O desabafo de Antonio Conte após a derrota do Tottenham diante do Burnley, deixou em aberta a continuidade do comandante italiano no clube do norte de Londres.
Acabou a paciência de Antonio Conte no Tottenham. Pois é, quatro dias depois da épica vitória da equipe londrina sobre o Manchester City, por 3 a 2, em pleno Etihad Stadium, o treinador italiano praticamente jogou a toalha devido ao revés pelo placar mínimo frente o antepenúltimo colocado, Burnley, no estádio Turf Moor, nesta que veio a ser a quarta derrota dos Spurs nos últimos cinco jogos pela Premier League. Confira o que disse Conte na entrevista coletiva pós-jogo:
Estou aberto a qualquer decisão porque quero ajudar o Tottenham. É a primeira vez na minha vida que perco quatro dos últimos cinco jogos. É inaceitável. Vim para tentar melhorar a situação, mas não estou conseguindo, sou muito honesto. Eu poderia aceitar meu salário, mas sou muito honesto. Então, preciso conversar com a diretoria, porque o Tottenham necessita realizar uma avaliação sobre mim e o próprio time. Nós devemos encontrar a melhor solução, não posso aceitar continuar perdendo”, desabafou Conte.
Com dois jogos a menos na Premier League, o Tottenham segue na oitava posição da tabela com 39 pontos, sete a menos em relação ao quarto colocado, Manchester United.
Conforme você pôde notar, as palavras de Antonio Conte não deixam apenas o seu futuro em aberto no Tottenham, mas também retratam que o ex-treinador da Inter de Milão encontra-se realmente frustrado por não estar conseguindo resolver os problemas do time londrino em campo, apesar de toda a sua capacidade e experiência.
Vale ressaltar, que este lado emocional de Antonio Conte é conhecido por todos. A propósito, essa enorme indignação em perder jogos também o fizeram ser tão bem-sucedido e vitorioso na carreira. Mas ao mesmo tempo, a sua personalidade forte costuma gerar maior desgaste junto aos que convivem próximos dele, o que explica porque os trabalhos de Conte geralmente não são duradouros.
Com as quatro derrotas nos últimos cinco jogos pela Premier League, o aproveitamento de Antonio Conte despencou para 57% à frente do Tottenham (11V – 3E – 7D).
Contudo, Antonio Conte jamais afirmou que permaneceria no Tottenham além desta temporada. Embora o seu contrato junto ao clube seja válido até junho de 2023, diversas foram as entrevistas aonde o t´écnico italiano se esquivou quando o assunto tratado era o seu futuro. Todavia, o que acontece agora é que este fato ficou explícito, e a pergunta do momento passou a ser outra: os Spurs estão preparados para lidar com a saída de Conte após menos de quatro meses no cargo?
Obviamente, a resposta para esta questão é negativa, tendo em vista que Antonio Conte era apontado como o “salvador da pátria” no Tottenham, sobretudo em função de seu tamanho como treinador. Ademais, é importante destacar que os Spurs demitiram Mauricio Pochettino, José Mourinho e Nuno Espírito Santos nos últimos 27 meses, logo, o sucessor de Conte enfrentará enormes dificuldades para manter-se no cargo, por mais renomado que ele possa vir a ser.
No entanto, a saída de Antonio Conte também deixaria uma grande mancha em sua carreira, já que o treinador sempre se destacou por conduzir equipes que viviam períodos instáveis ao caminho dos títulos. Deste modo, o ideal seria Conte focar todas as suas atenções nas 14 rodadas finais da Premier League, pois caso Arsenal e Manchester United oscilem nesta reta final de campeonato, esta quarta vaga do campeonato ainda pode ser do Tottenham. A ver!