O estádio do Mineirão será o palco do confronto desta terça-feira (02) entre Brasil x Argentina, que vale vaga na grande decisão da Copa América 2019. O duelo envolvendo brasileiros e argentinos começa a partir das 21:30 (horário de Brasília).
Brasil
A Seleção Brasileira vem realizando uma campanha bastante abaixo das expectativas na Copa América até o momento, afinal, os pupilos de Tite conseguiram a façanha de não se classificar com 100% de aproveitamento, lembrando que o Brasil estava situado no grupo mais fácil da competição ao lado das fracas seleções de Bolívia, Venezuela e Peru. Posteriormente, os pentacampeões mundiais só confirmaram a sua vaga nas semifinais do torneio sul-americano, graças ao goleiro Alisson, que brilhou nas penalidades do embate frente o Paraguai pelas quartas de final, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
O ponto forte da Seleção Brasileira continua sendo o setor defensivo da equipe, que não sofreu nenhum gol nos quatro jogos disputados pela Copa América. Outro detalhe interessante, é que Alisson não é vazado há exatos oito compromissos, sendo três pelo Liverpool e cinco pelo conjunto tupiniquim. No geral, o goleiro do Liverpool, permanece há 756 minutos sem ter as redes balançadas.

Argentina
Aos trancos e barrancos, assim a Argentina chegou nas semifinais da Copa América, isso porque a Albiceleste estreou no torneio sendo derrotada por 2 a 0 para a Colômbia, enquanto na partida seguinte, os argentinos tiveram de suar a camisa para arrancar um empate por 1 a 1 contra o Paraguai. Deste modo, os comandados de Lionel Scaloni garantiram a sua classificação nas quartas de final da competição somente na última rodada da fase de grupos, quando eles derrotaram o Catar por 2 a 0 na arena Grêmio.
No entanto, podemos notar uma pequena evolução da Argentina na fase mata-mata da Copa América, já que ela foi a única seleção que avançou às semifinais do torneio sem precisar da disputa das penalidades para confirmar sua vaga, visto que os argentinos bateram a Venezuela por 2 a 0 no estádio do Maracanã, à medida que todos os outros jogos das quartas de final terminaram empatadas sem gols.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram o montante de 104 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Brasil que soma 42 vitórias mediante 37 triunfos da Argentina, ao passo que o empate prevaleceu em outras 25 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados pela Copa América, ocorreu na final da edição de 2007 do torneio, que teve a Venezuela como país sede. Na ocasião, o Brasil derrotou a Argentina por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Roberto Ayala (gol contra) e Daniel Alves.
Entretanto, ao analisarmos todos os duelos entre Brasil x Argentina válidos somente pela Copa América, notamos uma grande vantagem a favor dos argentinos, que contabilizam 15 vitórias contra somente oito dos brasileiros.
Curiosamente, a Seleção Brasileira nunca perdeu da Albiceleste em jogos oficiais disputados em solo brasileiro, registrando oito vitórias e dois empates em dez partidas realizadas. Já considerando jogos amistosos, o Brasil mantém-se invicto há sete partidas diante da Argentina em seus domínios.

Escalações:
Brasil (4-2-3-1): Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro e Artur; Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Everton; Roberto Firmino. Técnico: Tite.
Argentina (4-3-1-2): Armani; Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Leandro Paredes e Acuña; Messi; Lautaro Martínez e Aguero. Técnico: Lionel Scaloni.
Previsão:
O duelo entre Brasil x Argentina teria todos os ingredientes para ser o melhor da Copa América, todavia, o péssimo futebol apresentado pelas duas seleções no torneio, nos leva a crer que acompanharemos outra partida chatíssima.
Obviamente, apontamos a Seleção Brasileira como franca favorita à vitória, afinal, além dos pentacampeões mundiais atuarem em casa, eles são donos de uma equipe extremamente sólida em sua defesa. Vale ressaltar ainda, que o treinador Tite está prestes a completar três anos no comando do Brasil, portanto o técnico gaúcho já teve tempo de sobra para implantar a sua filosofia no time.
Do outro lado, a Argentina vive uma situação totalmente adversa, com o inexperiente Lionel Scaloni à frente da seleção. Tudo culpa da AFA (Associação de Futebol da Argentina) que desde o término da Copa de 2018, não contratou um comandante para dirigir o selecionado argentino. Dentro das quatro linhas, a Albiceleste é tão bagunçada, que até o craque Lionel Messi encontra dificuldades para jogar. Por essas e outras, não me restam dúvidas de que os anfitriões sairão do Mineirão classificados à final.
Palpite: Brasil 2 x 0 Argentina.