Arsenal x Chelsea

Na tarde desta quarta-feira, Arsenal e Chelsea, os eternos rivais londrinos, decidirão em Baku, a exatos 4612 km de distância de Londres, qual deles voltará à Terra da Rainha com a taça da Europa League na bagagem. O clássico começa a partir das 16:00 (horário de Brasília), na capital do Azerbaijão.

Arsenal

O primeiro ano do Arsenal na era pós-Wenger só será considerado bom, caso o time do norte de Londres fature o caneco da Europa League, afinal, a irregularidade foi a marca registrada dos Gunners desde o início da temporada
Quinto colocado na tabela da liga inglesa, o Arsenal esteve muito próximo de conquistar a tão sonhada vaga na Champions League, porém o péssimo desempenho da equipe na reta final da Premier League, impediu que este objetivo fosse alcançado. Para se ter uma ideia, os Gunners venceram somente uma das últimas quatro rodadas do campeonato, colecionando duas derrotas e um empate nos demais compromissos. Além disso, as eliminações diante de Tottenham, nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, e Manchester United, na 4ª Fase da FA Cup, também não foram bem digeridos pelos torcedores. Por este motivo, a permanência de Unai Emery no comando do Arsenal depende única e exclusivamente do resultado da decisão em Baku.
Os jogadores Héctor Bellerín, Rob Holding, Aaron Ramsey, Danny Welbeck, estão todos fora de combate em decorrência de suas respectivas contusões.

O meia Henrikh Mkhitaryan não disputará a final da Europa League, por questões de segurança, já que a Armênia não tem boas relações com o Azerbaidjão.
O meia Henrikh Mkhitaryan não disputará a final da Europa League, por questões de segurança, já que o seu país, a Armênia, não tem boas relações políticas com o Azerbaijão.

Chelsea

Embora o Chelsea tenha terminado a Premier League na terceira posição da tabela, os questionamentos sobre o trabalho do técnico Maurizio Sarri nunca deixaram de existir ao longo da temporada. Não à toa, a continuidade do treinador italiano em Stamford Bridge é incerta, mesmo se os Blues vencerem a Europa League. O provável destino do ex-comandante do Napoli, é a Juventus, que optou pela demissão de Massimiliano Allegri.
Por incrível que pareça, a trajetória de Maurizio Sarri no Chelsea é semelhante a de Rafa Benítez no clube inglês, pois após conquistar o título da Europa League em 2013, o espanhol perdeu o emprego devido ao futebol apresentado pela equipe em campo. Desta maneira, fica evidente que o mandatário dos Blues, Roman Abramovich, prefere ter no banco de reservas um treinador adepto de um estilo de jogo envolvente. Aliás, as saídas de José Mourinho e Antonio Conte também exemplificam esta tese.
O departamento médico do Chelsea vetou a presença dos atletas Antonio Rudiger, N’Golo Kante, Ruben Loftus-Cheek e Callum Hudson-Odoi, em virtude de lesões.

Olivier Giroud é o artilheiro da Europa League, ao lado de Luka Jovic, com dez gols. O atacante francês renovou seu contrato por mais um ano (até 2020) com o Chelsea.
Olivier Giroud é o artilheiro da Europa League, ao lado de Luka Jovic, com dez gols. Nesta semana, o atacante francês estendeu o seu contrato por mais um ano (até julho de 2020) com o Chelsea.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 197 vezes na história, e a vantagem é do Arsenal que soma 76 vitórias mediante 63 triunfos do Chelsea, ao passo que o empate prevaleceu em outras 58 oportunidades.
Na atual temporada, Arsenal e Chelsea se encontraram em duas ocasiões (pela Premier League), sendo que tanto os Gunners quanto os Blues, venceram uma partida cada.
Vale ressaltar ainda, que Unai Emery é o treinador que mais vezes ganhou a Europa League até aqui, visto que o técnico do Arsenal foi tricampeão da competição pelo Sevilla entre os anos de 2014 a 2016. Enquanto isso, o técnico do Chelsea, Maurizio Sarri, jamais ergueu um troféu ao longo de sua carreira.
Curiosamente, esta será o último jogo do goleiro Peter Cech como atleta profissional. Ídolo dos Blues, o tcheco defendeu as cores do Chelsea 494 vezes, e fará a sua partida de número 139 com a camisa do Arsenal.
Para finalizar, jamais poderíamos deixar de mencionar que o Chelsea corre em busca de sua segunda taça da Europa League (venceu na temporada 2012/13), à medida que o Arsenal nunca conquistou o torneio continental.

Jamais dois clubes ingleses disputaram a decisão da Europa League, desde a criação do torneio em 1971 (antiga Copa da UEFA).
Esta será a primeira decisão entre clubes ingleses na Europa League desde a final da edição 1971/72 do torneio europeu (antiga Copa da UEFA), que teve como protagonistas os times de Tottenham e Wolverhampton.

Escalações

Arsenal (3-4-1-2): Cech; Koscielny, Sokratis e Mustafi; Kolasinac, Xhaka, Torreira e Maitland-Niles; Ozil; Aubameyang e Lacazette. Técnico: Unai Emery.

Chelsea (4-3-3):  Kepa Arrizabalaga; Azpilicueta, Christensen, David Luiz e Marcos Alonso; Kovacic, Jorginho e Barkley; Pedro, Giroud e Hazard. Técnico: Maurizio Sarri.

Previsão

É incrível a similaridade entre Arsenal e Chelsea neste momento, isso porque os dois times iniciaram a temporada com novos treinadores no comando, mudando totalmente a filosofia de jogo que há anos estavam vigentes nos times, a começar pelos Gunners, impregnados com o estilo de Arsène Wenger, enquanto os Blues, adotando uma proposta mais conservadora desde a Era José Mourinho.
Ao analisarmos as campanhas dos rivais londrinos na Premier League, também constatamos que o nível dos dois oponentes se equivale dentro das quatro linhas. Não à toa, o Chelsea encerrou a sua participação na terceira posição da tabela contabilizando 72 pontos, apenas dois à frente do quinto colocado, Arsenal (70 pontos), lembrando que cada equipe obteve um triunfo sobre a outra na atual temporada.
A pressão sobre os treinadores Unai Emery e Maurizio Sarri é enorme, e somente a conquista de um título amenizaria a situação de ambos nos clubes. Entretanto, como o Arsenal jamais venceu o torneio e ainda não está garantido na próxima edição da Champions League, certamente uma derrota causaria maiores estragos para o conjunto do norte de Londres.
Palpite: Arsenal 1 x 1 Chelsea.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu