Últimos capítulos da novela Neymar

Com a data de fechamento da janela de transferências se aproximando, a polêmica novela envolvendo Neymar e o PSG, também está próxima de ter um desfecho. Contudo, resta saber se ela terá um final feliz ou triste para ambos.

O desejo de Neymar é deixar o PSG, o atleta brasileiro não esconde isso de ninguém. Aliás, algumas atitudes do camisa 10 da Seleção Brasileira deixam bastante evidente esta vontade, como por exemplo, não se reapresentar com o restante do elenco parisiense para o início da pré-temporada. E podemos recordar de mais atos que demostram a enorme insatisfação do ex-jogador do Santos e do Barcelona em permanecer no clube francês, como dizer em uma entrevista coletiva que uma das maiores alegrias vividas por ele no futebol, foi a virada do Barça sobre o Paris Saint-Germain, nas oitavas de final da edição 2016/17 da Champions League, lembrando que naquela ocasião, o craque tupiniquim ainda vestia a camisa blaugrana.

Somente com estes dois episódios, Neymar conseguiu manchar totalmente a sua imagem perante a torcida do PSG. Entretanto, a fúria da nação parisiense para com o jogador já vem crescendo há tempos, tudo em virtude de algumas atitudes do atleta brasileiro desde a sua chegada ao clube. Viajar para curtir o carnaval em pleno processo de recuperação de uma fratura no pé, dar um soco no rosto de um torcedor do Rennes após uma derrota na decisão da Copa da França, além de atritos com alguns companheiros de equipe, dentre eles Edinson Cavani, são outros aspectos que colaboraram e muito para que a relação de Neymar com o Paris Saint-Germain se esgotasse de forma mais acelerada.

Enquanto a situação de Neymar não é definida, o atleta segue sem jogar. Ele apenas treina diariamente para manter a forma física.
Enquanto a situação de Neymar não é definida, o atleta continua sem jogar. Desta maneira, ele segue treinando com o restante do elenco para manter a forma física.

Diante de todo este cenário, é óbvio que o craque brasileiro não tem mais clima para continuar no clube francês. Acontece, que como todos nós imaginávamos, a sua saída não seria nada fácil, afinal, estamos nos referindo ao jogador mais caro da história do futebol mundial, visto que o Paris Saint-Germain precisou depositar a bagatela de 222 milhões de euros (cerca de R$ 816 milhões) para contratá-lo junto ao Barcelona em 2017. A propósito, escrevi um artigo no dia 25/06/2019, há exatos dois meses, informando que a situação de Neymar demoraria bastante para ter um desfecho. Caso não tenha lido, segue o link: https://www.soccerblog.com.br/2019/06/25/reedicao-msn/

Mas depois de tanto tempo, a definição em relação ao futuro de Neymar enfim está prestes a chegar ao fim, sobretudo porque a janela de transferências europeia será fechada na próxima segunda-feira (02). No momento, os principais interessados no jogador brasileiro continuam sendo os rivais Barcelona e Real Madrid. Além deles, a outra equipe que entrou nesta verdadeira batalha pelo camisa 10 do PSG, é a Juventus, que já conta com o craque Cristiano Ronaldo em seu elenco. Até por esta razão, a ida de Neymar ao time italiano é bastante improvável.

Ao contrário da torcida parisiense, o treinador Thomas Tuchel torce pela permanência de Neymar no PSG. Não à toa, o técnico alemão segue pressionando a diretoria para deixá-lo escalar o jogador.
Ao contrário de toda a nação parisiense, o treinador Thomas Tuchel torce pela permanência de Neymar no PSG. Não à toa, o técnico alemão segue pressionando a diretoria pela escalação do craque brasileiro.

Em contrapartida, as atuais circunstâncias podem fazer com que Neymar permaneça em Paris por mais esta temporada, algo realmente inimaginável há dois meses. Isso porque o início do PSG na Ligue 1 está sendo pra lá de conturbado. Em sua estreia pelo campeonato, os bicampeões franceses estrearam bem, tanto é, que venceram o Nimes, por 3 a 0. Todavia, na 2ª rodada, o conjunto parisiense sofreu uma inesperada derrota para o Rennes, por 2 a 1, ao passo que no compromisso seguinte, os comandados de Thomas Tuchel golearam o Toulouse, por 4 a 0, mas viram os atacantes Edinson Cavani e Kylian Mbappé saírem de campo machucados.

Com a confirmação de que Edinson Cavani e Kylian Mbappé ficarão fora de combate por no mínimo um mês, a diretoria parisiense já estuda a possibilidade de manter Neymar na equipe, mesmo sabendo da gigantesca reprovação por parte da torcida, além do desejo do atleta em mudar de ares. Deste modo, se o PSG estava fazendo jogo duro para negociar o seu camisa 10 antes de todos estes contratempos, imagine como será daqui pra frente. A intensão do time da capital francesa era vender Neymar por no mínimo 200 milhões de euros, valor este, que nenhum clube chegou a oferecer.

Recentemente, o Barcelona tentou contratar Neymar por empréstimo de uma temporada, com o objetivo de comprá-lo apenas no ano que vem por 170 milhões de euros. Para facilitar esta negociação, o Barça propôs emprestar o ponta-esquerda Ousmane Dembélé ao PSG durante este mesmo período, mas os parisienses também rejeitaram essa proposta. A única condição aceita pelo Paris Saint-Germain, é o pagamento de 100 milhões de euros, mais as transferências em definitivo de Nelson Semedo e do próprio Dembélé, uma oferta que não agradou ao clube catalão. Por fim, a verdade é que as chances de Neymar deixar o Paris Saint-Germain são remotas, por isso ele já encara com maior naturalidade o fato de que continuará atuando no futebol francês. Aguardemos as cenas dos capítulos finais desta longa e incansável novela!

 

Deixar um comentário

Menu