Mais zerado do que nunca

Nenhuma vitória, nenhum ponto, nenhum gol marcado… eis a melancólica campanha do Olympique Marseille nas três primeiras rodadas da fase de grupos da Champions League 2020/21. Contudo, o pífio rendimento do conjunto marselhês no torneio já vem de longa data.

Campeão da Champions League na temporada 1992/93, o Olympique Marseille vive um verdadeiro pesadelo na atual edição do torneio. E o drama dos gauleses já teve início na rodada inicial da fase de grupos da competição, visto que eles caíram diante do Olympiacos, considerado o time mais fraco da chave, pelo placar mínimo em Atenas. Posteriormente, os comandados de André-Villas Boas foram derrotados pelo Manchester City por 3 a 0 em pleno Vélodrome, sendo este, o mesmo resultado do revés sofrido pela equipe francesa frente o Porto no estádio do Dragão.

Assim, o Olympique Marseille fechou as três primeiras rodadas da Champions League sem somar nenhum ponto e sem balançar as redes adversárias. Aliás, oportunidades não faltaram aos marselheses, haja vista a penalidade desperdiçada por Dimitri Payet no estádio do Dragão. Em contrapartida, o setor defensivo da equipe já foi vazado o montante de SETE vezes, registrando uma pífia média de 2,33 gols por partida, lembrando que somente Shakhtar Donetsk, FC Midtjylland, Krasnodar, Red Bull Salzburg e Ferencváros sofreram mais tentos que os franceses na competição.

Em função desta série de maus resultados, o Olympique Marseille alcançou a sua DÉCIMA SEGUNDA partida seguida sem vitórias na Champions League, igualando-se ao Anderlecht, que ostentava sozinho essa deplorável marca. Para se ter uma ideia, os marselheses não somam três pontos em um jogo válido pelo torneio desde o triunfo sobre a Inter de Milão por 1 a 0 no dia 22 de fevereiro de 2012. Abaixo, listamos a incrível sequência negativa do OM:

DataJogos de jejum pela Champions League
13/03/2012Inter de Milão 2 x 1 Olympique Marseille
28/03/2012Olympique Marseille 0 x 2 Bayern Munique
03/04/2012Bayern Munique 2 x 0 Olympique Marseille
18/09/2013Olympique Marseille 1 x 2 Arsenal
01/10/2013Borussia Dortmund 3 x 0 Olympique Marseille
22/10/2013Olympique Marseille 1 x 2 Napoli
06/11/2013Napoli 3 x 2 Olympique Marseille
26/11/2013Arsenal 2 x 0 Olympique Marseille
11/12/2013Olympique Marseille 1 x 2 Borussia Dortmund
21/10/2020Olympiakos 1 x 0 Olympique Marseille
27/10/2020Olympique Marseille 0 x 3 Manchester City
03/11/2020Porto 3 x 0 Olympique Marseille

Como não poderia deixar de ser, os atuais vice-campeões franceses ocupam a lanterninha do grupo C da Champions League sem nenhum ponto marcado, ao contrário de Manchester City, Porto e Olympiakos, que contabilizam 9, 6 e 3 pontos, respectivamente. A propósito, as duríssimas palavras ditas pelo treinador André Villas-Boas na entrevista coletiva pós-jogo no estádio do Dragão, expressam da melhor maneira possível o sentimento dos torcedores do Olympique Marseille quando acompanham o seu time em campo pelo torneio continental, confira:

O que posso dizer? É isso o que temos. Chegamos nessa campanha, o que podemos fazer? Não há nada que possamos fazer, é uma pena. Essa merd* caiu sobre o Olympique de Marseille. Não tem muito mais a dizer, é o nosso caminho na Champions League. Para ser fraco e jogar essa merd* na Champions League, você precisa estar dentro dela. Estamos aqui e jogamos um futebol de merd*. É isso, precisamos absolutamente ser melhores, porque isso é demais“, completou o treinador português.

Obviamente, os marselheses jamais figuraram entre os favoritos na briga pelo título da Champions League, por isso a derrota contra o Manchester City já era esperada. Todavia, o OM teria totais condições de competir com Porto e Olympiacos pela segunda vaga do grupo C, algo que tornou-se bastante improvável, já que eles precisarão vencer os próximos três jogos para – quem sabe – avançar de fase. Deste modo, o raro momento de brilho do Olympique Marseille na temporada 2020/21 foi o triunfo sobre o PSG, isto é, muito pouco para o único clube francês que ergueu a orelhuda até hoje.

Deixar um comentário

Menu