Ainda que na 8ª rodada da Premier League, a torcida do Arsenal já tem a impressão de que o título inglês novamente está escapando pelas mãos após a queda diante do Bournemouth no Vitality Stadium, marcado pela expulsão de mais um atleta dos Gunners na temporada.
Na realidade, a perda do título da Premier League para o Manchester City nas últimas duas temporadas criou nos torcedores do Arsenal um tipo de trauma, que veio fortemente à tona depois do heróico triunfo por 2 a 1 — de virada e no último minuto — dos tetracampeões ingleses sobre o Wolverhampton, aliado a primeira derrota dos londrinos na atual edição do campeonato.
Aliás, como ocorreu em diversas ocasiões na última temporada, o Arsenal teve a oportunidade de atuar antes dos rivais diretos na briga pelo título durante a rodada, consequentemente, jogando a pressão pela vitória encima de Manchester City e Liverpool. Entretanto, os pupilos de Mikel Arteta não apenas desperdiçaram a chance de passar a noite de sábado pra domingo na liderança da Premier League, como viram o Aston Villa igualar os seus mesmos 17 pontos na terceira posição da tabela.
After wins for both @ManCity and @LFC today, the top of the table looks like this 📊👇 pic.twitter.com/6EnPJjxj4R
— Premier League (@premierleague) October 20, 2024
Contudo, o TERCEIRO cartão vermelho recebido pelo Arsenal na Premier League foi o ponto principal que determinou o revés dos Gunners no Vitality Stadium. Pois é, depois de Declan Rice contra o Brighton, e Leandro Trossard frente o Manchester City, agora foi a vez de William Saliba deixar o time mais avermelhado da temporada com um jogador a menos em campo, lembrando que eles não venceram nenhuma destas três partidas.
N 3ª rodada, quando os Gunners receberam o Brighton, eles até terminaram o primeiro tempo vencendo o jogo por 1 a 0, mas viram a vantagem mínima sucumbir na etapa final, mais especificamente dez minutos após a expulsão de Declan Rice. Por sinal, o Arsenal só não saiu de campo derrotado em pleno Emirates Stadium devido a excelente atuação do goleiro David Raya, eleito o dono da defesa mais difícil do mês de agosto na Premier League.
Já na 5ª rodada, Leandro Trossard foi o nome premiado que recebeu o cartão vermelho no embate ante o Manchester City e, detalhe, no último lance do primeiro tempo da partida que tinha o Arsenal vencendo por 2 a 1 naquele instante. Deste modo, tendo de jogar todo o segundo tempo com um atleta a menos no Etihad Stadium, os Gunners não suportaram a gigantesca pressão por parte do City e sofreram o gol do empate aos 53 minutos.
Por fim, como se dois cartões vermelhos em cinco rodadas ainda não bastassem, o Arsenal levou o terceiro em oito jornadas após William Saliba impedir uma chance clara de gol do Bournemouth, aos 30 minutos de partida, ou seja, com dois terços do jogo a serem disputados. À vista disso, por mais que Mikel Arteta tenha ajustado o setor defensivo da equipe ao promover a entrada de Jakub Kiwior no lugar de Raheem Sterling, os Gunners foram superados através de dois tentos sofridos no segundo tempo.
Não à toa, o Arsenal já lidera isoladamente a lista dos clubes com mais cartões vermelhos na Premier League. Inclusive, vale destacar em termos de comparação que os Gunners já receberam mais cartões nestas oito primeiras partidas do campeonato do que em todas as 76 rodadas somadas das duas temporadas anteriores, onde eles registraram somente duas expulsões.
Diante deste cenário, fica evidente que a falta de equilíbrio dos atletas vem comprometendo o desempenho coletivo dos Gunners, algo que já deveria ter sido analisado de forma mais contundente por Mikel Arteta, a julgar que desde a chegada do treinador espanhol em 2019, o Arsenal é o clube que levou mais cartões vermelhos na Premier League contabilizando o montante de 18 expulsões, cinco a mais em relação ao segundo colocado no período, Everton.
No team in the Premier League has received more red cards than Arsenal since Mikel Arteta's first game as the club's manager in December 2019 🟥
— Oddspedia (@oddspedia) October 21, 2024
This season they've already been shown three 👀#AFC pic.twitter.com/zdCDS3lVbP
Obviamente, muitos destes cartões podem ser questionados, porém não da forma com que a maior parte dos torcedores do Arsenal justifica, já que eles responsabilizam a arbitragem pelo excessivo número de expulsões, deixando a entender que existe uma espécie de conspiração contra o clube do norte de Londres dentro da Premier League por conta do suposto alto rigor dos árbitros.
Verdade seja dita, é inegável que o Arsenal progrediu muito sob o comando de Mikel Arteta, tanto é, que o time iniciou as últimas três temporadas sendo apontado como o principal concorrente do Manchester City na corrida pelo título inglês. Por outro lado, também é fato que o jovem treinador de 42 anos de idade montou uma equipe física e pra lá competitiva, que por vezes acaba passando dos limites em meio a pressão pelas duas décadas sem vencer a Premier League.
Logo, é fundamental que Mikel Arteta intensifique o trabalho da parte mental dos jogadores para evitar com que as expulsões continuem prejudicando o Arsenal, sobretudo porque a temporada ainda está em seu início, o que significa que há tempo de sobra para a equipe — que sofreu somente a segunda derrota no ano de 2024 pela Premier League — evoluir em todos os aspectos.
Caso contrário, desbancar o regularíssimo Manchester City, bem como o repaginado Liverpool, será impossível, também, na sexta temporada de Mikel Arteta à frente do Arsenal.
2 Comentários
Essas perdas afetam muito o time, em todas as questões. O arsenal tem um elenco forte e vai brigar mais uma temporada pelo título, e espero que apesar dos obstáculos consigo superar e chegar a conquista da Premier League.
Concordo, é tudo questão de ajustes, de trabalhar a parte mental do time. O bom é que esse problema ocorre no início da temporada, então há tempo de sobra para corrigí-lo.
Obrigado pelo comentário!