O início da maratona cruzeirense

Com o encerramento da Copa América, os clubes brasileiros retomarão nesta semana as suas atividades, e o Cruzeiro terá uma indigesta maratona de jogos pela frente em seu retorno aos gramados, que inclusive, determinará os rumos da Raposa no restante de temporada.

O primeiro semestre do Cruzeiro foi realmente repleto de altos e baixos, afinal, a Raposa realizou uma excelente campanha no Campeonato Mineiro, sagrando-se campeã do estadual sem sofrer um único revés na competição, ou seja, erguendo o caneco de maneira invicta, lembrando que os cruzeirenses bateram o eterno rival, Atlético Mineiro, na decisão. Além disso, os comandados de Mano Menezes avançaram às oitavas de final da Copa Libertadores como líderes do grupo B do torneio, contabilizando cinco vitórias e uma derrota em seis jogos disputados nesta fase.

No entanto, bastou o Campeonato Brasileiro começar, para que o desempenho da Raposa literalmente degringolasse. Para se ter uma ideia, o time mineiro venceu apenas duas das nove primeiras partidas válidas pelo Brasileirão. Os triunfos conquistados pelo Cruzeiro foram diante de Ceará (1 x 0) e Goiás (2 x 1), pela 3ª e 4ª rodadas, respectivamente. De resto, a equipe azul de Belo Horizonte acumulou dois empates (São Paulo e Corinthians), e o montante de cinco derrotas (Flamengo, Internacional, Fluminense, Chapecoense e Fortaleza) nos demais jogos realizados pela competição.

O Cruzeiro não vence há exatos oito jogos, colecionando 5 derrotas e quatro empates neste período.
O Cruzeiro não vence há exatos nove jogos, colecionando 5 derrotas e quatro empates neste período.

Deste modo, o Cruzeiro não conseguiu livrar-se da temível zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro antes da parada do torneio devido a disputa da Copa América. No momento, a equipe mineira ocupa apenas a 18ª posição na tabela do Brasileirão, somando míseros 8 pontos em nove jogos disputados, obtendo 29,6% de aproveitamento através desta pífia campanha. Outro detalhe interessante, é a péssima performance do setor ofensivo da Raposa, que balançou as redes adversárias em nove oportunidades até aqui, registrando a baixa média de um gol marcado por partida.

E não é somente dentro de campo que a fase dos cruzeirenses vai mal, visto que fora das quatro linhas a Raposa vive um clima extremamente conturbado, a começar pelos salários referentes ao mês de junho que encontram-se atrasados, segundo informou o próprio diretor de comunicação do clube, Valdir Barbosa. Ademais, o presidente, Wagner Pires de Sá, o vice, Itair Machado, e o diretor-geral, Sérgio Nonato, continuam sendo investigados pela Polícia Civil por indícios de pagamentos suspeitos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

O Cruzeiro, atual bicampeão da Copa do Brasil, é dono de uma dívida superior a meio bilhão de reais.
O Cruzeiro, atual bicampeão da Copa do Brasil, é dono de uma dívida superior a meio bilhão de reais.

E será assim, tentando superar todas estas adversidades, que o Cruzeiro reestreará na temporada pelas quartas de final da Copa do Brasil, no difícil clássico contra o Atlético Mineiro. Aliás, a sequência de jogos que a Raposa terá neste período pós Copa América, é complicadíssima. Por incrível que pareça, daqui até o final de julho, o time mineiro estará em ação em sete ocasiões, isto é, uma média de um jogo realizado a cada três dias, sendo que o seu primeiro compromisso no mês de agosto, será novamente o clássico contra o Galo. Confira abaixo os próximos confrontos do Cruzeiro:

  • 11/07/2019 – Cruzeiro x Atlético Mineiro – Copa do Brasil
  • 14/07/2019 – Cruzeiro x Botafogo – Brasileirão
  • 17/07/2019 – Atlético Mineiro – Cruzeiro – Copa do Brasil
  • 20/07/2019 – Bahia x Cruzeiro – Brasileirão
  • 23/07/2019 – River Plate x Cruzeiro – Copa Libertadores
  • 27/07/2019 – Cruzeiro x Athletico Paranaense – Brasileirão
  • 30/07/2019 – Cruzeiro x River Plate – Copa Libertadores
  • 04/08/2019 – Atlético Mineiro x Cruzeiro – Brasileirão

Repare que o Cruzeiro enfrentará fortes adversários em todas as competições, a começar pela Copa do Brasil, aonde irá encarar o seu maior rival, Atlético Mineiro, pelas quartas de final do torneio. Já pelo Campeonato Brasileiro, os mineiros terão como oponentes os surpreendentes Botafogo e Bahia, que estão realizando ótimas campanhas, o Athletico Paranaense, uma verdadeira pedra no sapato, além de um novo clássico contra o Galo. E por último, a Raposa disputará um dificílimo duelo frente o River Plate, atual campeão continental, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Diante de todo este cenário, fica evidente que o segundo semestre dos cruzeirenses será pra lá de agitado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

 

 

 

Deixar um comentário

Menu