Sérvia x Brasil

O Spartak Stadium será o palco do decisivo jogo entre Sérvia x Brasil, que chegam na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo brigando por uma vaga direta nas oitavas de final do torneio. O confronto desta quarta-feira, válido pelo grupo E do Mundial, terá início a partir das 15:00 (horário de Brasília), em Moscou.

Sérvia

Em apenas duas partidas realizadas pela Copa do Mundo, a Sérvia já foi capaz de viver emoções bastantes distintas. Isso porque no primeiro jogo dos sérvios pelo Mundial, eles venceram a Costa Rica por 1 a 0, graças a um golaço de falta do lateral-esquerdo Aleksandar Kolarov, lembrando que este resultado manteve os pupilos de Mladen Krstajic na liderança do grupo E com 3 pontos ganhos.
No entanto, no jogo seguinte, a Sérvia sofreu um duro revés para a Suíça por 2 a 1, mesmo após sair à frente no placar. E não para por aí, o gol da virada, marcado por Xherdan Shaqiri, aconteceu justamente aos 45 minutos da segunda etapa, sendo um verdadeiro balde de água fria na cabeça dos sérvios. Diante deste cenário, os Bálcãs precisarão derrotar o Brasil no Spartak Stadium, para garantirem a tão sonhada vaga nas oitavas de final da Copa.
Depois de perder o seu lugar no time da Sérvia no embate contra a Suíça, o meia-atacante Adem Ljajic retornará à equipe no duelo frente os brasileiros, já que o substituto Filip Kostic definitivamente não agradou.

34ª colocada no ranking da FIFA, a Sérvia terá que vencer o Brasil para seguir na Copa do Mundo da Rússia.
34ª colocada no ranking da FIFA, a Sérvia terá que vencer o Brasil para seguir na Copa do Mundo da Rússia.

Brasil

Do outro lado, o Brasil desembarcou na capital russa bastante aliviado, afinal, o encontro dos brasileiros contra a Costa Rica foi decidido nos minutos finais da partida, quando os craques Philippe Coutinho e Neymar entraram em ação, provando de uma vez por todas porque são os principais jogadores do conjunto tupiniquim.
No final das contas, o triunfo diante dos costarriquenhos por 2 a 0, garantiu a liderança do grupo E aos brasileiros, que na partida de estreia da Copa do Mundo, apenas empataram com a Suíça por 1 a 1. Contabilizando 4 pontos na tabela, o Brasil precisa somente de um empate para avançar às oitavas de final da competição, logo, fica evidente que os comandados de Tite entrarão em campo sem a pressão de jogar pela vitória, diferentemente do que ocorreu nas partidas anteriores.
Além de Danilo, que já estava fora da equipe devido a uma lesão no quadril, o meia-atacante Douglas Costa também foi vetado pelo departamento médico em decorrência de uma lesão muscular na coxa direita. Inclusive, ao que tudo indica, essa contusão deve tirar o jogador da Juventus do Mundial da Rússia.

Segundo a esposa de Douglas Costa, Louise Ramos, a causa para a contusão de seu marido foi a intensidade dos treinos dados por Tite na Rússia.
Segundo a esposa de Douglas Costa, Louise Ramos, a real causa da contusão de seu marido foi a alta intensidade dos treinos comandados por Tite na Rússia.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que a Sérvia enfrentou o Brasil uma única vez como nação independente. Este único encontro entre os dois selecionados aconteceu em 2014 no estádio do Morumbi, às vésperas do Mundial do Brasil. Na ocasião, o Brasil bateu a Sérvia pelo placar mínimo, com um gol do atacante Fred aos 13 minutos da etapa final do amistoso.
Vale ressaltar, que no período em que a Sérvia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia, ela realizou quatro partidas contra o Brasil em Copas do Mundo, sendo que cada uma das seleções obteve uma vitória, enquanto o empate prevaleceu nas outras duas oportunidades.
Já no registro geral, Iugoslávia e Brasil estiveram frente a frente 19 vezes ao longo da história, e a vantagem dos brasileiros é enorme dado que eles somaram 10 vitórias mediante dois triunfos dos iugoslavos.
O retrospecto atual do Brasil é realmente empolgante, pois os Canarinhos defendem uma série de 13 jogos consecutivos sem derrotas (9 vitórias e 4 empates).

O Brasil não cai na primeira fase de uma Copa do Mundo há exatos 52 anos. A última vez que os brasileiros foram eliminados ainda na fase de grupos, foi no Mundial da Inglaterra em 1966.
O Brasil não cai na primeira fase de uma Copa do Mundo há exatos 52 anos. A última vez que os brasileiros foram eliminados ainda na fase de grupos, foi no Mundial da Inglaterra em 1966.

Escalações

Sérvia (4-2-3-1): Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Milivojevic e Matic; Tadic, Milinkovic-Savic e Ljajic; Mitrovic. Técnico: Mladen Krstajic.

Brasil (4-1-4-1): Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Previsão

O duelo envolvendo Sérvia e Brasil nos promete enormes emoções, afinal, trata-se de um jogo decisivo, que definirá o futuro de ambos na Copa da Rússia, por esta razão, não descarto um confronto bastante pegado e enérgico.
A missão da Sérvia é extremamente complicada, uma vez que ela precisará superar o Brasil, apontado como um dos grandes favoritos ao título do torneio. A tarefa da equipe de Mladen Krstajic se torna ainda mais indigesta ao sabermos que os brasileiros foram vazados somente duas vezes nos últimos dez compromissos, portanto, é correto afirmar que os pentacampeões mundiais têm uma defesa praticamente intransponível. Desta forma, caberá aos Bálcãs confiar no talento individual de Sergej Milinkovic-Savic, além do oportunismo de Aleksandar Mitrovic, para que um possível ‘milagre’ aconteça no Spartak Stadium.
Enquanto isso, o Brasil tem como principal objetivo terminar a primeira fase da Copa na liderança da tabela, e para que esta meta se concretize, ele terá que ganhar. Não creio que a seleção brasileira atuará de maneira conservadora, até porque essa não é uma característica do time de Tite, formado por atletas tecnicamente acima da média.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o Brasil derrotará a Sérvia nesta quarta-feira em Moscou, e consequentemente, se qualificará como líder do grupo E.
Palpite: Brasil 1 x 0 Sérvia.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu