O que esperar de Carlo Ancelotti em seu retorno ao Real Madrid?

Passados seis anos de sua primeira passagem pelo Santiago Bernabéu, o treinador Carlo Ancelotti está de volta ao Real Madrid. Em contrapartida, a pergunta que fica é a mesma de quando ele desembarcou na capital espanhola em 2013 para comandar a equipe: será ele o nome certo para recolocar os Merengues no caminho das vitórias?

A demissão de Zinedine Zidane do comando do Real Madrid no início da semana agitou o noticiário esportivo europeu, e não apenas por conta da saída do técnico francês que já era dada como certa caso os Merengues não vencessem nenhum título na temporada 2020/21, mas também em função do mistério que envolvia quem seria o sucessor de Zidane no cargo. Por esta razão, diversos nomes passaram a ser especulados como os de Antonio Conte, Massimiliano Alegri, Marcelo Gallardo, e até mesmo do ídolo madridista Raúl.

No entanto, o que poucos imaginavam é que Carlo Ancelotti, um velho conhecido dos torcedores madridistas, seria o escolhido de Florentino Pérez para ocupar o banco do Santiago Bernabéu. Para quem não se recorda, Ancelotti teve uma gloriosa passagem pelo Real Madrid entre os anos de 2013 a 2015, época em que a equipe conquistou uma série de títulos, dentre os principais, o da edição 2013/14 da Champions League, chamado popularmente como “La Décima”. Vale ressaltar, que o novo vínculo do técnico italiano junto ao clube espanhol é válido por duas temporadas.

Deste modo, não restam dúvidas que o único motivo plausível que levou Florentino Pérez a recontratar Carlo Ancelotti é o seu excelente histórico no clube, tendo em vista que o treinador italiano não teve boas passagens por Bayern, Napoli e Everton, embora ele tenha conquistado o título da Bundesliga à frente do Gigante da Baviera neste período. Logo, o último bom trabalho realizado por Ancelotti foi exatamente há seis anos no Real Madrid.

Contudo, vale ressaltar que Carlo Ancelotti também não era o nome preferido antes de assumir o Real Madrid na temporada 2013/14, e ainda assim, ele conduziu os Merengues à “La Décima” naquela oportunidade. Além disso, o fato do técnico de 61 anos de idade conhecer a cultura do clube e já ter trabalhado com boa parte do elenco madridista – Sergio Ramos, Varane, Carvajal, Marcelo, Modric, Isco Bale e Benzema -, certamente pesaram na decisão de Florentino Pérez em repatriá-lo.

Ademais, é importante salientar que Carlo Ancelotti é uma das maiores influências de Zinedine Zidane fora das quatro linhas, visto que o treinador francês foi o auxiliar do italiano no próprio Real Madrid, o que significa que a filosofia de trabalho no clube não passará por enormes mudanças em virtude desta troca no comando técnico da equipe, tal como o estilo de futebol praticado pelo time. Por este motivo, o maior desafio de Ancelotti neste seu retorno ao Santiago Bernabéu será recuperar a moral do elenco madridista, em especial dos apagados Marcelo, Éden Hazard e Gareth Bale.

Mas antes de tudo, Carlo Ancelotti precisará ele mesmo readquirir a autoconfiança, pois como citamos anteriormente, o técnico italiano segue em baixa desde a sua saída do Real Madrid. A propósito, o trabalho mais recente de Ancelotti à frente do Everton é um ótimo exemplo disso, afinal, os Toffees encerraram a temporada 2020/21 ocupando apenas a DÉCIMA posição da tabela da Premier League, quando era esperado que a equipe ficasse no mínimo entre os seis primeiros colocados afim de garantir uma vaga na Europa League.

Todavia, deixando o passado de lado, a verdade é que a partir de agora a pressão sobre Carlo Ancelotti será maior no Real Madrid. Não à toa, a expectativa dos Merengues é vencer a LaLiga – um título que ele ainda não tem – e a Champions League já na próxima temporada. Entretanto, a paixão dos torcedores madridistas junto ao treinador que conquistou a “La Décima”, aliada ao fato da direção do clube não poupar esforços para apoiá-lo em seu novo ciclo no Santiago Bernabéu, nos deixam a firme impressão de que Ancelotti voltará a dar a volta olímpica no futebol espanhol. A ver!

Deixar um comentário

Menu