Everton x Liverpool

O tradicional clássico da terra dos Beatles entre Everton x Liverpool, agitará a 5ª rodada da Premier League 2020/21 na manhã deste sábado (17). O Merseyside Derby começa a partir das 08:30 (horário de Brasília), no estádio Goodison Park.

Everton

O Everton não poderia ter escolhido um momento melhor para disputar o Merseyside Derby como na atualidade, afinal, os pupilos de Carlo Ancelotti lideram a Premier League com 100% de aproveitamento, contabilizando 12 pontos em quatro jogos. Aliás, os Toffees não venciam as quatro primeiras partidas do campeonato desde a temporada 1969/70, época em que eles faturaram o título inglês. Logo, fica evidente porque o otimismo é tão grande pelos lados do Goodison Park.
As chegadas de Allan, Abdoulaye Doucouré e James Rodríguez foram cruciais para a evolução do Everton nesta temporada, especialmente para o setor ofensivo da equipe. Não à toa, os Toffees são donos do melhor ataque da Premier League com 12 gols, e tem Dominic Calvert-Lewin dividindo a artilharia do torneio com Heung-Min Son, ambos com seis tentos marcados até aqui.
O departamento médico do Everton vetou a presença dos atletas Jonjoe Kenny, Mason Holgate, Yerry Mina, Jarrad Branthwaite, Jean-Philippe Gbamin e Cenk Tosun, em virtude de suas respectivas lesões.

Liverpool

Do outro lado, o Liverpool chega cambaleando para disputar o Merseyside Derby, isso porque os comandados de Jurgen Klopp foram atropelados pelo Aston Villa por 7 a 2 na rodada anterior da Premier League, sendo esta, a maior goleada sofrida pelos Reds desde 1963. Consequentemente, os atuais campeões ingleses caíram para a 5ª posição na tabela do campeonato com 9 pontos e incríveis onze gols marcados e onze sofridos em três jogos.
Por esta razão, não restam dúvidas de que a pausa para a disputa de jogos internacionais ajudou o Liverpool, que teve tempo suficiente para recuperar-se do fiasco em Birmingham. Além disso, no último dia 08, Jurgen Klopp completou cinco anos como treinador dos Reds, o que pode servir de motivação tanto para o técnico quanto aos jogadores. A propósito, caso queira saber mais detalhes sobre o tema, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=eENqKiMVNM0&t=35s
Os jogadores Alison, Konstantinos Tsimikas e Alex-Oxlade Chamberlain estão todos fora de combate, em decorrência de contusões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do Merseyside Derby aponta que o clássico foi disputado 234 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Liverpool que soma 93 vitórias mediante 66 triunfos do Everton, ao passo que o empate prevaleceu em outras 75 oportunidades.
Curiosamente, o Liverpool não é derrotado pelo Everton há exatos DEZ anos, colecionando o total de 22 jogos de invencibilidade neste período, sendo 19 deles pela Premier League. A propósito, esta é a maior sequência de partidas sem derrotas dos Reds diante de qualquer outro adversário.
Vale ressaltar ainda, que o Everton não enfrenta o Liverpool como líder do campeonato desde setembro de 1989, quando os Reds bateram os Toffess por 3 a 1, e iniciaram a caminhada rumo ao título inglês naquela temporada (1989/90).
Por fim, é importante salientar que este será o nono embate entre os treinadores Carlo Ancelotti e Jurgen Klopp, lembrando que eles estão empatados no duelo com três vitórias cada.

Escalações

Everton (4-3-3): Pickford; Coleman, Keane, Godfrey e Digne; André Gomes, Allan e Doucouré; James Rodríguez, Calvert-Lewin e Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti.

Liverpool (4-3-3): Adrian; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Thiago Alcântara; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Previsão

Ao contrário dos últimos três encontros entre Everton e Liverpool no Goodison Park, podemos esperar um clássico agitado e com gols na tarde deste sábado, afinal, os dois times vêm praticando um futebol extremamente ofensivo, haja vista o excessivo número de tentos marcados por ambos na atual temporada.
Até antes do início da Premier League, certamente apontaríamos o Liverpool como vencedor no Merseyside Derby. Todavia, as coisas mudaram assim que o campeonato começou, pois o ótimo desempenho do Everton já o coloca como um forte candidato ao título inglês. Além disso, o fato do clássico ter o Goodison Park como palco, aumenta ainda mais as chances dos Toffes saírem de campo com os três pontos, tendo em vista que eles perderam somente um dos últimos 14 compromissos atuando em seus domínios. Logo, por mais que os Reds sejam os atuais campeões e não percam do rival há dez anos, não é possível cravá-los como favoritos à vitória.
Palpite: Everton 2 x 2 Liverpool



Deixar um comentário

Menu