Bayern x Borussia Dortmund

A Alemanha vai parar na tarde deste sábado, afinal, o Der Klassiker, tradicional clássico entre Bayern Munique e Borussia Dortmund, agitará a 28ª rodada da Bundesliga. O confronto que vale a liderança do torneio, começar a partir das 13:30 (horário de Brasília), na Allianz Arena.

Bayern Munique

Ao contrário dos últimos anos, a temporada do Bayern Munique não está sendo nada fácil, uma prova disso, é que os atuais hexacampeões alemães passaram por um verdadeiro perrengue na última quarta-feira, pois tiveram que suar a camisa para derrotar o modesto, Heindeheim, pelo surpreendente placar de 5 a 4, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Alemanha. Além disso, o Gigante da Baviera perdeu a liderança da Bundesliga justamente na rodada anterior da competição, devido ao empate diante do Freiburg (1 x 1), 12º colocado do torneio, no Schwarzwald-Stadion.
Consequentemente, os comandados de Niko Kovac caíram para a segunda posição na tabela da Bundesliga com 61 pontos, contabilizando 19 vitórias, 6 empates e duas derrotas em 28 jogos disputados, obtendo assim, 75,3% de aproveitamento no campeonato.
Os jogadores, Corentin Tolisso, Arjen Robben e Alphonso Davies estão todos fora de combate, em virtude de suas respectivas lesões.

Criticado por conta da campanha abaixo das expectativas na temporada, o treinador Niko Kovac não tem o futuro definido.
Criticado por conta da campanha abaixo das expectativas na temporada, o treinador Niko Kovac não tem o futuro definido, inclusive, boa parte da torcida do Bayern sonha com a saída do técnico croata.

Borussia Dortmund

Do outro lado, o Borussia Dortmund desembarca na Baviera com a confiança extremamente em alta, isso porque o conjunto auri-negro retomou a liderança da Bundesliga, depois da incrível vitória sobre o Wolfsburg, por 2 a 0, no estádio Signal Iduna Park. Para se ter uma ideia, os dois gols marcados pelo espanhol Paco Alcácer, foram feitos nos acréscimos da segunda etapa da partida, sendo o primeiro aos 45 e o segundo aos 49 minutos. Desta maneira, os pupilos de Lucien Favre conquistaram o seu terceiro triunfo consecutivo no campeonato.
Assim, o Borussia Dortmund chegou aos 63 pontos ganhos na ponta da tabela da Bundesliga, colecionando o total de 19 vitórias, 6 empates e apenas duas derrotas em 27 jogos, atingindo 77,8% de aproveitamento através desta ótima campanha.
O departamento médico auri-negro, vetou a presença dos atletas Achraf Hakimi, Maximilian Philipp e Christian Pulisic, em decorrência de contusões.

O capitão e ídolo da torcida auri-negra, Marco Reus, está sedento para marcar um gol em homenagem ao seu filho, que nasceu na semana passada.
O capitão e ídolo da torcida auri-negra, Marco Reus, está sedento para marcar um gol em homenagem ao nascimento de sua primeira filha, que ocorreu no sábado passado.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 121 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Bayern Munique que soma 55 vitórias mediante 32 triunfos do Borussia Dortmund, ao passo que o empate prevaleceu em outras 34 oportunidades.
O Der Klassiker mais recente, ocorreu em novembro do ano passado no estádio Signal Iduna Park, pela 11ª rodada da atual edição da Bundesliga. Na ocasião, o Borussia Dortmund bateu o Bayern Munique por 3 a 2, com gols de Marco Reus (dois gols) e Paco Alcácer para o lado dos auri-negros, à medida que Robert Lewandowski descontou a favor dos bávaros (dois gols). Entretanto, o último clássico envolvendo os dois rivais alemães, disputado na Allianz Arena, terminou com a goleada do Bayern sobre o Borussia por 6 a 0.
Curiosamente, este também será o embate entre os artilheiros Robert Lewandowski e Paco Alcácer, visto que o atacante polonês lidera a artilharia da Bundesliga com 19 gols, seguido de perto pelo espanhol, que balançou as redes adversárias 16 vezes até aqui.

A última vitória do Borussia sobre o Bayern em Munique, pela Bundesliga, aconteceu em 2014, época em que os auri-negros eram comandados por Jurgen Klopp e os bávaros por Pep Guardiola.
A última vitória do Borussia sobre o Bayern em Munique, pela Bundesliga, aconteceu somente em 2014, época em que os auri-negros eram comandados por Jurgen Klopp e os bávaros por Pep Guardiola.

Escalações

Bayern Munique (4-2-3-1): Neuer; Kimmich, Sule, Hummels e Alaba; Javi Martínez e Thiago Alcântara; Gnabry, Goretzka e Coman; Lewandowski. Técnico: Niko Kovac.

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Burki; Wolf, Akanji, Zagadou e Raphael Guerreiro; Witsel e Delaney; Jadon Sancho, Marco Reus e Larsen; Paco Alcácer. Técnico: Lucien Favre.

Previsão

O Der Klassiker deste sábado é realmente imperdível, pois além da enorme rivalidade existente entre Bayern Munique e Borussia Dortmund, a liderança da Bundesliga também estará em jogo, lembrando que restam apenas sete rodadas para o término da competição, ou seja, o vencedor do clássico estará mais próximo do tão desejado título alemão.
Embora a fase não seja das melhores, considero o Bayern Munique como franco favorito à vitória, afinal, os bávaros atuarão em casa, aonde perderam uma única partida no campeonato até o momento.
Enquanto isso, os auri-negros, venceram seus últimos três compromissos pelo torneio, porém encontrando enormes dificuldades em todos eles. Além disso, o retrospecto recente do Borussia Dortmund como visitante não é convincente, tanto é, que o time de Lucien Favre venceu apenas um dos últimos três jogos realizados fora de seus domínios.
Palpite: Bayern Munique 3 x 1 Borussia Dortmund.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu