos estes aspectos, tudo nos leva a crer que teremos um empate no Tottenham Stadium.
Palpite: Tottenham 1 x 1 Manchester United.