Bayern x Borussia Dortmund

O “Klassiker”, tradicional clássico do futebol alemão entre Bayern Munique x Borussia Dortmund, agitará a 11ª rodada da Bundesliga na tarde deste sábado (09), lembrando que o confronto começa a partir das 14:30 (de Brasília) na Allianz Arena.

Bayern Munique

Após dominar o cenário do futebol alemão nos últimos anos, o Bayern vem passando por uma fase pra lá de conturbada, não à toa, o Gigante da Baviera encontra-se sem um treinador no momento. Na verdade, ao demitir o ex-técnico Niko Kovac, a diretoria do clube apenas corrigiu o erro de ter iniciado a temporada com o croata no cargo. A saída de Kovac deu-se na semana passada, depois da goleada  sofrida diante do Eintracht Frankfurt por 5 a 1. Por ora, enquanto o nome do novo comandante não é anunciado, o interino Hans-Dieter Flick seguirá à frente do time. Caso queira saber mais detalhes sobre este tema, confira o artigo: https://www.soccerblog.com.br/2019/11/16/o-grande-erro-do-bayern/
Terceiro colocado na Bundesliga ao lado de RB Leipzig, Freiburg e Schalke 04, todos com 18 pontos, os bávaros somam 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas em 10 jogos, obtendo assim, 60% de aproveitamento na competição.
Os jogadores Lucas Hernández, Niklas Sule e Jann-Fiete Arp estão fora de combate em virtude de lesões, à medida que o zagueiro Jêrome Boateng cumprirá suspensão (cartão vermelho).

O polonês Robert Lewandowski lidera a artilharia da Bundesliga com 14 gols.
O polonês Robert Lewandowski lidera a artilharia da Bundesliga com 14 tentos marcados.

Borussia Dortmund

Do outro lado, o Borussia Dortmund desembarca na Baviera com a confiança extremamente em alta, afinal, o conjunto auri-negro conquistou um triunfo memorável frente a Inter de Milão no meio de semana. Após terminarem a primeira etapa da partida perdendo por 2 a 0, os alemães mostraram um enorme poder de reação ao virarem o placar do jogo para 3 a 2 no segundo tempo, uma façanha que levou os torcedores que lotaram o Signal Iduna Park à loucura. Este resultado garantiu a vice-posição do grupo F do torneio continental aos comandados de Lucien Favre.
Já pela Bundesliga, os auri-negros continuam sonhando com o título nacional, um feito que eles não alcançam desde 2012. Atualmente, o Borussia Dortmund ocupa o segundo posto na tabela da liga com 19 pontos, contabilizando 5 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota, em 10 partidas disputadas até aqui, registrando 63,3% de aproveitamento através desta razoável campanha.
O departamento médico do Borussia Dortmund vetou a presença dos atletas Marwin Hitz, Marcel Schmelzer e Marco Reus, em decorrência de suas respectivas lesões.

Com uma média de idade de 25,5 anos, o elenco do Borussia Dortmund é o 5º mais jovem da Bundesliga, e o 2º mais valioso dentre os 18 participantes da liga.
Com uma média de 25,5 anos de idade, o elenco do Borussia Dortmund é o 5º mais jovem da Bundesliga, e o 2º mais valioso dentre os 18 participantes da liga.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o “Klassiker” já foi disputado o montante de 123 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Bayern Munique que coleciona 56 vitórias mediante 33 triunfos do Borussia Dortmund, ao passo que o empate prevaleceu em outras 34 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em agosto no estádio Signal Iduna Park, em partida válida pela decisão da Supercopa da Alemanha 2019, naquele que veio a ser primeiro jogo das equipes na atual temporada. Na ocasião, o Borussia Dortmund bateu o Bayern Munique por 2 a 0, com gols de Paco Alcácer e Jadon Sancho.
No entanto, o retrospecto do Bayern diante do Borussia Dortmund atuando em seus domínios pela Bundesliga, é realmente avassalador. Para se ter uma ideia, a última vitória dos auri-negros sobre os bávaros na Allianz Arena aconteceu em 2014, há exatos cinco anos e sete meses.
Curiosamente, o Borussia Dortmund é a terceira maior vítima de Robert Lewandowski. Em 18 compromissos contra o seu ex-clube, o atacante polonês marcou 16 gols.

20 a 2, esta é a somatória do placar dos últimos quatro clássicos entre Bayern x Borussia Dortmund na Allianz Arena, visto que os auri-negros foram goleados por 5 a 0, 6 a 0, 4 a 1 e 5 a 1, respectivamente, em suas quatro últimas visitas à Baviera.
20 a 2, esta é a somatória do placar dos últimos quatro clássicos entre Bayern x Borussia Dortmund na Allianz Arena, visto que os auri-negros foram goleados por 5 a 0, 6 a 0, 4 a 1 e 5 a 1, respectivamente, em suas quatro últimas visitas à Baviera.

Escalações

Bayern Munique (4-2-3-1): Neuer; Pavard, Javi Martínez, Alaba e Davies; Kimmich e Thiago Alcântara; Gnabry, Philippe Coutinho e Coman; Lewandowski. Técnico: Hans-Dieter Flick.

Borussia Dortmund (4-3-3): Burki; Piszczek, Akanji, Hummels e Raphael Guerreiro; Witsel e Weigl; Hakimi, Brandt e Jadon Sancho; Paco Alcácer. Técnico: Lucien Favre.

Previsão

Rivalidade, história, e duas potências do futebol alemão. Todos estes ingredientes compõe o “Klassiker”, que apesar de não ser o maior clássico da Alemanha, é certamente, um dos mais tradicionais do país.
Como tem sido uma constante nos últimos anos, o Bayern Munique entrará como favorito no “Klassiker”. Embora os bávaros não estejam passando por um bom momento, eles terão a oportunidade de jogar na Allianz Arena, aonde não perdem há exatos 14 jogos pela Bundesliga. Além disso, o faro do matador Robert Lewandowski continua bastante apurado, basta recordarmos que o atacante polonês já balançou as redes 14 vezes pela liga.
Enquanto isso, o Borussia Dortmund tentará se aproveitar da má fase dos heptacampeões alemães e da inexperiência do técnico Hans-Dieter Flick, para quem sabe sair de campo com os três pontos. Entretanto, os auri-negros precisarão superar todos os paradigmas para ganhar o “Klassiker”, inclusive o do longo período sem vitórias na Baviera, ou seja, algo bastante improvável.
Palpite: Bayern Munique 2 x 1 Borussia Dortmund

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu