O mítico estádio Centenário será o palco do confronto do próximo sábado (27) entre Palmeiras x Flamengo, que vale nada menos do que o título da Copa Libertadores de 2021. O duelo envolvendo os dois últimos campeões sul-americanos, terá início a partir das 17:00 (de Brasília).
Palmeiras
Os atuais campeões da Copa Libertadores desembarcam em Montevidéu com a confiança em baixa, afinal, eles não venceram nenhum dos últimos quatro jogos disputados, colecionando três derrotas e um empate neste período, o que consequentemente tirou-os da briga pelo título do Brasileirão 2021.
No entanto, o Palmeiras ainda tem a oportunidade de encerrar a temporada de 2021 soltando o grito de campeão na final da Copa Libertadores, torneio no qual os pupilos de Abel Ferreira sofreram somente uma única derrota, e eliminaram as tradicionais equipes de Universidad Católica, São Paulo e Atlético Mineiro, respectivamente, na fase mata-mata da competição.
Para finalizar, o lateral-direito Marcos Rocha está fora de combate em virtude do acumulo de cartões amarelos.
Flamengo
Já o Flamengo, chega como franco favorito ao título em sua segunda decisão continental em três temporadas. Pois é, e embora o time de Renato Portaluppi não pratique um futebol tão envolvente quanto aquele campeão sul-americano sob a batuta de Jorge Jesus, o clube da Gávea continua praticamente com toda a base de 2019, o que demontra não somente a força, como também, o enorme entrosamento por parte dos Rubro-Negros.
Vale ressaltar ainda, que Renato Portaluppi assumiu o comando técnico do Flamengo no meio da atual temporada. E após a chegada do novo treinador, o Mengão literalmente engrenou na Copa Libertadores, haja vista as sete vitórias conquistadas pela equipe no torneio desde então, além dos 24 gols marcados e quatro sofridos nestas sete partidas.
Autor dos dois gols do Flamengo na decisão da Copa Libertadores 2019, Gabriel Barbosa é o artilheiro da atual edição do torneio com 10 tentos marcados.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que Palmeiras e Flamengo se enfrentaram 101 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é dos palmeirenses, que somam 37 vitórias mediante 35 triunfos dos flamenguistas, ao passo que o empate prevaleceu em outras 29 oportunidades.
Entretanto, o Flamengo não é derrotado pelo Palmeiras há exatos NOVE compromissos. Para se ter uma ideia, a última vitória do conjunto alviverde sobre o rubro-negro ocorreu em novembro de 2017, isto é, há quatro anos. De lá para cá, foram cinco triunfos dos cariocas e quatro empate.
Por fim, a equipe que regressar de Montevidéu com o tricampeonato da Copa Libertadores na bagagem, se juntará aos times de São Paulo, Santos e Grêmio, como os maiores ganhadores do torneio, considerando apenas clubes brasileiros.
Curiosamente, esta será a quarta decisão entre clubes brasileiros pela Copa Libertadores, sendo a terceira final única na história do torneio.
Escalações
Palmeiras (3-5-2): Weverton; Felipe Melo, Gustavo Gómez e Luan; Mayke, Raphael Veiga, Zé Rafael, Danilo e Piquerez; Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.
Flamengo (4-2-3-1): Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; William Arão e Andreas Pereira; Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabriel Barbosa. Técnico: Renato Portaluppi.
Previsão
A finalíssima da 62ª edição da Copa Libertadores reunirá os dois principais protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos. A propósito, recentemente postamos um artigo detalhando a hegemonia de palmeirenses e flamenguistas no certame nacional. Caso tenha interesse no assunto, acesse o link: https://www.soccerblog.com.br/2021/04/12/a-espanholizacao-do-futebol-brasileiro/
Dentro de campo, podemos esperar um jogo bastante pegado e intenso, ou seja, ingredientes que jamais faltarão em uma final de Copa Libertadores. E de acordo com o futebol praticado pelos times, certamente veremos o Flamengo atuando de forma ofensiva, buscando mais o gol, e controlando as ações da partida, ao contrário do Palmeiras, que adotará uma postura mais conservadora, priorizando a marcação, e quando estiver de posse da bola, explorará os contra-ataques, além é claro, das bolas paradas.
Palpite: Palmeiras 0 x 1 Flamengo