Começou a “era Pirlo” na Juventus

Dono de uma carreira extremamente gloriosa como atleta profissional, o ex-meia da Juventus e da seleção italiana, Andrea Pirlo tentará repetir fora de campo, todo o sucesso alcançado por ele dentro das quatro linhas.

A caminhada da Juventus rumo ao décimo scudetto consecutivo do Calcio foi iniciada da melhor forma possível, haja vista o triunfo da Juve sobre a Sampdoria por 3 a 0 na 1ª rodada da Serie A 2020/21. Apesar da qualidade inferior do adversário – a Samp terminou o edição anterior do campeonato na 15ª posição -, a equipe de Turim já mostrou enorme evolução em relação a última temporada. Ou seja, o novo comandante bianconero, Andrea Pirlo, já mostrou a que veio logo em seus primeiros noventa minutos como treinador.

Embora a Juventus tenha faturado os últimos nove títulos italianos, o futebol praticado pela equipe não convencia sob os comandos de Massimiliano Allegri e Maurizio Sarri, lembrando que Allegri conquistou cinco scudettos ao passo que Sarri ergueu o caneco do Calcio na temporada passada. E foi exatamente esta a razão pela qual a diretoria do clube de Turim decidiu seguir a política de alguns clubes do Velho Continente como Chelsea, Manchester United e Real Madrid, apostando na contratação de um ídolo para comandar a equipe.

A excelente carreira de Andrea Pirlo como atleta profissional não significa que ele será um grande treinador, sobretudo porque diversos craques não deram certo à beira do campo, como é o caso de Diego Maradona, para não citar tantos outros nomes. Vale ressaltar ainda, que a inexperiência de Pirlo é mais um dos aspectos que aumentam a desconfiança de muitos torcedores bianconeros em relação ao trabalho do jovem técnico de 41 anos de idade.

No entanto, é óbvio que o fato de Andrea Pirlo ter jogado na Juventus durante quatro brilhantes temporadas, o fez conhecer a rotina do clube, o comportamento da torcida, além de como as coisas funcionam internamente na Juve. Por esta série de motivos, Pirlo não caiu de paraquedas em um local desconhecido, muito pelo contrário, o eterno camisa 21 da Vecchia Signora sabe muito bem aonde está pisando e o que terá de encarar nesta nova etapa em sua vida.

Aliás, é justamente por conta de todo este conhecimento em relação ao clube, que o agora treinador, Andrea Pirlo, realizou uma série de mudanças na Juventus. A começar pela formação tática, já que na partida de estreia da Juve na temporada, o time atuou no 3-4-1-2 quando tinha a bola, e se defendeu no 4-4-2. Deste modo, Pirlo voltou a implantar na equipe de Turim a famosa formação com três zagueiros, que consagrou o trio Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini, isto é, a defesa da Azzurra na Copa do Mundo de 2014.

No entanto, o que mais chamou a atenção na primeira partida da Juventus sob a batuta de Andrea Pirlo, acabou sendo o futebol apresentado pelos eneacampeões italianos, pois o que vimos em campo foi uma Juve com muita disposição, atuando de maneira ofensiva e dominando por completo as ações do jogo. Não à toa, a Vecchia Signora registrou 66% de posse de bola contra 34% da Sampdoria, à medida que os anfitriões finalizaram o total de 8 vezes na meta adversária, enquanto os visitantes concederam um único arremate ao gol de Wojciech Szczesny.

Já individualmente, os jogadores que mais se destacaram foram o lateral Danilo, que atuou improvisado como zagueiro pela direita, além do meio-campista Aaron Ramsey e dos recém-contratados Weston McKennie e Dejan Kulusevski. Portanto, embora ainda seja muito cedo para afirmar que Andrea Pirlo é um grande treinador, fica evidente que a sua estreia à frente da Juventus deixou uma ótima impressão. Diante de todo este cenário, não restam dúvidas de que a temporada 2020/21 se apresenta próspera aos torcedores bianconeros. A ver!

Deixar um comentário

Menu