RB Leipzig vê a Champions League cada vez mais distante em meio a pífia campanha na Bundesliga

A caótica temporada do RB Leipzig ganhou contornos ainda piores na rodada anterior da Bundesliga em função da derrota por 2 a 1, de virada, frente o Mainz 05 em plena Red Bull Arena, que aumentou para três o número de jogos sem vitórias do clube da Saxônia na competição.

Pois é, depois da patética trajetória na Champions League, marcada pela precoce queda na fase de liga do torneio em virtude das sete derrotas e apenas uma vitória conquistada nos oito jogos disputados, o RB Leipzig vê a batalha por uma vaga no G-4 da Bundesliga se tornar cada vez mais complexa apesar da sexta posição na tabela do campeonato a somente três pontos do quarto colocado Mainz 05.

Não à toa, a torcida do RB Leipzig nunca foi tão grande pelos clubes alemães nos torneios continentais, afinal através de boas campanhas o G-4 da Bundesliga pode se converter para um G-5. No momento, os compatriotas dos Touros Vermelhos estão cumprindo as expectativas com Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund figurando nas oitavas-de-final da Champions League, e o Eintracht Frankfurt situado neste mesmo estágio da Europa League.

Deste modo, a realidade é que o RB Leipzig tem esperança muito mais nos outros do que propriamente em si, uma situação que revela a crise vivida pelo clube cuja pior campanha na Bundesliga foi o sexto lugar obtido na temporada 2017-18, ou seja, a sua segunda na elite do futebol alemão. De lá pra cá, as quartas colocações nas edições 2021-22 e 2023-24 foram as piores dos saxões no campeonato.

Por sinal, a mais recente destas campanhas ocorreu justamente sob o comando de Marco Rose na temporada passada, o que demonstra que o RB Leipzig já vem atravessando um longo processo de declínio com o ex-treinador do Borussia Dortmund à frente da equipe. À vista disso, a expectativa dos torcedores era a de que ele não resistiria no cargo após a derrota diante do Mainz 05, a sexta sofrida em 24 rodadas da Bundesliga.

Mas apesar da enorme pressão sobre Marco Rose, por intermédio de uma reunião de urgência a cúpula diretiva do RB Leipzig composta inclusive pelo novo chefe global de futebol do grupo Red Bull, Jurgen Klopp, definiu que a melhor alternativa ao clube no momento é manter o treinador de 48 anos de idade na função até o final da temporada, a fim de não comprometê-la ainda mais.

De acordo com o portal alemão Bild, Jurgen Klopp entende que a saída de Marco Rose obrigaria o RB Lepzig a promover o assistente Zsolt Low que não tem experiência suficiente para lidar com a pressão de ter que conduzir os Touros Vermelhos à Champions League nestas dez rodadas finais da Bundesliga. E devido a escassez de opções no mercado, o ex-treinador do Liverpool acredita que uma troca no comando técnico neste instante seria um equívoco.

Portanto, a permanência de Marco Rose está diretamente ligada a Jurgen Klopp, em especial porque os demais diretores do RB Leipzig estavam decididos a demití-lo mesmo em meio a ausência de um plano B, como não foi o caso quando o clube sacou Jesse Marsch para contratar Domenico Tedesco em dezembro de 2021, e no ano seguinte trouxe o próprio Marco Rose para suceder Tedesco também na metade de uma temporada regular.

De qualquer maneira, talvez o que Jurgen Klopp não conseguirá impedir é a saída de Marco Rose ao término da temporada, tendo em vista que a diretoria do RB Leipzig já trabalha na escolha de possíveis substitutos, lembrando que Sebastian Hoeness é o nome que lidera a lista de pretendentes, mesmo que o técnico do Stuttgart já tenha afirmado que só assumirá uma equipe que esteja presente na Champions League, algo que, ao menos momentaneamente, não seria o caso dos saxões.

Além de Sebastian Hoeness, os nomes de Oliver Glasner, atualmente no Crystal Palace, e Roger Schmidt, livre no mercado desde que deixou o Benfica, também são discutidos de forma interna no RB Leipzig. Logo, fica evidente que a continuidade de Marco Rose é praticamente nula após o encerramento da temporada 2024-25, embora o seu contrato junto ao clube seja válido até junho de 2026.

ClubesChances UCLChances UELProjeção Pts.
E.Frankfurt73,4%11,6%58,9
Mainz 0540,1%18,3%55,4
Freiburg21,9%14,1%53,8
RB Leipzig*20,9%14,6%53,3
Stuttgart14,8%12,9%52,5
Wolfsburg13,8%11,9%51,9
B.Dortmund9,3%9,3%51
B.M’Gladbach5,4%6,5%50,2

Sob todos estes aspectos, a única possibilidade para Marco Rose iniciar a próxima temporada no comando do RB Leipzig seria através de uma total reviravolta nessa reta final da Bundesliga, representada tanto por um bom futebol quanto pela qualificação à Champions League. Ainda assim, um caminho que já deveria começar a ser percorrido no confronto direto contra o Mainz 05, no qual os Touros Vermelhos desperdiçaram três pontos e a chance de retornar ao G-4.

Por este motivo, a necessidade pela vitória aumentou na próxima rodada sobretudo porque o RB Leipzig viajará à Floresta Negra para encarar o Freiburg, isto é, outro oponente que também está lutando diretamente pela vaga na Champions League, ocupando a quinta colocação da Bundesliga com apenas dois pontos de vantagem em comparação aos pupilos de Marco Rose na classificação.

Contudo, é importante salientar que o RB Leipzig tem reais condições de terminar a temporada no G-4 da Bundesliga já que além do Freiburg os saxões ainda enfrentarão outros concorrentes da corrida rumo à Champions League, como são os casos de Borussia Dortmund, Borussia Monchengladbach, Wolfsburg, Eintracht Frankfurt, e do também rival na semifinal da DFB-Pokal, Stuttgart.

Seja como for, ainda que o panorama se apresente favorável é difícil imaginar uma suposta guinada do time que contabilizou míseros 18 pontos nos últimos 16 compromissos da Bundesliga. Em todo o caso, a saída ou não de Marco Rose no meio do ano responderá se o RB Leipzig participará da Champions League pela sétima temporada seguida.

Deixar um comentário

Menu