O que um campeão da liga e copas nacionais, que permanece invicto há exatos 15 meses no país, precisa provar ainda que em uma nova temporada? Para o Bayer Leverkusen, a resposta é tudo, a julgar pela emocionante conquista da inédita Supercopa da Alemanha.
Pois é, depois das históricas conquistas da Bundesliga e da Copa da Alemanha, as duas ganhas sem derrotas ao longo do percurso, o Bayer Leverkusen estreou na temporada 2024-25 diante de seus torcedores na BayArena já tendo de encarar um enorme desafio, isto é: enfrentar o vice-campeão alemão, Stuttgart, na decisão da Supercopa da Alemanha 2024.
Por sinal, é inegável que se não fosse o Bayer Leverkusen, certamente o Stuttgart teria sido a grande sensação da temporada anterior na Alemanha, afinal, o clube que se salvou do rebaixamento nos playoffs terminaria o ano seguinte erguendo o caneco da Bundesliga, em meio ao ofensivo futebol praticado sob o comando de Sebastian Hoeness.
À vista disso, o Stuttgart estava sedento para se vingar do Bayer Leverkusen, sobretudo com a final da Supercopa tendo a BayArena como palco, o que será natural nesta nova temporada em que o Werkself se tornou o time a ser batido entre todos os demais no certame do futebol alemão, como ocorreu com o Bayern de Munique durante uma década, entre 2013 e 2023.
Diante deste cenário, tudo sinalizada que teríamos uma decisão pra lá de agitada na BayArena, algo que realmente se confirmou assim que a bola começou a rolar, tendo em vista que logo no início da partida, aos 11 minutos, o atacante Victor Boniface, artilheiro do Leverkusen na última temporada com 21 tentos, balançou as redes pela primeira vez nesta nova jornada.
No entanto, a torcida do Bayer Leverkusen mal teve tempo pra comemorar, já que Enzo Millot igualou o placar após quatro minutos. Contudo, o pior estava por vir aos campeões alemães, isso porque o estreante Martin Terrier — contratado junto ao Rennes neste meio de ano — foi expulso em razão de uma duríssima falta sobre Ermedin Demirovic ainda antes do intervalo, o que obrigou o técnico Xabi Alonso a colocar o zagueiro Jonathan Tah em campo.
Com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o Bayer Leverkusen viu a situação se complicar aos 18 minutos, quando Deniz Undav colocou o Stuttgart em vantagem pela primeira vez no jogo. Consequentemente, Xabi Alonso foi obrigado a promover as entradas de Florian Wirtz, Alex Grimaldo, Jeremie Frimpong e Patrik Schick, ou seja, os outros quatro atletas considerados titulares que estavam no banco de reservas.
Deste modo, como se fosse um pugilista deferindo uma série de golpes no oponente, o Bayer Leverkusen intensificou o poderio ofensivo, exercendo um domínio tão amplo sobre o Stuttgart a ponto de empurrá-lo ao seu próprio gol durante os 20 minutos finais, deixando a nítida impressão de que estava com um ou até dois jogadores a mais na partida.
Como resultado, o Bayer Leverkusen foi presenteado a dois minutos do término do jogo, momento em que o tcheco Patrik Schick entrou em ação para marcar o gol que levou a decisão para as penalidades, onde os pupilos de Xabi Alonso gabaritaram a tríade alemã ao vencerem por 4 a 3, aposentando de uma vez por todas o nada peculiar rótulo de Neverkusen.
🏆 Títulos conquistados no comando do Bayer Leverkusen:
— Bundesliga Insider (@BundesInsider) August 17, 2024
🇪🇸 Xabi Alonso: 3
🌎 Todos o outros 43 treinadores da história do clube somados: 2
💁🏼♂️ pic.twitter.com/i6DEMpoNMK
Portanto, a realidade é que o filme da memorável temporada 2023-24 se repetiu com o Bayer Leverkusen evitando uma derrota, literalmente, no apagar das luzes. Aos que não se recordam, foi assim contra o Bayern de Munique, na Allianz Arena, frente o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, e diante deste mesmo Stuttgart, no duelo mais recente entre eles em abril, válido pela Bundesliga, com o gol de Robert Andrich nos acréscimos.
Aliás, se analisarmos mais afundo o retrospecto de duelos entre os atuais campeão e vice da Bundesliga em 2024, também notaremos que em fevereiro o Stuttgart foi desclassificado pelo Leverkusen nas quartas-de-final da Copa da Alemanha depois de estar vencendo o jogo até os 20 minutos da segunda etapa, e sofrer o gol do revés por 3 a 2 no último minuto.
Isto posto, por mais que estes sejam somente os primeiros noventa minutos da temporada 2024-25, o Bayer Leverkusen já deixou estampada a clara mensagem de que não apenas está preparado para enfrentar qualquer adversário ou adversidade, como também continua sedento por vitórias, recordes e títulos, o que muitas vezes deixa de acontecer em clubes campeões, vide o exemplo do Napoli após vencer o scudetto italiano no ano passado.
Por outro lado, tanto o Manchester City quanto o Bayer de Munique, fazem total contraponto de grandes campeões que perdem o ímpeto, porém o que diferencia o Leverkusen de ambos é a fome pela vitória em todos os jogos, independente do momento, uma vez que é extremamente comum vermos City e Bayern acelerarem o ritmo em determinadas fases da temporada. O Werkself não, eles estão sempre famintos, encarando cada partida como se fosse uma decisão.
Então, a verdade é que o título da Supercopa da Alemanha foi só a primeira amostra do que está por vir ao longo da temporada do Bayer Leverkusen.