Lyon x Bayern

Na tarde desta quarta-feira (19), Lyon e Bayern Munique decidirão qual deles disputará a tão sonhada final da Champions League. O confronto entre franceses e alemães começará a partir das 16:00 (de Brasília), no estádio José Alvalade.

Lyon

Estar entre os semifinalistas da Champions League já é uma façanha histórica para o Lyon, afinal, o melhor desempenho dos franceses na competição foi justamente disputar as semifinais em 2010. Ademais, é importante salientar que os pupilos de Rudi Garcia terminaram a Ligue 1 somente na sétima posição da tabela, logo, fica evidente o quão surpreendente é a campanha dos Les Gones no torneio continental. Todavia, é fato que o péssimo início de temporada da equipe na época comandada pelo brasileiro Sylvinho, atrapalhou – e muito – a caminhada dos leoninos na liga nacional.
Por essas e outras, o Lyon está sedento para disputar a inédita final da Champions League, um feito totalmente possível de ser alcançado, sobretudo porque os Les Gones despacharam Juventus e Manchester City, respectivamente, nas fases anteriores da competição.
O treinador Rudi Garcia terá força máxima à sua disposição para o duelo diante do Bayern no estádio José Alvalade.

Bayern Munique

Do outro lado, o Gigante da Baviera chega motivadíssimo para encarar o Lyon, tudo em função da histórica goleada aplicada pelos bávaros sobre o Barcelona por 8 a 2 na última sexta-feira. E não para por aí, visto que antes do triunfo diante dos catalães, o Bayern já havia eliminado o Chelsea por 7 a 1 no placar agregado – venceu os Blues por 3 a 0 em Londres, e por 4 a 1 em Munique -, lembrando que os comandados de Hansi Flick mantêm 100% de aproveitamento até aqui na Champions League, colecionando nove vitórias em nove jogos.
Campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha na atual temporada, o Bayern é dono de números absurdos no que diz respeito à gols. Para se ter uma ideia, os bávaros balançaram as redes 39 vezes pela Champions League, obtendo assim, uma incrível média de 4,33 gols por partida.
O departamento médico do Bayern vetou a presença do lateral-direito Benjamin Pavard, em virtude de uma lesão no tornozelo.

Você sabia?

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram oito vezes ao longo da história, e a vantagem é do Bayern, que soma quatro vitórias mediante dois triunfos do Lyon, ao passo que o empate prevaleceu em outras duas oportunidades.
Por incrível que pareça, o encontro mais recente entre os dois times ocorreu justamente nas semifinais da Champions League, porém na edição 2009/10 do torneio. Na ocasião, o Bayern levou a melhor sobre o Lyon ao vencer tanto o jogo de ida na Alemanha (1 a 0), quanto o jogo de volta na França (3 a 0).
Vale ressaltar, que o Lyon pode se tornar o quinto time francês finalista da Champions League. Até o momento, Reims (1956 e 1959), Saint-Étienne (1976), Olympique Marseille (1991 e 1993) e Mônaco (2004), alcançaram esta proeza, sendo que destes, somente os marselheses ergueram a orelhuda na temporada 1992/93.
Curiosamente, esta é a 23ª participação do Bayern na Champions League. Apenas Real Madrid e Barcelona acumulam mais presenças no torneio, totalizando 24 cada um.

Escalações

Lyon (3-5-2): Anthony Lopes; Marcelo, Denayer e Marçal; Dubois, Caqueret, Bruno Guimarães, Aouar e Cornet; Ekambi e Memphis Depay. Técnico: Rudi Garcia.

Bayern (4-2-3-1): Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Davies; Goretzka e Thiago Alcântara; Gnabry, Muller e Perisic; Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.

Previsão

Noventa minutos separam as equipes de Lyon e Bayern da tão sonhada final da Champions League. Por este motivo, o duelo desta quarta-feira na capital portuguesa é considerado uma verdadeira decisão de campeonato para franceses e alemães.
Obviamente, o Bayern Munique é o grande favorito à vitória, haja vista a excelente temporada realizada pelos octacampeões alemães. Além disso, o Gigante da Baviera tem maior tradição na Champions League, e como todos nós sabemos, o peso da camisa é um elemento influente em jogos decisivos. Já dentro de campo, embora os bávaros estejam praticando um melhor futebol, o Lyon terá à disposição a sua principal arma, o contra-ataque. Ou seja, um veneno letal que arruinou com as pretensões de Juventus e Manchester City na competição.
Contudo, é difícil imaginarmos outro resultado que não o triunfo do Bayern no estádio José Alvalade.
Palpite: Bayern 3 x 1 Lyon.

Deixar um comentário

Menu