A temporada mudou, mas o futebol do Tottenham continua o mesmo!

A derrota do Tottenham frente o Everton (1 a 0) pela rodada inicial da Premier League, evidenciou que os Spurs continuam deixando bastante a desejar dentro de campo, indo completamente na contramão do que prometeu José Mourinho antes do início da temporada.

Demitir Mauricio Pochettino foi um dos maiores equívocos cometidos pelo presidente do Tottenham, Daniel Levy. Embora o treinador argentino não tenha erguido nenhum caneco nos cinco anos em que passou pelo clube londrino, não restam dúvidas de que ele foi um dos principais responsáveis pela ascensão da equipe tanto no cenário nacional quanto no internacional. Não à toa, Pochettino conduziu os Spurs à inédita final da Champions League em 2019. Pois é, e bastou o time atravessar uma má fase na última temporada para que todos os feitos alcançados por Poch fossem esquecidos.

Mas como tudo que está ruim pode piorar ainda mais, Daniel Levy “caprichou” ao escolher o sucessor de Mauricio Pochettino nos Spurs, visto que José Mourinho foi contratado para ser o novo comandante da equipe. A intenção do mandatário do clube através desta escolha era transformar o Tottenham em um time campeão, tendo em vista o extenso currículo do Special One. Todavia, o erro de Levy foi não avaliar os recentes trabalhos realizados pelo treinador português, em especial o último à frente do Manchester United.

Além de praticar um pífio futebol, baseado única e exclusivamente nas bolas paradas e nos contra-ataques, o Manchester United, de José Mourinho, viveu momentos bastante conturbados fora de campo em virtude da difícil relação entre o treinador e alguns jogadores, como por exemplo, o volante Paul Pogba. Ou seja, o técnico português encontrou no Old Trafford os mesmos problemas que o assolaram no Stamford Bridge.

Como não é bobo nem nada, José Mourinho aceitou o convite para assumir o comando técnico do Tottenham, ao contrário do Newcastle, outro clube inglês que lhe havia oferecido uma proposta, porém esta foi prontamente rejeitada pelo Special One. Sob a batuta de Mourinho, o futebol dos Spurs não apresentou nenhum tipo de evolução e, no final das contas, a equipe do norte de Londres encerrou a edição anterior da Premier League ocupando o 6º posto da tabela.

A justificativa dada por José Mourinho pelo mal futebol jogado pelo Tottenham, foi o fato dele ter assumido a equipe no meio da temporada. A lesão na coxa sofrida por Harry Kane também foi mencionada pelo treinador português, que até tem razão, já que o atacante passou cinco meses fora de combate e no elenco dos Spurs não existe nenhum centro-avante de área com as mesmas características do camisa 10. Por este motivo, Mourinho foi obrigado a improvisar Dele Alli no ataque e, consequentemente, o poderio ofensivo do time caiu de forma considerável.

Entretanto, as desculpas de José Mourinho caíram por terra na derrota dos Spurs diante do Everton por 1 a 0 em pleno Tottenham Stadium pela 1ª rodada da nova edição da Premier League. A começar porque o Tottenham jogou completo, com todos os atletas à disposição do técnico português, inclusive Harry Kane. Ademais, é importante salientar que Mourinho participou de todo o planejamento visando a temporada 2020/21 e, mesmo assim, perdeu de um adversário que tem o treinador Carlo Ancelotti a menos tempo no comando do time, além de um plantel mais barato.

Resumindo, o que vimos no Tottenham Stadium foi o duelo entre uma equipe organizada e sabendo o que fazer com a bola contra outra totalmente pragmática e sem repertório, sendo a segunda opção, os Spurs, é claro! De acordo com José Mourinho, a explicação para este início ruim de temporada deve-se a ausência de reforços no setor ofensivo, por isso a diretoria do clube londrino segue na mira de Gareth Bale, que está prestes a chegar em uma troca envolvendo Dele Alli. Contudo, o principal problema do Tottenham parece não estar na defesa, meio ou ataque, mas sim no banco de reservas.

Deixar um comentário

Menu