Liverpool x Leeds

Liverpool e Leeds, os campeões da primeira e segunda divisões do futebol inglês na temporada passada, se enfrentarão na rodada inicial da edição 2020/21 da Premier League. O duelo deste sábado (12) começa a partir das 13:30 (de Brasília), em Anfield.

Liverpool FC

A temporada 2020/21 já começou para o Liverpool, e não da maneira que os os comandados de Jurgen Klopp desejavam, isso porque eles caíram diante do Arsenal na decisão da Supercopa da Inglaterra, realizada no mítico estádio Wembley. Em função do empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, a finalíssima acabou sendo decidida nas penalidades, aonde os londrinos levaram a melhor vencendo o confronto por 5 a 4.
A participação do Liverpool nesta janela de transferências foi bastante tímida, tanto é, que apenas o lateral-esquerdo Konstantinos Tsimikas chegou ao clube até o momento. Entretanto, é importante salientar que toda a base campeão inglesa na última temporada com 18 pontos de vantagem em relação ao Manchester City, permaneceu em Anfield. Logo, não restam dúvidas que os Reds brigarão novamente pelo título da Premier League.
O meio-campista Alex Oxlade-Chamberlain está fora de combate, em virtude de uma lesão no joelho.

Leeds United

Foram longos 16 anos de espera, para que enfim o Leeds United retornasse à elite do futebol inglês. E o grande responsável por este regresso reponde pelo nome de Marcelo Bielsa, popularmente chamado de El Loco. Sob a batuta do treinador argentino, o conjunto de Yorkshire realizou uma campanha arrasadora na Championship League, que culminou com o título da competição na temporada anterior.
Vale ressaltar, que o Leeds despejou a bagatela de 68,2 milhões de euros nesta janela de meio de ano (R$ 427,6 milhões) para contratar os jogadores Rodrigo Moreno (ex-Valencia), Robin Koch (ex-Freiburg) e Joe Gelhardt (ex-Wigan), além de garantir a compra definitiva dos emprestados Hélder Costa (ex-Wolverhampton) e Ilan Meslier (ex-Lorient). Desta maneira, os Whites reforçaram todos os setores da equipe. Todavia, só nos resta saber se Koch conseguirá preencher a lacuna deixada pelo ótimo zagueiro Ben White.
O técnico Marcelo Bielsa terá todos os atletas à disposição na partida deste sábado.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 115 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Liverpool que soma 58 vitórias mediante 27 triunfos do Leeds, ao passo que o empate prevaleceu em outras 30 oportunidades.
O último encontro envolvendo os dois clubes, ocorreu em novembro de 2016, pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa 2015/16. Na ocasião, o Liverpool bateu o Leeds por 2 a 0 em Anfield, com gols de Divock Origi e Benjamin Woodburn.
O Liverpool está invicto atuando em Anfield desde 2017, isto é, já são 59 jogos de invencibilidade, lembrando que os Reds venceram 25 de seus últimos 26 compromissos como mandantes pela Premier League, tendo como única exceção, o empate frente o Burnley por 1 a 1.
Curiosamente, o Leeds é a equipe inglesa que detém o melhor aproveitamento em estreias na liga nacional, acumulando cinco vitórias e sete empates em 12 jogos válidos pela rodada inicial do campeonato.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Keita, Fabinho e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Leeds (4-5-1): Meslier; Ayling, Cooper, Koch e Dallas; Hélder Costa, Pablo Hernández, Phillips, Klich e Harrison; Rodrigo. Técnico: Marcelo Bielsa.

Previsão

Mais uma temporada da Premier League será iniciada na tarde deste sábado, e logo de cara já teremos o embate entre Liverpool x Leeds, que proporcionará o encontro dos treinadores Jurgen Klopp e Marcelo Bielsa. Aliás, o fato de El Loco estar em ação pela principal liga de futebol do planeta, certamente engrandecerá ainda mais a competição.
Considerando o futebol ofensivo praticado pelas duas equipes, não restam dúvidas de que teremos uma partida intensa em Anfield. Obviamente, o Liverpool é o grande favorito à vitória, sobretudo devido ao histórico dos Reds atuando em seus domínios. Além disso, o Leeds acabou de retornar ao alto escalão do futebol inglês, portanto os Whites têm um plantel menos qualificado.
Deste modo, tudo nos leva a crer que o Liverpool sairá de campo com os três pontos, porém não será uma estreia nada fácil para os atuais campeões ingleses, como seria contra qualquer outro adversário recém-promovido da segunda divisão.
Palpite: Liverpool 3 x 1 Leeds.

Deixar um comentário

Menu