Liverpool x Manchester City

O confronto entre Liverpool e Manchester City, ou seja, o encontro que reunirá o líder e o vice-líder da Premier League, encerrará com chave de ouro a 12ª rodada da competição, lembrando que a bola vai rolar a partir das (13:30, de Brasília) no estádio Anfield Road.

Liverpool

A caminhada do Liverpool rumo ao título inglês, um feito que o conjunto de Merseyside não alcança desde 1990, continua firme e forte, sobretudo porque o início dos Reds na Premier League está sendo realmente impressionante. Para se ter uma ideia, o Liverpool conquistou 31 dos 33 pontos que estiveram em disputa até aqui pela liga, registrando uma incrível marca de 93,9% de aproveitamento através desta brilhante campanha.
Isso explica porque os atuais campeões ingleses seguem isolados na liderança da Premier League, seis pontos à frente do vice-colocado, Manchester City. Vale ressaltar que o único oponente capaz de tirar pontos dos Reds no torneio, acabou sendo o Manchester United, em virtude do empate por 1 a 1 no Old Trafford. Em contrapartida, nenhum adversário ainda conseguiu derrotar os comandados de Jurgen Klopp até a 11ª rodada da competição.
O departamento médico dos Reds vetou a presença dos atletas Nathaniel Clyne, Joel Matip e Xherdan Shaqiri, devido as suas respectivas lesões.

Caso o Liverpool vença o Manchester City na tarde deste domingo, os Reds igualarão o recorde pertencente ao Manchester City.
Os Reds estão a uma vitória de igualar o recorde do Manchester City, de ser a equipe com o melhor aproveitamento até a 12ª rodada na era Premier League.

 

Manchester City

Do outro lado, o Manchester City segue a sua incessante caça ao líder da Premier League, uma missão que tem sido bastante árdua ao esquadrão de Pep Guardiola. Todavia, este filme já se repetiu na temporada passada, uma vez que os Citizens estavam sete pontos atrás dos Reds na classificação, e deram início a uma incrível sequência de vitórias que os levou ao bicampeonato inglês justamente no triunfo frente o Liverpool no Etihad Stadium. Logo, é com este pensamento que o City viajará a Merseyside.
Vice-colocado na tabela da Premier League com 25 pontos ganhos, o Manchester City contabiliza o total de 11 vitórias, 1 empates e duas derrotas em 11 jogos, obtendo assim, 75,8% de aproveitamento na competição. Ao analisarmos a trajetória do City no campeonato, notamos que os tropeços diante de Norwich (3 x 2) e Wolverhampton (2 x 0), respectivamente, prejudicaram a campanha dos Citizens até o momento.
Os jogadores Ederson, Oleksandr Zinchenko, Aymeric Laporte, Rodri, David Silva e Leroy Sané estão todos fora de combate, em decorrência de contusões.

Artilheiro do Manchester City na Premier League com 9 tentos marcados, o argentino Sergio Aguero é a esperança de gols do City na tarde deste domingo.
Artilheiro do Manchester City na Premier League com 9 tentos marcados, o argentino Sergio Aguero é a esperança de gols do City na tarde deste domingo.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 183 vezes na história, e a vantagem é do Liverpool que soma 89 vitórias mediante 46 triunfos do Manchester City, ao passo que o empate prevaleceu em outras 48 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em agosto no estádio de Wembley, em partida válida pela decisão da Supercopa da Inglaterra 2019. Na ocasião, Liverpool e Manchester City empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Joel Matip para o lado dos Reds à medida que Raheem Sterling marcou a favor dos Citizens. Já nas penalidades, o City levou a melhor ao vencer o duelo por 5 a 4.
No entanto, o Liverpool não é derrotado pelo Manchester City desde 2003 atuando em Anfield, acumulando 11 vitórias e cinco empates neste período. A propósito, o treinador Pep Guardiola nunca sentiu o prazer de vencer um jogo na casa dos Reds ao longo de sua carreira.
Quanto aos treinadores, Pep Guardiola coleciona sete derrotas nos 17 embates contra Jurgen Klopp, que por sua vez, é o técnico que mais venceu o espanhol até hoje.

O Manchester City é a maior vítima do atacante Roberto Firmino, que marcou cinco gols nas doze vezes que enfrentou os Citizens, sendo quatro deles pela Premier League.
O Manchester City é a maior vítima do atacante Roberto Firmino, que marcou cinco gols nas doze vezes que enfrentou os Citizens, sendo quatro deles pela Premier League.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Lovren, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Manchester City (4-3-3): Bravo; Walker, Otamendi, Fernandinho e Mendy; De Bruyne, Gundogan e Bernardo Silva; Mahrez, Aguero e Sterling. Técnico: Pep Guardiola.

Previsão

Embora os treinadores Jurgen Klopp e Pep Guardiola neguem, este confronto entre Liverpool e Manchester City, pode sim, ser um divisor de águas para ambos na Premier League. Por esta razão, o embate deste sábado é considerado uma verdadeira final de campeonato na Terra da Rainha.
Como não poderia deixar de ser, a expectativa do Manchester City é diminuir a desvantagem em relação ao Liverpool que hoje é de seis pontos, para três. Entretanto, para que isso aconteça, os Citizens precisarão enfrentar a indigesta atmosfera de Anfield. Além disso, os atuais campeões europeus não perdem há exatos 45 compromissos atuando em seus domínios pela Premier League, portanto fica evidente que a tarefa dos bicampeões ingleses não será nada fácil.
Diante de todo este contexto, consideramos em termos de porcentagem, 35% as chances do City sair de campo com os três pontos.
Palpite: Liverpool 2 x 1 Manchester City.

 

Deixar um comentário

Menu