O atacante que não marca gols

O atacante da Seleção Brasileira, Gabriel Jesus, está se especializando cada vez mais em não marcar gols, visto que o camisa nove de Tite já não havia balançado as redes na Copa do Mundo de 2018, e não contente, caminha firme e forte para passar a Copa América também em branco.

A Copa do Mundo de 2018 foi um verdadeiro desastre para alguns atletas brasileiros, a começar por Neymar, que ganhou mundialmente a fama de cai-cai, em decorrência de suas excessivas simulações de faltas durante os jogos. Outro jogador que voltou da Rússia com uma imagem negativa, foi o atacante Gabriel Jesus, que nos cinco jogos disputados pelo torneio, não marcou nenhum mísero gol. Aliás, ele foi o primeiro camisa nove do Brasil que alcançou o feito de não ter balançado as redes adversárias na fase de grupos da competição ao longo da trajetória.

Mesmo diante desta escassez de gols, o teimoso técnico Tite garantia a permanência de Gabriel Jesus entre os titulares da equipe, mantendo Roberto Firmino sempre no banco de reservas. Aliás, o atacante do Liverpool que não iniciou nenhuma das quatro partidas em que esteve em campo pelo Brasil no Mundial de 2018, deixou a sua marca no triunfo da Seleção Brasileira frente o México (2 x 0), pelas oitavas de final do torneio. O final dessa história todos nós já sabemos, Tite e Gabriel Jesus naufragaram juntos na Rússia, voltando ao País sendo bastante criticados pela imprensa, de forma totalmente justa na minha opinião.

O reserva Roberto Firmino marcou um gol nos 81 minutos que defendeu o Brasil na Copa de 2018. Enquanto isso, o titular Gabriel Jesus passou em branco nos 407 minutos em que esteve em campo pela seleção de Tite.
O reserva Roberto Firmino, marcou um gol nos 81 minutos que defendeu o Brasil na Copa de 2018. Enquanto isso, o titular Gabriel Jesus, passou em branco nos 407 minutos em que esteve em campo pela seleção de Tite na Rússia.

Acontece, que depois de não marcar gols na Copa do Mundo de 2018, Gabriel Jesus continua querendo bater mais recordes pela Seleção Brasileira, uma vez que o jogador do Manchester City ainda não desencantou na Copa América de 2019, lembrando que a fase de grupos do torneio sul-americano já ficou para trás. Vale ressaltar, que o camisa nove iniciou as partidas frente Bolívia e Venezuela, entre os reservas de Tite. Diante dos bolivianos, o atacante jogou somente 25 minutos, enquanto contra os venezuelanos, ele esteve 45 minutos em ação.

Todavia, Gabriel Jesus teve a oportunidade de iniciar o último embate da primeira fase da Copa América entre os titulares de Tite, porém atuando aberto pela ponta direita no lugar de Richarlison. E mesmo com um cenário completamente favorável, diante da fraquíssima seleção peruana, o jovem atleta de 22 anos de idade novamente passou em branco. O pior de tudo, foi que o atacante conseguiu a façanha de desperdiçar uma penalidade nos acréscimos da segunda etapa da partida, quando o Brasil já goleava o Peru por 5 a 0 na Arena Corinthians, portanto, em um momento aonde não existia nenhum tipo de pressão sobre a equipe.

Curiosamente, o último tento marcado por Gabriel Jesus em jogos oficiais pela Seleção Brasileira, ocorreu apenas em 2017, no confronto frente o Chile, pela rodada final das Eliminatórias da Copa de 2018. Naquela ocasião, o camisa nove fez um gol nos acréscimos da partida, que terminou com a vitória do Brasil por 3 a 0. Contudo, o ex-atacante do Palmeiras ainda é o maior artilheiro da seleção verde e amarela na era Tite, somando 16 gols em 32 jogos (9 gols em amistosos, e 7 pelas Eliminatórias), registrando uma boa média de 0,5 gols por partida. Logo, fica evidente que Gabriel Jesus costuma balançar as redes somente em jogos não tão importantes.

Gabriel Jesus está há exatos 607 minutos sem marcar gols pela Seleção Brasileira, considerando somente jogos por torneios oficiais.
Gabriel Jesus está há exatos 607 minutos sem marcar gols pela Seleção Brasileira, considerando somente jogos oficiais.

Ao analisarmos os números de Gabriel Jesus pelo Manchester City na última temporada, chegamos realmente à conclusão de que o atacante tem como hábito fazer gols em adversários mais fracos, e em jogos considerados fáceis. Pela Premier League (7 gols), por exemplo, o brasileiro marcou nos duelos diante de Huddersfield Town, Everton, Wolverhampton e Crystal Palace. Já pelas copas domésticas (10 gols), ele balançou as redes nas partidas contra Oxford, Burton Albion, Rotherham, Burnley, Brighton e Watford, ao passo que pela Champions League (4 gols), o camisa nove de Tite foi às redes nas goleadas do City frente Shakhtar Donetsk (6 x 0) e Schalke 04 (7 x 0).

Assim, Gabriel Jesus encerrou a temporada 2018/19 colecionando o montante de 21 gols em 47 jogos pelo Manchester City, obtendo bons números levando em conta que o brasileiro é reserva de Sergio Aguero na equipe inglesa. Obviamente, Gabriel Jesus evoluirá bastante ainda, até em virtude de sua pouca idade (22 anos). Além disso, ele está sendo comandado por Pep Guardiola, um dos melhores técnicos do planeta. No entanto, é nítido que o atacante tupiniquim está longe de ser o nome ideal para vestir a memorável camisa nove do Brasil.

A propósito, a Seleção Brasileira que ao longo dos anos teve grandes craques vestindo a camisa nove, como eram os casos de Leônicas, Ademir, Coutinho, Tostão, Reinaldo, Careca, Ronaldo e Adriano, hoje sofre para achar um dono. Não à toa, vemos os veteranos Fred, Ricardo Oliveira e Vágner Love, pintando e bordando no Campeonato Brasileiro. Por essas e outras, cabe ao técnico Tite montar um esquema para Roberto Firmino atuar circulando livremente no ataque, assim como ele faz de maneira tão eficaz no Liverpool, um time que conquistou a Champions League sem utilizar um atacante fixo e um meia de criação.

 

 

Deixar um comentário

Menu