Atlético Madrid x Barcelona

O estádio Metropolitano será o palco do duelo deste domingo (01) entre Atlético Madrid x Barcelona, que encerrará com chave de ouro a 15ª rodada da LaLiga, lembrando que o confronto terá início a partir das 17:00 (de Brasília).

Atlético Madrid

Ao contrário do que todos imaginavam, o Atlético Madrid, que investiu pesado na última janela de transferências, vem realizando uma campanha bem abaixo das expectativas até aqui na temporada, tanto é, que os colchoneros ocupam apenas a 4ª posição na tabela da LaLiga com 25 pontos, colecionando 6 vitórias, 7 empates e uma derrota em 14 jogos, obtendo 59,5% de aproveitamento na competição. Todavia, apesar deste desempenho irregular, o Atleti permanece somente três pontos atrás do líder Barcelona, portanto os rojiblancos continuam firmes na luta pelo título espanhol.
No meio de semana, o Atlético Madrid viajou até Turim para encarar a Juventus pela Champions League, e regressou de lá com um revés pelo placar mínimo na bagagem. Este resultado deixou os comandados de Diego Simeone em maus lençóis, já que eles precisarão carimbar a sua vaga nas oitavas de final apenas na última rodada da fase de grupos do torneio.
Os jogadores Sime Vrsaljko, Stefan Savic, José Giménez e Diego Costa estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

O Atlético Madrid é dono da melhor defesa da LaLiga com 9 gols sofridos em 14 partidas disputadas. Logo, a solidez defensiva continua sendo o ponto forte da equipe de Diego Simeone.
O Atlético Madrid é dono da melhor defesa da LaLiga com 9 gols sofridos em 14 partidas disputadas. Logo, a solidez defensiva continua sendo o ponto forte da equipe de Diego Simeone.

Barcelona

Enquanto isso, o Barcelona desembarca na capital espanhola com a confiança totalmente em alta, afinal, na última quarta-feira o conjunto barcelonista garantiu de maneira antecipada a sua classificação às oitavas de final da Champions League, tudo graças ao triunfo diante do Borussia Dortmund por 3 a 1 no estádio Camp Nou. E não para por aí, visto que o Barcelona segue ao lado do Real Madrid na liderança da LaLiga, ambos com 28 pontos. Em 13 partidas realizadas, o Barça contabiliza o total de 9 vitórias, 1 empate e três derrotas, registrando assim, 71,8% de aproveitamento na competição.
No entanto, o aspecto que mais preocupa o treinador Ernesto Valverde é o fato deste jogo contra o Atlético Madrid ser disputado fora de casa, sobretudo porque as três derrotas sofridas pelos catalães até o momento pela LaLiga, frente Athletic Bilbao (1 x 0), Granada (2 x 0) e Levante (3 x 1), respectivamente, deram-se quando os atuais bicampeões espanhóis jogaram como visitantes.
O departamento médico do Barça vetou a presença dos atletas Nelson Semedo, Jordi Alba e Ousmane Dembélé em virtude de contusões, à medida que o volante Sergio Busquets cumprirá suspensão.

Com oito tentos marcados pela LaLiga, o craque Lionel Messi segue na captura de Karim Benzema, artilheiro do campeonato com 10 gols.
Com oito tentos marcados pela LaLiga, o craque Lionel Messi segue na captura de Karim Benzema, artilheiro do campeonato com 10 gols.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 232 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Barcelona que soma 105 vitórias mediante 72 triunfos do Atlético Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em outras 55 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em abril no estádio Camp Nou, pela 31ª rodada da edição anterior da LaLiga. Na ocasião, o Barcelona bateu o Atlético Madrid por 2 a 0, com gols de Luis Suárez e Lionel Messi.
Curiosamente, o Atlético Madrid não vence o Barcelona há exatos oito compromissos, acumulando 4 empates e 4 derrotas neste período. E se considerarmos apenas jogos válidos pela LaLiga, este jejum é ainda maior, uma vez que o Barça não é derrotado pelo Atleti desde 2010.
Vale ressaltar ainda, que este será o 16º duelo dos treinadores Diego Simeone e Ernesto Valverde, sendo que o técnico argentino obteve oito vitórias contra apenas duas do comandante espanhol.

Esta será a primeira partida de Antoine Griezmann contra o seu ex-clube.
Esta será a primeira partida de Antoine Griezmann contra o seu ex-clube.

Escalações

Atlético Madrid (4-4-2): Oblak; Trippier, Hermoso, Felipe e Renan Lodi; Ángel Correa, Thomas Partey, Saúl Ñíguez e Koke; João Félix e Morata. Técnico: Diego Simeone.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Júnior Firpo; Arthur, de Jong e Vidal; Messi, Suárez e Griezmann. Técnico: Ernesto Valverde.

Previsão

O confronto deste domingo entre Atlético Madrid x Barcelona, será o primeiro encontro envolvendo Antoine Griezmann e o seu ex-clube, ou seja, um ingrediente extra para esta grande partida que reunirá os atuais campeões e vice-campeões da LaLiga.
Historicamente, o Atlético Madrid encontra enormes dificuldades quando se depara diante do Barcelona, isso mesmo quando os colchoneros enfrentam os catalães em seus domínios. No entanto, o desempenho do Barça como visitante não é confiável nesta temporada, portanto não existe um time favorito à vencer o duelo.
Dentro das quatro linhas, é esperado que o Barcelona tome as ações do jogo, com o craque Lionel Messi regendo a equipe em campo, enquanto o Atleti atuará explorando os contra-ataques, e principalmente as bolas paradas, através de escanteios e faltas próximas a área adversária. Considerando todos estes aspectos, tudo nos leva a crer que teremos um empate na capital espanhola.
Palpite: Atlético Madrid 1 x 1 Barcelona

Deixar um comentário

Menu