Embora o Tottenham não situado no grupo F da Champions League, de onde saíram 40% dos vencedores do torneio, os Spurs foram um dos maiores beneficiados no sorteio da UEFA. Seria a tal sorte de campeão?
O progresso do Tottenham no período de instabilidade da era pós-Pochettino, teve início assim que Antonio Conte sucedeu Nuno Espírito Santo no comando técnico da equipe, o que já era esperado em função da enorme qualidade de Conte, cuja principal característica é ajustar times de forma rápida, causando sempre um impacto positivo desde a sua chegada aos clubes. Não à toa, os Spurs encerraram a temporada anterior na 4ª colocação da Premier League.
No entanto, é inegável que além da competência, uma certa dose de sorte também caminha ao lado de grandes campeões. Pois é, e até neste aspecto o Tottenham parece ter evoluído, a julgar pelo sorteio realizado pela UEFA na tarde de ontem (25), aonde foram definidos os oito grupos da Champions League 2022/23, lembrando que o clube do norte de Londres dividirá a mesma chave que Eintracht Frankfurt, Sporting CP e Olympique de Marselha.
Invicto na Premier League colecionando duas vitórias e um empate em três jogos, o Tottenham divide a vice-posição do campeonato com Manchester City, Leeds e Brighton.
De acordo com o site de estatísticas e probabilidades “FiveThirtyEight”, o Eintracht Frankfurt é considerado um dos times mais fracos da Champions League, estando somente à frente de Dinamo Zagreb, Shakhtar Donetsk, Copenhagen, Viktoria Plzen e Maccabi Haifa. Por sinal, os alemães só estavam entre os cabeças-de-chave do sorteio, devido ao recente título da Europa League.
Ademais, o péssimo início de temporada do Eintracht Frankfurt, que somou apenas dois pontos nas três primeiras rodadas da Bundesliga, retrata que os atuais campeões da Europa League dificilmente complicarão a vida do Tottenham na Champions League, algo que poderia acontecer se os londrinos estivessem em um grupo cujo cabeça-de-chave fosse PSG, Bayern de Munique ou Real Madrid.
A melhor campanha do Tottenham na Champions League deu-se na temporada 2018/19, quando os Spurs foram vice-campeões do torneio.
Não obstante está o Sporting CP, dono da segunda pontuação mais baixa no ranking da UEFA considerando os times do pote 3, apenas à frente do Bayer Leverkusen. Vale ressaltar ainda, que os Leões de Alvalade perderam importantes peças nesta janela de transferências, haja vista as idas de Matheus Nunes ao Wolverhampton, e a de João Palhinha ao Fulham, o que significa que a equipe campeã portuguesa na temporada retrasada realmente se desintegrou.
Por fim, o Olympique de Marselha completa o grupo do Tottenham na Champions League. Apesar de ser o clube do pote 4 com a maior pontuação no ranking da UEFA, os marselheses estão iniciando um trabalho do zero sob o comando de Igor Tudor. Além disso, é importante salientar que o técnico croata já entrou em rota de colisão com ninguém menos do que Dimitri Payet, por tê-lo deixado no banco de reservas nos primeiros jogos da equipe nesta temporada.
Desta maneira, fica evidente que o caminho a ser percorrido pelos Spurs será tranquilo na fase inicial da Champions League, inclusive nos levando a crer que eles avançarão ao estágio mata-mata com 100% de aproveitamento. Em contrapartida, só nos resta saber se o competente, vencedor e sortudo, Antonio Conte, será capaz de conduzir o Tottenham a conquista do inédito título europeu no próximo dia 10 de junho em Istambul. A ver!