Holanda x Alemanha

Na tarde deste sábado, teremos um dos duelos mais aguardados da 3ª rodada da Liga das Nações da UEFA. Me refiro ao confronto entre Holanda x Alemanha, que se enfrentarão a partir das 15:45 (de Brasília), na arena Johan Cruijff, em Amsterdam.

Holanda

Depois de conseguir a façanha de ficar fora tanto da Eurocopa 2016 quanto da Copa do Mundo 2018, a Holanda segue buscando resgatar o prestígio no mundo da bola. Para que isso aconteça, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) elaborou um projeto de renovação da seleção nacional, e o nome escolhido para comandar a Laranja Mecânica nesta nova empreitada foi o experiente treinador Ronald Koeman.
Acontece, que logo em sua estreia como treinador da Holanda em uma competição oficial, o técnico Ronald Koeman já teve a indigesta tarefa de enfrentar a França, atual campeã mundial, fora de casa, pela 1ª rodada da Liga das Nações da UEFA. Como já era esperado, os franceses derrotaram os holandeses por 2 a 1 no Stade De France. Apesar do resultado negativo, os pupilos de Ronald Koeman realizaram uma boa partida e poderiam facilmente ter saído de campo com um empate ou até mesmo com uma vitória, uma prova disso, é que o gol salvador de Olivier Giroud foi marcado somente aos 30 minutos da etapa final do jogo.

O início de Ronald Koeman à frente da seleção holandesa é razoável, visto que a ele coleciona
O início de Ronald Koeman à frente da seleção holandesa é razoável, visto que ele coleciona e 2 vitórias, 2 empates 2 derrotas no comando da Laranja Mecânica até aqui.

Alemanha

Enquanto isso, a Alemanha desembarca na capital holandesa buscando recuperar a confiança perdida após a sua bisonha participação no Mundial da Rússia. Para quem não se recorda, os alemães foram eliminados na primeira fase da Copa, depois de perderem do México (1 x 0) e da Coréia do Sul (2 x 0), enquanto a única vitória dos comandados de Joachim Low no torneio (sobre a Suécia por 2 a 1) foi conquistada somente aos 50 minutos do segundo tempo, graças ao gol de falta de Toni Kroos. Mesmo depois do fiasco nos gramados russos, a Federação Alemã de Futebol (DFB) optou em manter o treinador Joachim Low na direção da Die Mannschaft.
Como não poderia deixar de ser, a estreia da Alemanha na Liga das Nações da UEFA, que foi também a primeira partida da Die Mannschaft pós-Copa, estava tomada por uma enorme onda de tensão e nervosismo, porém os tetracampeões mundiais conseguiram controlar os ânimos e empataram sem gols com a França na Allianz Arena.   

A Alemanha chega bastante desfalcada para encarar a Holanda em Amsterdam, sendo que dentre os principais deles, está o meia Marco Reus, do Borussia Dortmund.
A Alemanha chega bastante desfalcada para encarar a Holanda em Amsterdam, sendo que dentre os principais desfalques, está o meia Marco Reus, do Borussia Dortmund.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 40 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Alemanha que contabiliza 15 vitórias mediante 10 triunfos da Holanda, ao passo que o empate prevaleceu em outras 15 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em uma partida amistosa realizada em 2012, que terminou empatada em 0 a 0. Já o último duelo entre eles válido por torneios oficiais, aconteceu em Kharkiv (Ucrãnia), pelo grupo B da Eurocopa 2012. Na ocasião, a Alemanha bateu a Holanda por 2 a 1, com gols de Mario Gomez (dois gols) para os alemães, à medida que Robin van Persie descontou a favor dos holandeses.
Vale ressaltar ainda, que a Alemanha está invicta nos últimos seis compromissos diante da Holanda, somando três vitórias e três empates neste período. Para se ter uma ideia, a Holanda não vence a Alemanha desde 2002, época em que a Laranja Mecânica derrotou a Die Mannschaft por 3 a 1.

Holandeses e alemães já decidiram até uma final de Copa do Mundo. Trata-se do Mundial de 1974, que teve a Alemanha como campeã e a Holanda como vice (2 x 1).
Holandeses e alemães já decidiram até uma final de Copa do Mundo. Trata-se da decisão do Mundial de 1974, que teve a Alemanha como campeã e a Holanda como vice (2 x 1).

Escalações

Holanda (4-3-3): Cillessen; Tete, de Ligt, van Dijk e Blind; Propper, Wijnaldum e Frenkie de Jong; Promes, Memphis Depay e Babel. Técnico: Ronald Koeman.

Alemanha (4-2-3-1): Neuer; Kimmich, Jérôme Boateng, Hummels e Hector; Toni Kroos e Rudy; Muller, Draxler e Leroy Sané; Timo Werner. Técnico: Joachim Low.

Previsão

O embate entre Holanda x Alemanha, reunirá duas tradicionais seleções do futebol mundial, que curiosamente, estão vivendo fases conturbadas. Por esta razão, é correto afirmar que teremos um jogo interessantíssimo na tarde deste sábado.
Os holandeses precisam urgentemente somar seus primeiros três pontos na Liga das Nações da UEFA, ou então, o conjunto de Ronald Koeman correrá um sério risco de cair para a Segunda Divisão do torneio, algo que deixaria a imagem da Holanda ainda mais desgastada.
Do outro lado, a Alemanha ficaria extremamente contente com um empate, afinal, com este resultado os alemães permaneceriam na vice-posição de seu grupo. Além disso, os tetracampeões mundiais teriam a oportunidade de decidir a classificação à próxima fase do torneio em casa, diante de sua torcida. Por este motivo, acredito que a Die Mannschaft atuará de forma conservadora e valorizando demasiadamente a posse de bola.
Levando em consideração todos estes aspectos, creio que a Alemanha voltará de Amsterdam com uma vitória na bagagem.
Palpite: Holanda 0 x 1 Alemanha.

 

Deixar um comentário

Menu