Benzema se despede do Real Madrid após 14 anos

O empate em 1 a 1 entre Real Madrid e Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu, determinou não apenas a despedida dos dois clubes da temporada 2022/23 do futebol espanhol, como também o adeus de Karim Benzema aos torcedores madridistas.

Pois é, como toda história é feita de início, meio e fim, a de Karim Benzema não foi diferente no Real Madrid, porém em sua maior parte composta de boas recordações ao longo deste ciclo de 14 anos. Aliás, aos que não se recordam, o camisa 9 desembarcou na capital espanhola no mesmo período que os renomados Cristiano Ronaldo, Kaká e Xabi Alonso – e no final das contas, foi o que permaneceu mais tempo no clube -, depois de cinco ótimas temporadas defendendo as cores do Lyon, onde desbancou o ex-atacante Fred.

Mas ao contrário do que muitos projetavam, no Real Madrid Karim Benzema passou a exercer um papel de maior protagonismo somente após a ida de Cristiano Ronaldo à Juventus em 2018, isto é, em sua nona temporada no clube. Embora subestimado até aquele momento, Benzema foi fundamental para o sucesso de CR7, sobretudo em virtude das inúmeras assistências concedidas ao craque português, provando, dentre outras coisas, ter enorme qualidade técnica para jogar em todas as posições do ataque.

De qualquer maneira, a saída de Cristiano Ronaldo abriu a possibilidade para Karim Benzema assumir o posto de artilheiro do Real Madrid, e ser decisivo em grandes jogos como os da Champions League, obviamente com a contribuição de Vinícius Júnior, com quem o atacante francês fez uma parceria de extremo sucesso, a ponto de ganhar o prêmio Bola de Ouro da revista France Football na temporada 2021/22.

Portanto, é inegável que Karim Benzema escreveu uma linda história no Real Madrid, diferentemente do que ocorreu na seleção francesa, pela qual disputou a Copa do Mundo de 2014 – no Brasil -, e esteve ausente nos Mundiais seguintes. Em 2018, por suposto envolvimento em chantagear o ex-companheiro Mathieu Valbuena em um escândalo sexual, e em 2022, devido a uma lesão no quadríceps da coxa esquerda.

É difícil falar, com tantas emoções, mas queria agradecer ao Real Madrid e aos meus companheiros. Foi um caminho bom na minha vida e tenho a sorte de ter realizado um sonho de criança”.

Karim Benzema, em seu discurso de despedida do Real Madrid

Diante disso tudo, fica evidente porque o Real Madrid decidiu informar que Karim Benzema aceitou a proposta do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, às vésperas do jogo contra o Athletic Bilbao, válido pela última rodada da LaLiga. Em outras palavras, com a intenção de promover uma despedida digna ao atleta que se tornou um dos maiores da ídolos do clube espanhol, conforme os números abaixo revelam:

Temporadas14
Jogos648
Gols354
Assistências165
Títulos25

Consequentemente, o Real Madrid já iniciou as buscas por um novo centro-avante, e o primeiro nome da lista madridista responde pelo nome de Harry Kane. A propósito, o jogador do Tottenham é um dos únicos no futebol mundial que se encaixaria perfeitamente na equipe de Carlo Ancelotti por conta de seu talento em marcar gols, e de jogar como um típico camisa dez quando está fora da área, quer dizer, uma característica semelhante a de Karim Benzema.

Além de Harry Kane, o Real Madrid se mostra disposto a contratar outro atacante da Premier League, como é o caso de Kai Havertz, do Chelsea, lembrando que Jude Bellingham já está de malas prontas rumo ao Santiago Bernabéu.

Por outro lado, Karim Benzema é o segundo astro do mundo da bola que atuará na Saudi Pro League, a julgar que Cristiano Ronaldo transferiu-se ao Al-Nassr no início do ano. O razão para a ida do jogador de 35 anos ao Al-Ittihad? Primeiramente, o altíssimo salário de 200 milhões de euros nas duas temporadas em que ele passará no futebol árabe.

Além disso, a natural queda física derivada da idade, é outro fator que motivou Karim Benzema a deixar o Real Madrid depois de 14 anos, afinal, disputar uma liga menos competitiva, com um calendário mais curto e de poucas viagens, o poupará das lesões que tanto o atrapalharam em sua última temporada na Espanha.

No entanto, a Arábia Saudita não deve ser apenas o destino de Karim Benzema na próxima temporada, tendo em vista que Lionel Messi tem em mãos uma proposta ainda mais vantajosa financeiramente por parte do Al-Hilal, o que sinaliza que os árabes estão, realmente, acelerando o processo de tonar a Saudi Pro League como uma das maiores ligas do planeta, algo que era projetado somente para 2030, mas este é um assunto para outra hora!

Deixar um comentário

Menu