Os novos galáticos

Quem seria capaz de imaginar que o rótulo de “Galáticos” deixaria de pertencer apenas ao Real Madrid no futebol espanhol? Pois é, este fenômeno aconteceu depois que o Barcelona começou a frequentar intensamente o mercado de transferências nos últimos anos.

O Real Madrid, clube mais vezes campeões da Champions League com 13 taças na bagagem, não é conhecido internacionalmente somente por conta do montante de títulos conquistados. Os merengues também são famosos em virtude de suas astronômicas contratações, que ganharam maior destaque no final da década de 2000, época em que a equipe da capital espanhola, sob o mandato de Florentino Pérez, investia mundos e fundos para trazer astros como Zinedine Zidane, Luís Figo, Ronaldo “Fenômeno”, David Beckham, Michael Owen, Cristiano Ronaldo, Kaká, Gareth Bale, entre outros, formando assim, verdadeiras seleções do futebol mundial.

Enquanto isso, neste mesmo período, o Barcelona, eterno rival do Real Madrid, se vangloriava pelo fato de brigar com os madrilenhos de igual pra igual, sem precisar desembolsar milhões de euros para montar equipes potencialmente poderosas. Uma das principais estratégias utilizadas pelo Barça para não ter a necessidade de ir ao mercado investir pesado na contratação de reforços, sempre foi o excelente trabalho desenvolvido pelo time catalão em suas categorias de base, conhecida como La Masia, lembrando que de lá saíram Pep Guardiola, Carles Puyol, Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Cesc Fàbregas, Gerard Piqué, Sergi Busquets e até mesmo, Lionel Messi.

Contratado junto à Internazionale em 2009, o sueco Zlatan Ibrahimovic foi o primeiro reforço "estelar" do Barça.
Contratado junto à Internazionale em 2009, o sueco Zlatan Ibrahimovic foi o primeiro reforço “estelar” do Barça.

Acontece, que nos últimos anos a quantidade de jovens promessas reveladas em La Masia foi abaixando cada vez mais, isso explica porque o Barça vem, recentemente, investindo tanto em contratações de reforços. Para se ter uma ideia, o Barcelona já tem três jogadores integrando a lista dos dez atletas mais caros da história do futebol. Trata-se de Philippe Coutinho (145 milhões de euros), Ousmane Dembélé (125 milhões de euros), e agora, Antoine Griezmann, a mais nova aquisição blaugrana, que chegou do Atlético Madrid por 120 milhões de euros.

Vale ressaltar ainda, que dos 23 jogadores que compõe o elenco barcelonista, apenas Sergi Roberto, Carles Aleña e o brasileiro Rafinha, são oriundos de La Masia. Enquanto isso, André Onana, Marc Bartra, Marc Muniesa, Martín Montoya, Alejandro Grimaldo, Sergi Samper, Munir El-Haddadi, Bojan Krkic e Gerard Deulofeu, atletas que eram tidos como futuras promessas do Barça, acabaram não vingando, pelo menos no clube catalão.

Philippe Coutinho continua sendo a contratação mais cara da história do Barça, sendo a segunda mais cara da história, atrás somente de Neymar.
Philippe Coutinho é a contratação mais cara do Barça até hoje, sendo a segunda mais alta da história do futebol, atrás somente da negociação envolvendo Neymar e o PSG.

A filosofia do Barcelona de investir pouco dinheiro em contratações ficou realmente no passado, afinal, notamos que somente na atual janela de transferências, o Barça já desembolsou a bagatela de 233 milhões de euros com as vindas de Antoine Griezmann, Frenkie de Jong, e do goleiro Neto. No entanto, este valor está muito longe de bater os 374,5 milhões de euros gastos pelo Barcelona na temporada retrasada, a mais cara da história do clube, quando Philippe Coutinho, Ousmane Dembélé, Paulinho, Nélson Semedo, Gerard Deulofeu e Yerri Mina chegaram ao Camp Nou.

E outro detalhe interessante, é que a agressividade do Barcelona no mercado de transferências aumentou demasiadamente nas últimas temporadas. Considerando apenas a atual década, evidenciamos que o conjunto blaugrana superou a casa dos 100 milhões de euros investidos em compras de atletas em seis oportunidades (2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019), algo que só havia ocorrido uma única vez em toda a história do clube. Me refiro ao ano de 2009, quando o Barça gastou 113,5 milhões de euros em contratações. Por esta razão, acredito que a vinda de Zlatan Ibrahimovic ao Camp Nou, mudou por completo a política dos catalães.

Embora o Barça tenha investido mais de 200 milhões de euros nesta janela, a equipe catalã não está satisfeita, já que ela ainda não conseguiu garantir o seu maior sonho de consumo, Neymar. Após transferir-se ao PSG em 2017, naquela que foi a maior negociação da história (222 milhões de euros), o craque tupiniquim está fazendo o possível e o impossível para regressar ao Camp Nou. Entretanto, este retorno não será nada fácil, sobretudo porque os espanhóis correm um sério risco de serem punidos pela FIFA, devido ao Fair Play financeiro. Assim, a única possibilidade do Barcelona recontratar o atleta brasileiro, é vendendo jogadores com alto valor de mercado, ou seja, uma situação inimaginável até a década anterior, porém totalmente comum nos dias atuais para os novos “Galáticos” da Terra das Touradas.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu