Milan x Internazionale

A cidade de Milão irá parar na tarde deste sábado (21), visto que teremos o primeiro Derby della Madonnina, tradicional clássico entre Milan e Inter, da temporada 2019/20, lembrando que o confronto começa a partir das 15:45 (de Brasília) no estádio San Siro.

Milan

O Milan iniciou a sua caminhada no Calcio carregando consigo o antigo desejo de voltar à Champions League, uma façanha que os rossoneros não alcançam há exatos cinco anos, ou seja, um longo período para um time que já ergueu o caneco do torneio continental sete vezes ao longo da história. Todavia, ao analisarmos as últimas duas edições da Serie A, notamos que o conjunto milanista, na época comandado por Gennaro Gattuso, terminou na sexta e na quinta posições, respectivamente. Desta maneira, fica evidente que a equipe está cada vez mais próxima de atingir a sua meta.
Nesta temporada, os torcedores milanistas estão mais animados em relação ao sucesso do Milan, tudo por conta da chegada do técnico Marco Giampaolo, ex-Sampdoria, ao clube. Nos três primeiros jogos do treinador de 52 anos de idade à frente dos rossoneros, ele colecionou duas vitórias (Brescia e Hellas Verona) e uma derrota (Udinese), obtendo 66,7% de aproveitamento até aqui.
O departamento médico milanista vetou a presença do zagueiro Mattia Caldara, em virtude de uma lesão, à medida que o lateral-direito Davide Calabria cumprirá suspensão em decorrência do cartão vermelho recebido no jogo contra o Hellas Verona.

Nesta semana, Lucas Paquetá se envolveu em uma polêmica com o treinador Marco Giampaolo por conta de uma publicação no Instagram. Contudo, o brasileiro estarpa em campo no Derby della Madonnina.
Nesta semana, Lucas Paquetá se envolveu em uma polêmica com o treinador Marco Giampaolo por conta de uma declaração no Instagram. Contudo, o brasileiro estará em campo no Derby della Madonnina.

Internazionale

Enquanto isso, a Internazionale chega com a confiança em baixa para disputar o primeiro Derby della Madonnina da temporada, afinal, a estreia dos nerazzurris na Champions League acabou sendo um verdadeiro desastre, uma vez que o time de Milão apenas empatou com o Slavia Praga (1 x 1) em pleno Giuseppe Meazza. Este resultado complicou bastante a situação dos comandados de Antonio Conte no torneio, sobretudo porque eles estão no mesmo grupo que Borussia Dortmund e Barcelona, isto é, dois fortíssimos adversários.
Em contrapartida, a Inter teve um excelente início no Calcio, tanto é, que os nerazzurris lideram isoladamente a competição, contabilizando 9 pontos em três jogos disputados. A propósito, a Internazionale é a única equipe da Serie A que mantém-se com 100% de aproveitamento, tudo graças aos triunfos diante de Lecce (4 x 0), Cagliari (2 x 1) e Udinese (1 x 0). Quarta colocada na edição passada do campeonato, a Inter quer colocar um fim na hegemonia da Juventus no futebol italiano. Não à toa, a diretoria interista investiu a bagatela de R$ 714,5 milhões nesta janela de meio de ano para trazer figuras como Romelu Lukaku, Alexis Sánchez, Diego Godín, Matteo Politano, entre outros.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Derby della Madonnina foi disputado o montante de 207 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Internazionale que soma 74 vitórias mediante 68 triunfos do Milan, ao passo que o empate prevaleceu em outras 65 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em março no estádio San Siro, em partida válida pela 28ª rodada da edição anterior da Serie A. Na ocasião, a Internazionale bateu o Milan, por 3 a 2, com gols de Matías Vecino, Stefan de Vrij e Lautaro Martínez pelos lados dos nerazzuris, enquanto Tiémoué Bakayoko e Mateo Musacchio diminuíram a favor dos rossoneros.
Vale ressaltar ainda, que a Internazionale está invicta diante do Milan desde 2016, considerando somente jogos pelo Calcio. De lá para cá, eles se enfrentaram seis vezes, com três vitórias da Inter e três empates.
Curiosamente, este será o duelo entre as duas melhores defesas do Calcio, pois tanto o Milan quanto a Inter, sofreram apenas um gol nas três primeiras rodadas do campeonato.

Este será o primeiro embate envolvendo os treinadores Marco Giampaolo e Antonio Conte.
Este será o primeiro embate envolvendo os treinadores Marco Giampaolo, do Milan, e Antonio Conte, da Internazionale.

Escalações

Milan (4-3-1-2): Donnarumma; Andrea Conti, Musacchio, Romagnoli e Ricardo Rodríguez; Kessié, Biglia e Çalhanoglu; Lucas Paquetá; Suso e Piatek. Técnico: Marco Giampaolo.

Internazionale (3-5-2): Handanovic; Godín, de Vrij e Skriniar; D’Ambrosio, Vecino, Brozovic, Sensi e Asamoah; Lukaku e Lautaro Martínez. Técnico: Antonio Conte.

Previsão

A rixa envolvendo milanistas e interistas é tão grande, que ela transcende aspectos esportivos. Por esta razão, o Derby della Madonnina é um dos clássicos de maior rivalidade do futebol mundial, não perdendo em nada para confrontos como Barcelona x Real Madrid, Galatasaray x Fenerbahce, ou Celtic x Rangers. Logo, podemos afirmar de antemão que teremos um jogo bastante pegado e intenso no estádio San Siro.
Os eternos rivais de Milão terão o seu primeiro teste de fogo na temporada justamente no Derby della Madonnina, pois até o momento, ambos enfrentaram apenas adversários mais fracos, e mesmo assim o Milan conseguiu perder pontos. Entretanto, já era esperado que os rossoneros enfrentariam dificuldades neste início de campeonato, especialmente porque o técnico Marco Giampaolo acabou de chegar ao clube.
Do outro lado, apesar da Inter também ter um treinador novo no comando da equipe, os nerazzurris têm um elenco mais qualificado tecnicamente, o que os colocam como favoritos à vencer este duelo. Como o time de Antonio Conte jogou no meio de semana, o seu desgaste físico será maior durante a partida.
Palpite: Milan 0 x 2 Internazionale.

 

Deixar um comentário

Menu