A grande decisão da Champions League determinou o encerramento da temporada 2018/19 do futebol europeu. E como não poderia deixar de ser, diversos jovens atletas se destacaram em seus respectivos clubes, tanto é, que eles já estão no radar de gigantes do Velho Continente.
A temporada 2018/19 ficará marcada eternamente na história do futebol europeu, afinal, ela foi bastante intensa e repleta de momentos realmente magistrais, basta recordarmos da incrível série de viradas inusitadas na fase mata-mata da Champions League. E porque não citar a grande batalha travada entre Manchester City e Liverpool pelo título da Premier League, ou então, a façanha alcançada pelo Valencia, que ergueu o caneco da Copa do Rei justamente no ano de seu centenário ao derrotar o poderoso Barcelona, que brigava pelo pentacampeonato do torneio.
Posso destacar também, o excelente segundo turno realizado pelo Benfica, que culminou com a conquista da Primeira Liga por parte do conjunto lisboeta, e obviamente, o Ajax, dono de um estilo de jogo que encantou o mundo, e no final das contas, com méritos encerrou o jejum de quatro anos sem vencer a Eredivisie. E para finalizar, é meu dever mencionar a Bundesliga, que depois de muitos anos, teve os rivais Bayern Munique e Borussia Dortmund lutando pelo caneco alemão até a última rodada. Diante deste cenário, é evidente que algumas jovens revelações se sobressaíram, terminado a temporada extremamente valorizados. Abaixo, relacionamos quem são estes novatos, confira:
Éder Militão
Contratado pelo Porto junto ao São Paulo no início da temporada, o jovem zagueiro/lateral-direito de 21 anos de idade, brilhou defendendo as cores do time português. Não à toa, os Dragões foram donos da melhor defesa da Primeira Liga (20 gols sofridos em 34 jogos), superando inclusive o campeão, Benfica. As atuações da dupla de zaga, Felipe e Éder Militão foi tão boa, que ambos foram vendidos por cifras milionárias para Atlético Madrid e Real Madrid, respectivamente.
Futuro: contratado pelo Real Madrid por R$ 215 milhões.
Frenkie de Jong
O volante holandês de 22 anos foi um dos grandes destaque da equipe de Erik ten Hag, aliás, sem ele dificilmente o Ajax chegaria nas semifinais da Champions League, e teria feito a dobradinha na Holanda (Campeonato + Copa). Dono de um talento indiscutível, de Jong é versátil, marca, passa, dribla, preenche os espaços do meio-campo, tem ótima visão de jogo, e finaliza muito bem de longa distância. Todas estas qualidades despertaram o interesse de muitos clubes europeus, dentre eles, o Barcelona, que acertou a sua transferência junto ao time de Amsterdam.
Futuro: vendido ao Barcelona por R$ 325 milhões.
Luka Jovic
O sérvio de 21 anos foi, certamente, a sensação da Bundesliga na atual temporada. Embora o Eintracht Frankfurt tenha terminado a competição ocupando somente o sétimo posto da tabela, Luka Jovic encerrou o campeonato somando o montante de 17 gols, permanecendo atrás apenas do artilheiro, Robert Lewandowski, autor de 22 tentos, e de Paco Alcácer, vice-artilheiro, com 18. No geral, o atacante esteve em campo 47 vezes, pelas quais balançou as redes adversárias em 27 oportunidades. O faro de gol apurado, aliado ao seu ótimo posicionamento, força, e presença de área, encantaram o Real Madrid, seu novo clube a partir de agora.
Futuro: vendido ao Real Madrid por 306 milhões.
Jadon Sancho
Considerado uma das maiores jóias do futebol mundial, Jadon Sancho chegou ao Borussia Dortmund em 2017, devido ao seu excelente desempenho nas categorias de base do Manchester City e da seleção inglesa. Aos poucos, o ponta-esquerda foi encantando os torcedores auri-negros por conta de sua velocidade, habilidade, controle de bola e ótimo passe. O sucesso do novato de 19 anos foi tanto na equipe alemã, que ele herdou a camisa 7 de Ousmane Dembélé, sendo que ninguém sentisse a falta do francês. Sancho foi o líder de assistências de seu time no campeonato, dando 17 passes que resultaram em gol.
Futuro: está na mira do Manchester United, porém tem contrato com o Borussia Dortmund até 2022.
Krzysztof Piatek
O sucessor de Robert Lewandowski na seleção polonesa, assim é conhecido o jovem atacante de 23 anos de idade. Depois de um início avassalador pelo Genoa, clube pelo qual marcou 19 gols em 21 partidas, o polonês transferiu-se ao Milan em janeiro deste ano, após os rossoneros emprestarem o argentino Gonzalo Higuaín ao Chelsea. Pelo rubro-negro de Milão, Piatek foi às redes 9 vezes em 18 jogos, terminando a temporada bastante em alta.
Futuro: com contrato vigente até 2023, Krzysztof Piatek está no radar do Bayern Munique.
João Félix
O brasileiro Jonas sofreu em virtude de uma lesão nas costas, e também, pelo fato de sua idade avançada (35 anos). Desta maneira, restou ao Benfica recorrer às categorias de base, de onde “brotou” João Félix. Logo em seu segundo jogo no time principal, o atacante de 19 anos, marcou um gol no clássico contra o Sporting, tornando-se rapidamente um ídolo dos torcedores benfiquistas. A temporada de João Félix foi tão brilhante (20 gols em 46 jogos), que o português já integra a seleção principal de Portugal.
Futuro: está em conversas com a Juventus, mas seu contrato com o Benfica é válido até 2023.
Matthijs de Ligt
Outra grande revelação do time de Erik ten Hag, semifinalista da Champions League. Apesar da pouca idade (19 anos), Matthijs de Ligt aparenta ser um veterano dentro de campo, em decorrência de sua postura, posicionamento, desarme, jogo aéreo e velocidade. Logo, fica mais fácil compreender porque Virgil van Dijk e Matthijs de Ligt formam uma das melhores duplas de zaga do mundo pela seleção holandesa. Pela formidável temporada que fez, com certeza o zagueiro não ficará no Ajax, clube com o qual tem contrato até 2021, e já posso até cravar de antemão, que ele passará a ser o zagueiro mais caro da história, superando assim, o compatriota do Liverpool.
Futuro: Barcelona, Manchester United e Juventus travam uma intensa batalha por Matthijs de Ligt.
David Neres
Por último, mais um brasileiro integra a lista de jovens revelações do futebol europeu na temporada, trata-se de David Neres, também do Ajax. Por incrível que pareça, os primeiros quatro meses do ex-atleta do São Paulo pelo time holandês não foram bons, por esta razão, a diretoria do clube até cogitou negociá-lo com o futebol chinês. Todavia, com a virada do ano David Neres literalmente ressurgiu das cinzas, e acabou sendo uma das principais peças da equipe de Erik ten Hag, marcando gols decisivos nos duelos contra Real Madrid e Juventus, ambos pela Champions League. Com apenas 22 anos de idade, ele ainda tem contrato até 2022.
Futuro: será na Inglaterra, resta saber se ele jogará por Liverpool, Chelsea ou Arsenal.