Man.City x Tottenham

O mítico estádio de Wembley será o palco do confronto deste domingo (25) entre Manchester City x Tottenham, válido pela tão aguardada decisão da Copa da Liga 2020/21, lembrando que a bola começa a rolar a partir das 12:30 (de Brasília) na capital inglesa.

Manchester City

O revés frente o Chelsea pelo placar mínimo no último domingo, colocou um fim nas pretensões do Manchester City de faturar a quádrupla coroa na temporada 2020/21, visto que este resultado determinou a dura eliminação dos Citizens nas semifinais da FA Cup.
Contudo, é importante salientar que a Copa da Liga é a competição favorita do Manchester City desde a chegada de Pep Guardiola ao clube. Não à toa, os atuais tricampeões do torneio perderam apenas dois dos 24 jogos disputados sob a direção do treinador catalão. Ademais, a larga vantagem de 11 pontos em relação ao Manchester United na tabela da Premier League (66 a 77), indica que só uma tragédia seria capaz de tirar o título inglês dos Citizens, ou seja, o sonho da tríplice coroa segue vivo pelos lados do Etihad Stadium.
O departamento médico do City vetou a presença dos atletas Kevin De Bruyne e Sergio Aguero, em decorrência de contusões. Além deles, o suspenso Jonh Stones também não jogará.

Tottenham

Ao contrário do que muitos imaginavam, o Tottenham vive uma temporada pra lá de conturbada. Depois de um ótimo início na Premier League, quando a equipe chegou até a ocupar a liderança do campeonato em meados de dezembro, os Spurs literalmente sucumbiram, haja vista a série de resultados negativos e alguns fracassos acumulados por eles neste período recente, como a queda diante do Dínamo Zagreb nas oitavas-de-final da Europa League, além da derrota de virada frente o eterno rival, Arsenal, por 2 a 1.
Consequentemente, o Tottenham caiu para a sétima posição na tabela da Premier League, e na tentativa se salvar a temporada conquistando uma vaga na próxima edição da Champions League e erguendo o caneco da Copa da Liga, a diretoria do clube, através do presidente Daniel Levy, decidiu demitir o treinador José Mourinho.
Os jogadores Matt Doherty, Ben Davies e Harry Kane estão todos fora de combate, em virtude de suas respectivas lesões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 163 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Manchester City, que soma 64 vitórias mediante 63 triunfos do Tottenham, ao passo que o empate prevaleceu em outras 36 oportunidades.
O Manchester City corre em busca da quarta conquista seguida da Copa da Liga, tendo em vista que os Citizens deram a volta olímpica pela competição nas temporadas 2017/18, 2018/19 e 2019/20. Do outro lado, o Tottenham vive um jejum que está prestes a completar 13 anos sem títulos, já que o último troféu erguido pelos Spurs foi justamente o da Copa da Liga, em 2008.
O ex-treinador do Tottenham, José Mourinho, tornou-se apenas o terceiro técnico a chegar à decisão da Copa da Liga por três clubes diferentes na Terra da Rainha, porém desta vez, ele não terá o privilégio de estar na final.
Curiosamente, oito dos 16 principais títulos conquistados pelo Tottenham foram ganhos em anos com final um, incluindo 1951, 1961, 1971, 1981 e 1991. Todavia, esta sequência acabou sendo interrompida no século 21.

Escalações

Manchester City (4-3-3): Steffen; João Cancelo, Rúben Dias, Laporte e Mendy; Bernardo Silva, Fernandinho e Gundogan; Mahrez, Ferrán Torres e Sterling. Técnico: Pep Guardiola.

Tottenham (4-2-3-1): Lloris; Aurier, Alderweireld, Eric Dier e Reguilón; Ndombélé e Hojbjerg; Bale, Lo Celso e Son; Lucas Moura: Técnico: Ryan Mason.

Previsão

A demissão de José Mourinho às vésperas da decisão da FA Cup, retrata de forma clara que a relação entre o treinador português e o elenco dos Spurs era absolutamente insuportável. A propósito, o triunfo do Tottenham frente o Southampton por 2 a 1 no meio de semana, naquele que foi o primeiro jogo do time sem a batuta de Mourinho, é uma prova de que a saída do Special One era mais do que necessária para que a esperança voltasse a reinar no clube do norte de Londres.
Entretanto, é fato que o Manchester City é o principal favorito ao título em Wembley, e isso fica nítido ao analisarmos a enorme distância de 24 pontos que separam os dois finalistas da Copa da Liga na classificação da Premier League. Além disso, o Tottenham terá o inexperiente Ryan Mason, de 29 anos de idade, à beira de campo, um aspecto que pesa bastante em momentos decisivos, ainda mais contra Pep Guardiola, que está em vias de faturar o 30º título na carreira.
Palpite: Manchester City 3 x 1 Tottenham.

Deixar um comentário

Menu