O retorno de Cuca ao Morumbi

Quinze anos após a sua última passagem pelo São Paulo, o treinador Cuca está de volta ao Morumbi, trazendo consigo uma esperança que há tempos não era vista no Tricolor Paulista, tudo proveniente do ótimo trabalho realizado pelo técnico no clube em 2004.

Começar o ano apostando que o inexperiente André Jardine tivesse capacidade suficiente para levar o São Paulo à fase de grupos da Copa Libertadores, foi o maior erro da diretoria do clube. Depois da anunciada queda na fase pré-eliminatória do torneio continental, os dirigentes tricolores enfim deram início ao planejamento da temporada, algo que deveria ter sido feito após o término do Brasileirão 2018, visto que naquele momento, a equipe paulista já sabia que teria partidas decisivas logo em janeiro de 2019. Na tentativa de corrigir os erros e recuperar o tempo perdido, o diretor de futebol, Raí, juntamente com o presidente Leco, anunciaram Cuca, como o novo treinador do São Paulo.

O anúncio agradou bastante os torcedores são-paulinos, afinal, a primeira passagem de Cuca pelo Tricolor Paulista, há 15 anos, foi ótima, embora o treinador não tenha conquistado nenhum título à frente da equipe. Para quem não se lembra, a temporada de 2004 marcou a volta do São Paulo à Copa Libertadores depois de uma década ausente na competição, e foi justamente naquele ano, em que o então presidente do clube, Marcelo Portugal Gouvêa, decidiu contratar Cuca, que por sua vez, havia realizado um excelente Campeonato Brasileiro comandando o Goiás.

Cuca foi o treinador que implementou a formação 3-5-2 no São Paulo. Atuando com este sistema, o Tricolor ganhou uma série de títulos.
Cuca foi o treinador que implementou o 3-5-2 no São Paulo. Atuando com esta formação, o Tricolor ganhou uma série de títulos nos anos seguintes.

O bom trabalho de Cuca no São Paulo ficou marcado por conta do ótimo time montado pelo treinador, que na época, trouxe ao Morumbi atletas como Cicinho, Fabão, Rodrigo, Danilo, Marquinhos, Vélber e Grafite. Vale ressaltar, que Cuca levou o Tricolor às semifinais da Copa Libertadores 2004, parando diante do Once Caldas, que posteriormente, sagrou-se campeão do torneio. No dia 01 de setembro daquele mesmo ano, Cuca pediu demissão, e em seu lugar, entrou Émerson Leão, que conduziu aquela mesma equipe ao título do Paulistão 2005. Em seguida, Paulo Autuori comandou-a nas conquistas da Copa Libertadores (2005) e do Torneio Mundial (2005).

Outro detalhe que marcou os são-paulinos, foi o fato de Cuca ter implantado no time, o sistema 3-5-2, composto por três zagueiros, dois alas que eram praticamente pontas, dois volantes, um meia, e dois atacantes. Esta formação trouxe uma enorme consistência ao São Paulo, principalmente no setor defensivo. Não à toa, a equipe campeã do Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Mundial, em 2005, e o time tricampeão brasileiro em 2006, 2007, e 2008, continuaram utilizando este mesmo esquema, logo, o último período de glórias vivido pelo São Paulo foi jogando no 3-5-2 de Cuca.

Na primeira passagem de Cuca pelo São Paulo, ele colecionou 30 vitórias, 8 empates e 13 derrotas, em 51 jogos, obtendo assim, 64% de aproveitamento.
Na primeira passagem de Cuca pelo São Paulo, ele colecionou 30 vitórias, 8 empates e treze derrotas em 51 jogos, obtendo assim, 64% de aproveitamento no comando tricolor.

No entanto, alguns aspectos negativos chamaram a atenção na passagem de Cuca pelo Morumbi, dentre eles, o desentendimento do treinador com Rogério Ceni, aliás, este veio a ser um dos principais motivos de sua saída do clube em plena temporada. Além do goleiro, a relação do técnico com outros jogadores como por exemplo, Diego Lugano e Grafite, também não era boa. Todavia, a amizade entre Cuca e os diretores são-paulinos nunca deixou de existir, basta lembrarmos que o seu vínculo com o presidente Leco, conselheiro em 2004, é bom até hoje.

Diante de todas estas informações, fica evidente que o carinho de Cuca pelo São Paulo e do São Paulo por Cuca é antigo, o que nos leva a crer que o futuro do Tricolor do Morumbi será bastante próspero, sobretudo porque o treinador campeão da Copa Libertadores 2013 pelo Galo, tem bagagem de sobra para lidar com a pressão que assola o tricampeão mundial nos últimos anos. Muitos estão questionando a diretoria são-paulina por colocar Cuca exatamente na fase decisiva do Campeonato Paulista, quando o time apresentou uma melhora considerável sob o comando do interino Vágner Mancini.

Entretanto, o fato do novo comandante tricolor estrear numa semifinal, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, não mudará em nada o resultado final da partida, dado que Vágner Mancini também estará presente no banco de reservas. O que se espera mesmo, é que Cuca monte uma equipe competitiva, organizada, e que brigue por títulos, assim como ele fez no Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, Palmeiras, no próprio São Paulo. Para finalizar, não nos restam dúvidas de que esta será a primeira vez, desde a saída de Muricy Ramalho em meados de 2015, que um treinador bem quisto pelos torcedores são-paulinos, trabalhará no clube do Morumbi, isso explica a enorme euforia da nação vermelha, preta e branca!

 

 

Deixar um comentário

Menu