Após o término da gloriosa “era Erik ten Hag” em Amsterdam, o Ajax dará início a um novo ciclo na temporada 2022/23, agora sob a liderança do treinador Alfred Schreuder.
Montar boas equipes com jovens jogadores da base ou de mercados alternativos, para vendê-los no futuro por altas cifras. Pois é, esta foi a forma encontrada pelos clubes holandeses para sobreviver no mundo da bola após a criação da Lei Bosman, sendo esta, uma realidade vivida até mesmo pelo atual e maior campeão do país com 36 títulos. Por esta razão, tornou-se comum vermos o Ajax sofrer “desmanches” e iniciar trabalhos do zero a cada temporada.
Em contrapartida, os Godenzonen passarão por uma reformulação mais profunda nesta temporada. A começar, devido a mudança no comando técnico do time, tendo em vista que Erik ten Hag transferiu-se ao Manchester United depois de quatro anos e meio em Amsterdam, dando lugar ao sucessor Alfred Schreuder, ex-auxiliar do próprio Ten Hag no clube entre 2018 e 2019, e recentemente campeão belga à frente do Club Brugge.
Aliás, é importante salientar que Alfred Schreuder teve um papel fundamental nos seis meses em que conduziu o Club Brugge ao título belga na última temporada, em especial na disputa dos playoffs, aonde a sua equipe desbancou a sensação Union Saint-Gilloise. Além disso, Schreuder também já dirigiu o Hoffenheim, porém a sua passagem pela Bundesliga durou míseros 33 jogos.
O Ajax quer continuar a linha de Erik ten Hag. Trabalhei com ele durante um ano e meio aqui no clube, então faz sentido a minha chegada. Somos parecidos na forma de pensar o futebol, trabalhar, e também na intensidade dos treinamentos”, disse o empolgado Alfred Schreuder.
Sob a batuta de Alfred Schreuder, o Club Brugge sofreu somente duas derrotas em 21 jogos, colecionando 15 vitórias e quatro empates nos demais compromissos. Assim, o treinador holandês despediu-se do clube belga registrando 77,7% de aproveitamento no cargo.
No entanto, são as saídas de André Onana, Noussair Mazraoui, Ryan Gravenberch, Danilo, Brian Brobbey e Sébastien Haller, que tornam a reconstrução do Ajax mais complicada neste meio de ano. Vale ressaltar ainda, que as permanências de Lisandro Martínez e Antony também são incertas pelos lados de Amsterdam, sobretudo em virtude do enorme interesse por parte do Manchester United, isto é, o novo clube de Erik ten Hag.
Por este motivo, o Ajax tratou logo de renovar o contrato do veterano goleiro Maarten Stekelenburg por mais uma temporada, e anunciou a vinda de dois reforços de peso. O primeiro deles responde pelo nome de Steven Bergwijn, contratado junto ao Tottenham pelo montante de 34,3 milhões de euros, lembrando que o jogador mais caro da história do clube holandês pode variar com Dusan Tadic em todas as posições do ataque, à custa de sua versatilidade.
Ademais, Owen Wijndal, uma das maiores promessas do futebol holandês na lateral-esquerda, também desembarcou em Amsterdam para vestir a camisa alvirrubra após seis temporadas no AZ Alkmaar. Contudo, a tendência é que outros reforços ainda sejam apresentados nesta janela de transferências, juntamente com algumas caras novas vindas das categorias de base, afinal, este é apenas o início de mais um novo ciclo no clube quatro vezes campeão europeu.