Alívio nas Laranjeiras

Emocionante, assim podemos descrever a vitória do Fluminense sobre o América Mineiro por 1 a 0 na tarde de ontem (02), resultado este, que garantiu a permanência da equipe das Laranjeiras na elite do futebol brasileiro, e consequentemente, levou ao êxtase os mais de 30 mil tricolores presentes no Maracanã.

Momento delicado

O embate do Fluminense diante do América Mineiro era literalmente de vida ou morte aos cariocas, afinal, uma derrota levaria o time quatro vezes campeão nacional ao longo da história, à Série B do Campeonato Brasileiro em 2019. Por esta razão, os torcedores do Fluzão compareceram em peso ao Maracanã para apoiar o Tricolor das Laranjeiras na última rodada do Brasileirão. Vale ressaltar, que o Nense estava há oito jogos consecutivos sem vencer e nem marcar gols. Além disso, no meio de semana, ele havia sido eliminados das semifinais da Copa Sul-Americana pelo Atlético Paranaense, motivo que causou a demissão do treinador Marcelo Oliveira do comando técnico da equipe por parte da diretoria. Diante deste trágico cenário, fica evidente que o Fluminense vivia uma crise sem precedentes, logo, permanecer na Série A seria uma tarefa bastante árdua.

Marcelo Oliveira foi demitido às vésperas da "decisão" do Fluminense frente o América-MG.
Marcelo Oliveira foi demitido às vésperas da “decisão” do Fluminense frente o América-MG, na última rodada do Brasileirão 2018.

Primeiro tempo tenso

Sob o comando do interino Fábio Moreno, o Fluzão entrou em campo extremamente pressionado, e isso ficou visível para quem estava acompanhando a partida, dado que a bola queimava no pé dos jogadores cariocas. Tentando se aproveitar do momento conturbado dos anfitriões, os visitantes foram pra cima, e aos 26 minutos, o Coelho teve um pênalti marcado a seu favor. Todavia, foi aí que brilhou a estrela do goleiro Júlio César, que defendeu a penalidade batida pelo atacante Luan, ex-Palmeiras. Por ironia do destino, aos 38 minutos, Luan parou novamente diante da “muralha” tricolor, desperdiçando uma chance de ouro para abrir o marcador. Como diz o velho ditado do futebol: “quem não faz, toma”, o Fluminense que havia chegado pouquíssimas vezes ao gol de João Ricardo, inaugurou o placar do Maracanã aos 41 minutos, graças ao tento de Richard, após bela cobrança de escanteio de Marlon.

O goleiro Júlio César entrou para a história do Fluminense depois de defender o pênalti de Luan, e evitar que o América Mineiro abrisse o placar no Maracanã.
O goleiro Júlio César entrou de uma vez por todas na história do Fluminense depois de defender o pênalti de Luan, e evitar que o América Mineiro abrisse o placar no Maracanã.

Festa no Maracanã

Com a desvantagem no placar, o América-MG foi obrigado a atacar o Fluminense, assim, o Coelho quase empatou a partida aos seis minutos, com Paulão, e aos sete, com Matheusinho, dando dois grandes sustos nos anfitriões. No entanto, o Fluzão respondeu aos 16 minutos, quando Luciano cabeceou uma bola no travessão de João Ricardo. A partir dos 30 minutos, os mineiros foram pro tudo ou nada, porém não tiveram êxito em nenhuma das tentativas seguintes. No final das contas, o América que finalizou mais vezes que ao gol do Fluminense (7 x 4), que obteve mais posse de bola (58% a 42%), e que trocou mais passes do que os cariocas (396 a 300), saiu de campo rebaixado à segunda divisão. Enquanto isso, o Tricolor das Laranjeiras encerrou a sua participação no Brasileirão 2018 ocupando a 12ª posição da tabela com 45 pontos ganhos, colecionando 12 vitórias, 9 empates e o montante de 17 derrotas em 38 rodadas disputadas pela competição, obtendo a pífia marca de 39,5% de aproveitamento através desta campanha.

O gol de Richard sobre o América Mineiro, encerrou o jejum de 802 minutos sem marcar um gol.
O gol de Richard sobre o América Mineiro encerrou o jejum do Fluminense de permanecer 802 minutos sem marcar um gol.

2019 está logo aí

Depois de um 2018 lamentável, o Fluminense teve como prêmio de consolação, a classificação à Copa Sul-Americana, ou seja, muito pouco para um time dessa grandeza. Aliás, 2019 já começou para o Tricolor Carioca, tanto é, que os atletas Gum, Digão, Richard, Ayrton Lucas e Marcos Junior não continuarão na equipe, isto significa que teremos outra debandada no final deste ano, assim como ocorreu no ano passado, época em que jogadores como Diego Cavalieri, Henrique, Welington Silva, Marquinho, entre outros, foram demitidos pela diretoria. Por conta da péssima gestão, o alvo da torcida segue sendo o presidente Pedro Abad, considerado o maior responsável pela triste situação do clube. Entretanto, o dirigente deixou bem claro na entrevista coletiva concedida após a partida contra o América-MG, que não tem a intenção de deixar a presidência do Flu, mesmo sofrendo pressão em virtude de um processo de impeachment. No momento, só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos, que prometem ser bastante agitadas pelos lados das Laranjeiras!

 

Deixar um comentário

Menu