A batalha do Everton contra a degola promete ser intensa até o final da temporada

Há 42 dias ou sete partidas no comando técnico do Everton, Sean Dyche já conquistou o mesmo número de vitórias do que os últimos vinte jogos sob a gestão do antecessor Frank Lampard. Aliás, somente Arsenal, Manchester City, Tottenham e Liverpool, somaram mais pontos em comparação aos Toffees neste período.

Logo, fica evidente que a chegada de Sean Dyche ao Goodison Park causou o impacto esperado pelo Everton que, por sua vez, subiu da penúltima para a 15ª posição na tabela da Premier League, aonde contabiliza 25 pontos após o encerramento da 27ª rodada (6V-7E-14D).

De qualquer maneira, essa não é nenhuma novidade na carreira do treinador de 51 anos de idade que, ao contrário de Frank Lampard, já encarou duríssimas batalhas contra o rebaixamento ao longo da década que passou pelo Turf Moor, à frente do Burnley.

Por sinal, já é possível notarmos algumas semelhanças deste Everton com o antigo Burnley, de Sean Dyche, apesar do curto tempo de seis semanas de trabalho no clube de Merseyside. Dentre as principais, se destacam a qualidade nas bolas paradas, a força física, a resiliência, e a capacidade de vencer jogos mesmo sem jogar bem.

No entanto, a dificuldade de garantir vitórias segue sendo o grande inimigo dos Blues. No triunfo por 1 a 0 sobre o Brentford no último final de semana, os comandados de Sean Dyche abriram o placar do Goodison Park no minuto inicial da partida, através de um belo arremate de Dwight McNeil.

Posteriormente, Amadou Onana teve uma ótima chance para ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo, mas a desperdiçou, o que permitiu ao Brentord retornar do intervalo precisando de apenas um gol para igualar o marcador. Como consequência, a equipe de Londres dominou o jogo na etapa final, registrando 74% de posse de bola, nove finalizações, e assinalando um índice de expectativa de gol de 1,72.

Ainda assim, o Everton conseguiu segurar o ímpeto do Brentford, somar três valiosos pontos que o tiraram da zona do rebaixamento e, de quebra, colocar um fim na sequência de doze jogos consecutivos sem derrotas do adversário na Premier League (6V-6E).

É óbvio que a batalha do Everton para evitar o descenso está longe do fim, afinal, ainda restam onze jogos para o término da Premier League, e os times da parte debaixo da tabela seguem demonstrando total poder de reação no campeonato, a julgar pela vitória do Bournemouth sobre o Liverpool por 1 a 0, no jogo seguinte do 7 a 0 no North West Derby.

E apesar do promissor início de Sean Dyche, é inegável que a briga dos Toffees contra a degola será intensa até o final da temporada, assim como ocorreu na edição anterior da Premier League, aonde eles escaparam do rebaixamento somente na penúltima rodada. Não à toa, o site de probabilidades FiveThirtyEight, aponta que o Everton tem 47% de chances de ser rebaixado, um índice inferior apenas em comparação a Southampton (59%) e Nottingham Forest (50%), de acordo com os dados abaixo:

Equipes%
Crystal Palace11
Leicester16
Wolverhampton19
West Ham22
Leeds United31
Bournemouth46
Everton47
Nottingham Forest50
Southampton59
*dados retirados do site FiveThirtyEight, em 13/03/2023

A explicação para essa alta porcentagem do Everton é que a equipe de Liverpool obtém um jogo a mais do que a maioria dos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, lembrando que míseros cinco pontos separam o 12º colocado, Crystal Palace, do lanterna, Southampton, na classificação.

Além disso, os Toffees terão três pedreiras pela frente nas próximas três rodadas da Premier League, tendo em vista que eles enfrentarão: o Chelsea, fora de casa; o Tottenham, atuando em seus domínios; e por último visitarão o Manchester United, no Old Trafford.

Em contrapartida, nas oito rodadas finais da Premier League, o Everton terá encontros cruciais para se livrar da queda à segunda divisão, diante de Crystal Palace (f), Leicester (f), Wolverhampton (f) e Bournemouth (c). Portanto, é importante os Blues conquistarem todos os pontos possíveis nestes jogos, pois Fulham (c), Newcastle (c), Brighton (f) e Manchester City (c), o aguardam nos outros compromissos desta definitiva série.

Deixar um comentário

Menu