Os dois empates com sabor de derrota nas duas rodadas anteriores da Premier League, aumentaram ainda mais a enorme pressão que assola o Arsenal nesta reta final de temporada, a ponto da conquista do título inglês já ser questionada no clube do norte de Londres.
Pois é, e vale ressaltar que o drama dos Gunners teve início em Anfield, onde eles abriram uma confortável vantagem de 2 a 0 sobre o Liverpool antes dos 30 minutos da etapa inicial, devido aos tentos de Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus. Ainda assim, os Reds só não saíram de campo com os três pontos porque Mohamed Salah desperdiçou uma penalidade no segundo tempo.
Uma semana depois, o Arsenal teve a chance de se redimir dos preciosos pontos perdidos em Anfield, no clássico diante do West Ham. Entretanto, o que nem o torcedor mais pessimista dos Gunners imaginava é que o mesmo ocorreria no estádio Olímpico de Londres, já que novamente os comandados de Mikel Arteta não conseguiram sustentar a vantagem de dois gols na partida, e repetiram o 2 a 2 com direito a um pênalti perdido por Bukayo Saka no começo da etapa final, quando eles ainda ganhavam por 2 a 1.
Esta foi a quinta vez na história da Premier League que um time cedeu o empate ao adversário depois de abrir dois gols de diferença em duas partidas seguidas no campeonato.
Consequentemente, a diferença dos líderes da Premier League em relação ao vice-colocado Manchester City, que era de oito pontos na classificação, caiu para apenas quatro, pois ao contrário do Arsenal, os Citizens ostentam uma série de dez vitórias nos últimos dez jogos, considerando todas as competições.
Mas apesar das questões de ordem tática, são os aspectos anímicos que mais preocupam tanto a diretoria quanto os torcedores do Arsenal, afinal, é notável que os jogadores estão sentindo a enorme pressão que assola o clube que não ergue o caneco da Premier League há quase duas décadas.
Além disso, olhar o retrovisor e enxergar o clube quatro vezes campeão inglês nos últimos cinco anos cada vez mais próximo, é outro ponto que atinge o lado mental do segundo elenco mais jovem da Premier League, cuja média de idade é de apenas 25,2 anos de idade.
Não obstante, a má performance defensiva do Arsenal também reflete a queda de desempenho do time, levando em conta que os Gunners foram vazados o montante de oito vezes nas seis rodadas anteriores da Premier League, registrando uma média superior a um gol sofrido por partida neste período, o que obriga a equipe a marcar mais de dois tentos a cada jogo para que resultados positivos sejam conquistados.
Por essas e outras, o favoritismo do Arsenal em relação a conquista da Premier League segue despencando a cada rodada da competição, haja vista as previsões da Sky Sports, conforme você pode acompanhar abaixo:
Opta’s Premier League predictor model chances:
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) April 17, 2023
? Manchester City – 65.6%
? Arsenal – 34.4% pic.twitter.com/BqoAXdTO3D
Contudo, é óbvio que ainda são grandes as probabilidades do Arsenal encerrar a temporada dando a volta olímpica no dia 28 de maio, a julgar que o Manchester City terá um desgaste maior no restante da temporada por estar disputando a Champions League, torneio no qual os atuais bicampeões ingleses provavelmente terão dois dificílimos jogos contra o Real Madrid nas semifinais, ao contrário dos londrinos, que seguem focados somente na Premier League.
No entanto, pelo menos na minha opinião, a Premier League será decidida justamente no confronto direto entre Manchester City x Arsenal, no Etihad Stadium, que acontecerá no próximo dia 26 (quarta-feira), apesar de ainda restarem sete rodadas e 21 pontos em disputa até o término do campeonato.
Ali, caso o Arsenal conquiste um empate, a situação mudará completamente, tendo em vista que por mais que o Manchester City tenha um jogo a menos na Premier League, a diferença entre eles na tabela ainda será de um ponto a favor dos Gunners, embora a tendência é que os Citizens vençam essa “final antecipada”, assim o como fizeram no primeiro turno em pleno Emirates Stadium (3 a 1).
Até lá, os londrinos receberão o lanterna Southampton no Emirates Stadium, em um duelo que será de suma importância para o resgate da confiança visando o jogo mais importante da temporada, ao passo que o Manchester City viajará à Alemanha para enfrentar o Bayern de Munique e, na volta, ainda terá o Sheffield United pelas semifinais da FA Cup.
Em resumo, nove dias separam o Arsenal da conquista ou do vice-título da Premier League na temporada 2022/23.