O estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, será o palco do confronto desta quinta-feira (15:45, horário de Brasília) entre Holanda x Inglaterra, que vale vaga na grande decisão da Liga das Nações da UEFA.
Holanda
Após vivenciar momentos realmente turbulentos nos últimos anos, que culminaram com a não participação tanto na Eurocopa 2016 quanto na Copa do Mundo de 2018, enfim o futebol holandês voltou a respirar, basta citarmos a incrível campanha do Ajax, semifinalista na Champions League, e da própria Laranja Mecânica, que está a um passo da final da Liga das Nações da UEFA. Aliás, a trajetória dos comandados de Ronald Koeman para chegarem na semifinal do torneio europeu não foi nada fácil, visto que eles estavam situados no mesmo grupo que Alemanha e França, isto é, as duas últimas campeãs mundiais.
O grande objetivo de Ronald Koeman desde que o ex-técnico do Everton assumiu a Holanda em 2018, era classificar a Laranja Mecânica à Eurocopa 2020, mas certamente a conquista da Liga das Nações da UEFA seria bastante comemorada pelos holandeses, uma vez que este seria o primeiro título da Oranje considerando as últimas três décadas.
Inglaterra
Do outro lado, a seleção da Inglaterra segue a sua incessante luta pela conquista de um título, algo que não acontece desde 1966, quando os Três Leões ergueram o caneco da Copa do Mundo, disputada em solo inglês naquela oportunidade. Embora os ingleses sejam donos da liga mais poderosa do planeta, a Premier League, o English Team jamais convenceu jogando um futebol vistoso dentro de campo, muito pelo contrário, o selecionado britânico é mais conhecido por seus fracassos ao longo da história.
No entanto, a Inglaterra vem atravessando uma ótima fase desde a chegada de Gareth Southgate ao comando técnico da seleção, tanto é, que os ingleses conseguiram a façanha de chegar nas semifinais da Copa do Mundo da Rússia em 2018, quando caíram diante da Croácia (2 x 1), em Luzhniki. E posteriormente, pela Liga das Nações da UEFA, eles superaram as seleções de Espanha e Croácia, terminando a primeira fase da competição como líderes do grupo 4. Deste modo, os pupilos de Gareth Southgate disputarão a sua segunda semifinal em um curto espaço de um ano.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 21 vezes ao longo da história, e o equilíbrio é a marca registrada deste embate, dado que ingleses e holandeses colecionam seis vitórias cada um até aqui, à medida que o empate prevaleceu em outras nove oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em uma partida amistosa, realizada no ano passado, em Amsterdam. Na ocasião, a Inglaterra bateu a Holanda pelo placar mínimo, graças ao gol de Jesse Lingard. Entretanto, este foi o único triunfo dos ingleses sobre os holandeses somando os últimos oito duelos entre eles, lembrando que a Holanda venceu três, enquanto os quatro demais compromissos das seleções neste período terminaram com a igualdade no marcador.
Curiosamente, a Holanda não ergue o caneco de uma competição oficial da FIFA desde 1988, ano em que a Laranja Mecânica faturou a Eurocopa. Já a Inglaterra, é dona de um tabu ainda maior, afinal, o troféu da Copa do Mundo de 1966, foi o último vencido pelos Três Leões.
Escalações
Holanda (4-3-3): Cillessen; Dumfries, van Dijk, de Ligt e Daley Blind; van de Beek, de Jong e de Roon; Bergwijn, Depay e Babel. Técnico: Ronald Koeman.
Inglaterra (4-3-3): Pickford; Walker, Stones, Maguire e Chillwell; Barkley, Declan Rice e Eric Dier; Jadon Sancho, Rashford e Sterling. Técnico: Gareth Southgate.
Previsão
O tradicional embate entre Holanda x Inglaterra, reunirá duas seleções que há anos não vencem um torneio oficial, por este motivo, ambas estão sedentas para serem as primeiras campeãs da Liga das Nações da UEFA, competição criada pela FIFA para preencher a lacuna deixada nos períodos pós Mundiais.
Apesar do equilíbrio ser marcante neste confronto, a Inglaterra vem encontrando bastante dificuldades quando enfrenta a Holanda. Não à toa, os ingleses ganharam apenas duas das últimas 14 partidas frente os holandeses. Além disso, a última dobradinha dos Três Leões sobre a Laranja Mecânica, ocorreu somente em 1946.
Na minha opinião, Holanda e Inglaterra já merecem aplausos por terem chegado nas semifinais da Liga das Nações da UEFA, sobretudo porque elas estavam situadas em grupos bastante complicados, aonde inclusive, eram consideradas zebras. Logo, os trabalhos de Ronald Koeman e Gareth Southgate também devem ser exaltados, independente do resultado em Guimarães.
Palpite: Holanda 1 x 0 Inglaterra.