O promissor início de Fabian Hurzeler, renova as expectativas do Brighton

Um misto de tristeza e preocupação tomou conta da torcida do Brighton quando Graham Potter deixou o comando técnico da equipe há dois anos, afinal, os Albions acabavam de realizar sua melhor campanha na história da Premier League sob a liderança do treinador que migrava rumo ao Chelsea.

Contudo, o filme voltou a se repetir pelos lados do Falmer Stadium após míseros dois anos, porém desta vez com a saída de Roberto De Zerbi, cujo trabalho foi ainda melhor em comparação ao antecessor, a julgar pela sexta colocação na tabela da Premier League logo em sua primeira temporada no Brighton, que resultou na inédita classificação dos Seagulls à Europa League.

Em contrapartida, a acentuada queda de rendimento do Brighton na temporada anterior, especialmente devido a disputa de uma competição internacional com um elenco mais curto, acabou motivando Roberto De Zerbi a mudar de ares, lembrando que o novo comandante do Olympique de Marselha comunicou a diretoria do Brighton que deixaria o clube durante a reta final da edição passada da Premier League.

Em todo o caso, a ida de Roberto De Zerbi ao Olympique de Marselha não abalou o já vacinado Brighton, que mesmo em meio ao desejo dos torcedores na repatriação de Graham Potter, anunciou a contratação do jovem treinador Fabian Hurzeler, de apenas 31 anos de idade, campeão da 2.Bundesliga, a segunda divisão alemã, à frente do St Pauli na última temporada.

Obviamente, a escolha por Fabian Hurzeler não foi uma mísera aposta por parte da cúpula diretiva dos Seagulls, muito pelo contrário, uma ampla análise foi feita na busca pelo substituto de Roberto De Zerbi, que levava em conta uma série de aspectos, dentre os principais, a capacidade do treinador em administrar o vestiário e, principalmente, o modelo de jogo praticado por suas equipes.

Vale ressaltar que Fabian Hurzeler é adepto a um estilo ofensivo, baseado na construção do jogo a partir da defesa, usando as peças do setor defensivo de forma orientada para a iniciação das jogadas. De modo geral, os jogadores controlam o ritmo e a intensidade de maneira inteligente, misturando passes curtos e certeiros com diagonais impulsionadas. Em outras palavras, uma filosofia bastante similar a de Roberto De Zerbi, o que significa que a troca no comando técnico não afetou tanto o plantel do Brighton.

Em compensação, a realidade é que uma abrupta mudança na abordagem do jogo não causaria grandes estragos ao Brighton, isso porque os Albions passaram por uma grande reformulação neste meio de ano com a chegada de nove novos reforços, incluindo as transações envolvendo o lateral Ferdi Kadioglu e o meio-campista O’Riley, que serão concretizadas nas próximas horas.

Portanto, através da contratação do técnico Fabian Hurzeler é possível perceber que intenção do Brighton foi a de manter a mesma identidade dos últimos anos. À vista disso, todos os reforços trazidos nesta janela de transferências  — que totalizam mais de 200 milhões de euros  — se encaixam perfeitamente no sistema de jogo do time.

A propósito, é importante destacar que além de Ferdi Kadioglu, que pode jogar tanto na lateral-direita quanto na esquerda, e de Matt O’Riley, que ocupará o antigo posto de Pascal Gross, os meio-campistas Mats Wieffer e Malick Yalcouyé, assim como os atacantes Georginio Rutter, Yankuba Minteh, Brajan Gruda, Amario Cozier-Duberry e Ibrahim Osman — emprestado ao Feyenoord —, também desembarcaram em solo inglês para defender as cores do Brighton.

A princípio, o planejamento dos Seagulls ainda inclui a contratação do meia Diego Gómez, do Inter Miami, mas com a sua transferência prevista para janeiro de 2025, o que permitiria ao paraguaio terminar a temporada da Major League Soccer pela franquia da Florida. Logo, a tendência é que apenas mais um novo zagueiro — descartando a vinda de Mats Hummels — chegue ao Brighton até o fechamento da janela no próximo dia 30, isto é, daqui a cinco dias.

Deste modo, repleto de novidades e expectativas, os Albions iniciaram este novo ciclo sob a batuta de Fabian Hurzeler. Aliás, se o começo do ex-treinador do St Pauli determinar o seu futuro no Brighton, certamente ele terá sucesso no clube da costa sul da Inglaterra, haja vista os cinco gols marcados, um sofrido, e as vitórias diante de Everton e Manchester United nas duas rodadas iniciais da Premier League.

Por sinal, embora seja demasiadamente cedo para realizar qualquer tipo de prognóstico, os primeiros 180 minutos do Brighton, de Fabian Hurzeler, já mostraram alguns pontos positivos, principalmente na parte defensiva, levando em consideração o fato de que a equipe dirigida por Roberto De Zerbi despediu-se da temporada 2023-24 da Premier League com a décima melhor defesa do campeonato assinalando 62 gols sofridos ao longo das 38 rodadas, em que ela só não foi vazada em seis.

Seja como for, somente no final da longa maratona da Premier League saberemos ao certo se Fabian Hurzeler repetirá a façanha de Roberto De Zerbi ao colocar o Falmer Stadium novamente como palco dos grandes jogos europeus. De acordo com o avassalador início do único clube com cem por cento de aproveitamento ao lado de Manchester City, Arsenal e Liverpool, o futuro se apresenta pra lá de promissor.

Deixar um comentário

Menu