A impactante chegada de Vlahovic à Juventus

Dusan Vlahovic, a maior contratação deste inverno europeu, foi oficialmente apresentado como o novo camisa 7 da Juventus, causando um impacto similar ao de Cristiano Ronaldo – em 2018 – no clube de Piemonte.

Dusan Vlahovic não poderia ter escolhido um presente melhor para ganhar no seu aniversário, afinal, o atual artilheiro da Serie A com 17 gols, celebrou os seus 22 anos de idade assinando um vínculo contratual válido por quatro temporadas junto à Juventus, que comprou-o pelo montante de 75 milhões de euros. Aliás, esta foi a maior transação do inverno europeu nesta temporada, e o investimento mais alto realizado pelo clube de Turim em uma janela de janeiro.

Contudo, a vinda de Dusan Vlahovic realmente surpreendeu os torcedores bianconeros já que a Juventus havia adotado uma política mais sustentável após a saída de Cristiano Ronaldo, em especial devido aos graves danos financeiros causados pelos dois anos de pandemia, nos quais a Juve registrou um prejuízo de 210 milhões de euros. Por esta razão, acionistas do clube organizaram um aumento de capital de 400 milhões de euros para lidar com este impacto.

No entanto, a nova política de gestão da Juventus foi rapidamente abdicada pelo clube italiano, que venceu a concorrência de equipes da Premier League para garantir a compra de Dusan Vlahovic. Por sinal, essa não é a primeira vez que a Juve surpreende em uma janela de janeiro, haja vista as contratações de Edgar Davids, em 1998, e Andrea Barzagli, em 2011, ambas feitas neste mesmo período.

De qualquer maneira, a Fiorentina precisava negociar Dusan Vlahovic ainda nesta janela de transferência, tendo em vista que o valor de mercado do sérvio cairia no meio do ano. Além disso, o risco que o time de Florença corria caso o seu principal jogador se contundisse era real, portanto, não havia possibilidades que não vendê-lo imediatamente.

Entretanto, é importante salientar que a Fiorentina esforçou-se para segurar Dusan Vlahovic oferecendo-lhe uma proposta de renovação salarial bastante acima dos valores praticados pelo clube, porém apesar do sérvio sempre ter manifestado o desejo de seguir jogando no futebol italiano, a sua intenção era transferir-se à Juventus, assim como ocorreu mais recentemente com Federico Chiesa, para a revolta do dono da Viola, Rocco Commisso.

Pois é, mas a verdade é que a chegada de Dusan Vlahovic trará inúmeros benefícios à Juventus, sobretudo porque trata-se de um atacante nato, com faro de gols, e que apresenta totais condições de substituir Cristiano Ronaldo no ataque da Juve, isto é, um tipo de jogador bastante raro no futebol atual. Logo, aumentarão as chances dos bianconeros encerrarem a temporada no G-4 da Serie A, e superarem o Villarreal nas oitavas-de-final da Champions League.

Ademais, a vinda de Dusan Vlahovic fará crescer o entusiasmo dos torcedores bianconeros em relação ao sucesso da Juventus, como também instaurará maior medo nos concorrentes diretos do time de Turim na luta pelo scudetto no segundo turno do Calcio, o que demostra que o altíssimo investimento realizado pela Juve se justifica. Deste modo, esta inesperada contratação do novo camisa 7 trouxe tanta esperança quanto a de outro “7” há três anos e meio.

Deixar um comentário

Menu