Sinônimo de gols? Erling Haaland

Se por um lado o reinado de Cristiano Ronaldo chegou ao fim na Champions League, por outro, o de Erling Haaland está apenas começando. Pois é, e a prova disso são os CINCO gols marcados pelo atacante norueguês no confronto de ontem (14) entre Manchester City x RB Leipzig, que terminou com o triunfo dos Citizens por 7 a 0 no Etihad Stadium.

A propósito, com este verdadeiro “atropelamento”, os atuais bicampeões ingleses avançaram às quartas de final da Champions League em grande estilo, dado o triunfo por 8 a 1 no placar agregado, lembrando que além de Erling Haaland, Ilkay Gundogan e Kevin De Bruyne também balançaram as redes no jogo.

Contudo, o protagonismo de Erling Haaland se fez valer nos primeiros quarenta e cinco minutos de partida, a julgar pelo hat-trick marcado pelo camisa 9 antes mesmo do intervalo. Na etapa final, Haaland foi autor de mais dois tentos, e só não superou Lionel Messi como o maior goleador em um único jogo de Champions League porque Pep Guardiola o substituiu aos 18 minutos. Por sinal, com toda razão o treinador espanhol acabou recebendo uma série de críticas em virtude desta ação.

De qualquer maneira, Erling Haaland deixou o gramado do Etihad Stadium somando o montante de 39 gols em 36 jogos disputados em seu ano de estreia pelo Manchester City, registrando uma média superior a um tento por partida. Não à toa, o Cometa Haaland já é o maior artilheiro da história do centenário clube inglês em uma única temporada.

Além disso, o instinto matador já transformou Erling Haaland no atleta mais jovem e com menos jogos realizados a alcançar – e superar – a marca de 30 gols na Champions League, tendo em vista que o atacante de 22 anos já acumula 33 gols em 25 aparições pelo torneio. Apenas nesta temporada, ele lidera a artilharia da competição com dez tentos em seis partidas. Aliás, a própria UEFA destacou os recordes do norueguês através do Twitter, confira:

Ademais, as marcas de Erling Haaland não se resumem somente a Champions League, já que o atacante do Manchester City também está no topo das paradas de gols na Premier League com 28 tentos. E como ainda restam 12 rodadas para o término do campeonato, a tendência é que ele supere os maiores artilheiros de uma única edição da liga com 34 gols, como são os casos de: Andy Cole, pelo Newcastle, em 1993/94; e Alan Shearer, pelo Blackburn, em 1994/95.

Deste modo, fica evidente que os 60 milhões de euros gastos pelo Manchester City para contratar Erling Haaland junto ao Borussia Dortmund, estão valendo cada centavo investido. Inclusive, os números comprovam que quem imaginava que o Cometa Haaland não brilharia atuando na principal liga do futebol mundial se enganou redondamente, conforme os dados abaixo:

EquipesJogosGolsMédia p/jogo
Molde 50 200,4
RB Salzburg27291,07
Borussia Dortmund89860,96
Manchester City36391,08

Com isso, o Manchester City, que entrou em campo necessitando de um simples triunfo pelo placar mínimo frente o RB Leipzig para avançar às quartas-de-final da Champions League, marcou logo sete gols e, de quebra, repetiu o 7 a 0 sobre o também alemão, Schalke 04, nesta mesma fase da competição na temporada 2018/19.

Logo, considerando que Erling Haaland fez um gol a cada 12,5 minutos em campo contra o RB Leipzig, a sensação é a de que o Manchester City desperdiçou a oportunidade de conquistar a sua maior vitória na história da Champions League por Pep Guardiola tê-lo sacado de campo tão cedo.

No entanto, é importante salientar que cinco partidas separam os Citizens da final da Champions League – em Istambul, no dia 10 de junho -, o que significa que até lá recordes ainda podem ser batidos, simplesmente, porque Erling Haaland é sinônimo de gols!

Deixar um comentário

Menu